31.7.06

Dadaduto - XIV, o retorno.


Juíza de Ribeira do Pombal quer Dadá preso


Se depender da disposição da juíza de direito Liz Rezende de Andrade, da Vara Crime da Comarca de Ribeira do Pombal, o ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans, vulgo Dadá, muito em breve retornará ao xadrez da Polinter, em Salvador, de onde saiu no dia 11/06/06, depois de conseguir uma polêmica liminar no Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Bahia, concedida pela então desembargadora plantonista ASSEMANY BORGES.

Nas suas informações, prestadas à desembargadora CELESTE LÊDO, relatora do Habeas Corpus nº 25079-3/2006, a juíza Liz Rezende reafirma que a prisão de Dadá "não só era legal, como justa e necessária, nos termos da lei, convindo salientar que, somente após ela efetivar-se ele apresentou seu endereço no processo e constituiu advogado." Antes de ser preso, Dadá dizia simplesmente que morava na Avenida Sete de Setembro, no Farol da Barra, em Salvador. A tal vaga informação, a magistrada aduziu o seguinte contra-argumento: "ao que me consta, lá no citado Farol, o poder público não autoriza a moradia de ninguém".

Para Liz Rezende, a liminar concedida por ASSEMANY, em favor de Edvaldo Calasans, desafia o Regimento Interno do próprio Tribunal de Justiça, o qual desautoriza a concessão de medida liminar com caráter satisfativo ou de repetição de pedido com os mesmos fundamentos do anterior. Era o caso. Antes de impetrar o Habeas Corpus nº 25079-3/2006, no dia 11/06, Dadá já tinha impetrado outro em 09/06: o HC nº 24884-1/2006, que também tinha sido distribuído para a desembargadora CELESTE LÊDO, que na sua carreira jurídica só deferiu uma liminar nos inúmeros processos de habeas corpus em que oficiou.

Argumenta, finalmente, a meretíssima juíza pombalense que a prisão preventiva de Dadá não se baseou "apenas na necessidade de aplicação da lei penal ou da garantia da instrução criminal, mas, também, na necessidade de acautelamento da ordem pública, consoante fundamentos alí devidamente explicitados, pelo que se entende necessária a manutenção da aludida decisão", insiste.

30.7.06

O tamanho da podridão política

Para o chefe da máfia das ambulâncias 70% dos congressistas podem ser comprados. São no total 594 parlamentares (513 deputados federais e 81 senadores), dos quais, segundo o dono PLANAM, Darci Vedoin, 416 estão à venda.

A moeda em circulação no Congresso Nacional é facilmente conversível em automóveis importados, apartamentos, viagens ao exterior, comissões parceladas, pagamentos de dívidas dos parlamentares, festas com garotas de programa, financiamento de campanhas etc.

29.7.06

Dadaduto - XIII

Finalmente os autos do Habeas Corpus nº 25079-3/2006, através do qual o ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans conseguiu livrar-se da prisão, em 11/06/2006, vão à manifestação do Procurador-Geral de Justiça.

Dadá foi preso em 07/06/06 numa das celas da Polinter, em Salvador, por determinação da juíza de direito pombalense Liz Rezende de Andrade, que lhe decretou a prisão preventiva para assegurar a aplicação da lei penal, a ordem pública e por conveniência da instrução criminal. Porém uma liminar concedida, "na perna", pela ex-desembargadora Assemany Borges o pôs na rua.

Com medo de voltar ao xinlindró, Dadá anda pisando em ovos, parou de se esconder da Justiça, para quem era um foragido, e se apressou em declarar nos autos do processo-crime seu novo endereço: Avenida Sete de Setembro, nº 4.277, Edifício Dowo, Apartamento 601, Farol da Barra, Salvador - BA, CEP 40140-110, com vista magnífica para a Baía de Todos os Santos (Veja post abaixo).

É lá que seus eleitores poderão localizá-lo durante a sua campanha para deputado estadual. Sobre o andamento do habeas clique no link acima.

Sonho meu

Para quem nasceu na aldeia Mirandela e supostamente empobreceu na atividade política, o ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans, vulgo ex-preso Dadá, é mais do que um sortudo. Eis a paisagem que ele vê todos os dias de seu apartamento no Farol da Barra, em Salvador:

Foto: José Américo

E assim Dadá vai levando a vida...

Impostores - II

O petista Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu, foi o líder dos estudantes caras-pintadas que se mobilizaram para destronar Collor da presidência da República. Na ocasião, Lindberg era o presidente da UNE e um verdadeiro pop star da classe estudantil, hoje é acusado de integrar a máfia dos sanguessugas. Nesse meio tempo, Collor foi absolvido das acusações de corrupção. São as ironias da história.

Impostores

Lamentável. Cerca de 87,5% dos deputados eleitos com apoio da Igreja Universal, inclusive a irmã do Bispo Edir Macêdo, Edna Macedo (PTB-SP), estão envolvidos na máfia das ambulâncias, conforme depoimentos dos donos da Planam (de 16, somente dois não foram envolvidos).

27.7.06

Onda Gomes



Campanha de Doutor Gomes ganha as ruas de Pombal e recebe adesões

O candidato a deputado federal Doutor Gomes circulou hoje pelo centro da cidade onde trocou idéias com eleitores e explicou a sua proposta de criação do CDE - Código de Defesa do Eleitor, veiculada no Blog do Gomes versão impressa.

Segundo o candidato, o CDE será um instrumento jurídico importante contra a enganação dos políticos malandros que aparecem durante as eleições para fazer mirabolantes promessas sem qualquer compromisso com o eleitor.

"Ora, o eleitor além do dever de votar, sob pena de multa, na prática, é forçado também a aceitar de mãos atadas as mentiras dos políticos caras-de-pau porque não existe nenhum mecanismo legal que os obrigue a cumprir as promessas feitas nos palanques. Daí a necessidade de se criar uma lei que puna o político enganador. Uma das penalidades que sugiro é que o político mentiroso fique impedido de concorrer às duas eleições subseqüentes à do mandato exercido ou em exercício, caso não cumpra pelo menos 50% das promessas de campanha devidamente registradas na Justiça Eleitoral", enfatiza Doutor Gomes.

No corpo a corpo Doutor Gomes recebeu cumprimentos de populares e uma adesão importante à sua campanha. "Doutor Gomes vou votar no senhor. Eu e minha mulher", declarou publicamente o taxista Renivan. Além de surpreso o advogado diz que ficou muito contente com tamanha manifestação espontânea. "Ainda não é uma tisunami, porém uma forte onda Gomes que começa a se formar", acredita o canditado.

Reação - I

Juíza manda intimar Doutor Gomes para interrogatório


A juíza Liz Resende de Andrade designou audiência de interrogatório do advogado Gildson Gomes dos Santos para o dia 30/08/2006, às 14h30, no Fórum Aloísio Batista. A ação Penal nº 450883-1/2004 foi ajuizada pelo ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans, vulgo ex-preso Dadá, pelo fato de o advogado haver dito numa entrevista à rádio Educadora AM de Ribeira do Pombal que ele deu um golpe nos professores da rede municipal de ensino e estaria falsificando documentos para se defender nas inúmeras ações judiciais que tramitam contra si.

A defensora de Doutor Gomes, a criminalista dra. Janaina Araújo, diz que seu cliente está tranquilo. Os 30% desfalcados dos salários do professores até já foram pagos pela Prefeitura e as provas da falsificação já foram juntadas nos autos do processo. Neste caso a inocência de Doutor Gomes é protuberante, cristalina", assegura a advogada.

Blog do Gomes

O Blog do Gomes versão impressa já está circulando com os seguintes temas: "Dadá foi traído" e as propostas do candidato a deputado federal Doutor Gomes, 2324. Muita gente está curiosa para saber como o ex-prefeito Dadá foi apunhalado por servidor de sua confiança.
A primeira proposta de Doutor Gomes cuida-se de uma idéia original. O candidato propõe a criação do Código de Defesa do Eleitor. "Não faz sentido o eleitor ser enganado a cada 4 anos sem que haja punição para os políticos enganadores. O eleitor é obrigado a votar nas mentiras, mas ainda não pode cobrar a conta do mentiroso. Proponho que o candidato eleito deva cumprir pelo menos 50% das promessas feitas nos palanques, sob pena de ficar impedido de concorrer nas duas eleições seguintes", esclarece o advogado.

A vez do rei

A coisa tá feia no Reino de Canabrava. Três famosos áulicos têm batido com a cara na porta do gabinete do rei "Capa-verde". Um deles até foi aconselhado a mudar de reino, se por acaso decidisse desafiar os humilhantes decretos da Corte.

26.7.06

Bom de voto

O blog de Joilson Costa acaba de publicar um dado interessante da política pombalense. Segundo o blogueiro, Doutor Gomes alcançou a 6ª colocação entre os 189 candidatos a deputado estadual votadados no município, com 637 votos.

A assessoria de Doutor Gomes, atualmente candidato a deputado federal, argumenta que na ocasião o advogado era desconhecido na região, pois tinha regressado de São Paulo há pouco mais de três anos, onde morou 14, e trabalhou apenas 15 dias na campanha. Devem ser considerados ainda os 140 votos atribuídos à legenda do PPS em Ribeira do Pombal.

"Agora nesta campanha com tantos sanguessugas, mensaleiros e outras espécimes exóticas da pilantragem política brasileira, a tendência é ser o primeiro", alfineta o candidato a federal do PPS, que se considera uma pessoa do bem.

25.7.06

Máfia das ambulâncias


Lista dos sanguessugas baianos é ampliada

A Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar os chamados sanguessugas divulgou hoje uma 2ª lista com mais 33 parlamentares supostamente mafiosos, entre os quais dois senadores da República, o baiano Magno Malta (PL-ES) e a gaúcha Serys Slhessarenko (PT-MT).

Entre os 31 deputados federais pilhados na investigação figuram 3 sanguessugas baianos. A lista, em ordem alfabética começa pelo deputado: 1) Jonival Lucas Júnior (PTB-BA); 2) Paulo Magalhães (PFL-BA); e 3) Robério Nunes (PFL-BA).

Agora estão listados cerca de 90 parlamentares envolvidos na máfia das ambulâncias, dos quais 87 são deputados federais e 3 exercem mandato de senador. A relação atualizada dos sanguessugas baianos é a seguinte: 1) Coriolano Sales (PFL-BA); 2) Jonival Lucas Júnior (PTB-BA); 3) Mário Negromonte(PP-BA); 4) Paulo Magalhães (PFL-BA); 5) Reginaldo Germano (PP-BA); 6) Robério Nunes (PFL-BA); e 7) Zelinda Novaes (PFL-BA). Sete no total, portanto.

Veja a 2ªlista dos sanguessugas aqui.

22.7.06

Atenção - Exclusivo.


Nilson Brito declara dr. Gomes seu inimigo

Tido como uma velha raposa da política de Ribeira do Pombal, uma das características que mais marcam o ex-prefeito Nilson Brito é sua desmedida paciência. Nilson passou anos a fio suportanto os golpes baixos do sr. Edvaldo Cardoso Calasans, vulgo ex-preso Dadá, que o chamava de "ladrão" com o objetivo de desapeá-lo do poder.

Somente muitos anos depois o estoque de tolerância do Morcegão esgotou-se, quando então resolveu retorcer o Pardal-rei chamando-o também de ladrão. "Me chama de ladrão, mas ladrão é ele", disparou Nilson numa entrevista concedida à Educadora AM de Ribeira do Pombal. Dias depois, Dadá deu o troco na Câmara Municipal alegando que Nilson Brito era bom de "rapa, rapadura". Ninguém entendeu a analogia...

Apesar das críticas que dr. Gomes habitualmente faz aos políticos da cidade ninguém ainda o tinha declarado inimigo. Nilson Brito, não obstante sua paciência de Jó, foi o primeiro a fazê-lo. Nem Dadá que foi parar atrás das grades e tem suas contas bancárias e bens bloqueados em ações judiciais promovidas por dr. Gomes chegou a tanto.

É certo que o presidente do PPS pediu a cassação do mandato de Nilson Brito na ocasião em que ele assumiu a gestão do Município por 40 dias, como também moveu ações visando responsabilizá-lo pela gastança não autorizada. Portanto, nesse particular fica claro que Nilson Brito é mais fraco do que Dadá, embora um chame o outro de ladrão e ninguém saiba qual dos dois é o senhor da razão.

De qualquer sorte, ser inimigo de Nilson Brito é moleza. Duro é ouvir alguém dizer que dr. Gomes tornou-se aliado do ex-preso Dadá. Isso é o fim da picada!!! A paz é sempre desejável, mas somente quando os ex-prefeitos falastrões prestarem contas à Justiça.

Operação Cerol

INFORMAÇÃO e OPINIÃO -IOCM


Polícia Federal prende seis delegados, um agente e um escrivão da corporaçãoA PF (Polícia Federal) do Rio prendeu 17 pessoas nesta sexta-feira, entre elas seis delegados da corporação, um agente da Polícia Federal e um escrivão. As prisões fazem parte da Operação Cerol, cujo objetivo é desarticular um suposto esquema de corrupção e crimes contra a administração pública e a Justiça. Segundo informou a PF, por meio de assessoria, além dos mandados de prisão temporária também foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão. Os presos serão ouvidos na Superintendência da Polícia Federal no Rio.

21.7.06

Céu de brigadeiro

Nininho da Churrascaria é Doutor Gomes para federal

Hoje o candidato a deputado federal Doutor Gomes - 2324 - visitou a famosa Churrascaria do Nininho, em Ribeira do Pombal, onde recebeu com muito estusiasmo o apoio do empresário e da sua simpática esposa. Na ocasião o candidato aproveitou para saborear uma deliciosa picanha, que por sinal estava uma manteiga.

Vários clientes que lá se encontravam também se mostraram propensos a votar no advogado. O apoio de Nininho, funcionários, famíliares e clientes é mais um gesto espontâneo que dia-a-dia vem se repetindo entre os pombalenses que desejam eleger um candidato a deputado federal da terra.

Valeu, NININHO!

Crônica eletrônica

O novo assusta
Tony Santos
Foto: Bernardo Diogo
Um dia conversando com um palestrante, ele me disse que as pessoas tendem a assustar-se com o novo. Então, curioso, perguntei: como assim? Bem, relatou-me o tal palestrante, quando nos vemos na obrigação de despertar a sociedade sobre algum perigo que a mesma está correndo e, buscando diminuir esse perigo, for preciso conscientizá-la de que seus costumes e hábitos precisam mudar, somos mal compreendidos. E, essa incompreensão aumenta ainda mais quando a transformação que se faz necessária envolve mexer com um comportamento enraizado, ou seja, que já virou cultura.
Quando criança, ouvi muito falar “o costume do cachimbo é que deixa a boca torta”. Esse adágio tão usado ainda nos dias de hoje indica que tudo aquilo que se faz com freqüência oferece resultados positivos ou negativos. É a tal famosa lei da causa e efeito. A probabilidade de tropeçar quando o ambiente está escuro é bem maior do que quando ele está claro. É muito óbvio isso, mas a partir de um simples exemplo como esse, permito-me refletir sobre nós mesmos e observar em que sentido precisamos mudar.
Costumo sempre trazer para minhas reflexões o que ouço das afirmações populares. Neste momento, peço sua permissão para usar mais uma delas, mas, por favor, não me interprete mal. O ditado popular que invoco agora, você já ouviu ou proferiu muito por aí afora, mas não se aborreça, procure ver nele algo diferente. Vamos, então, ao jargão: "errar é humano, mas continuar no erro é burrice."
Gosto muito dessas frases proferidas pelas massas, pois diferentes daquelas que só podem se percebidas nas entrelinhas são facilmente assimiladas e têm um efeito prático e chamativo. O problema é que elas são repetidas demasiadamente, e às vezes não paramos para refletir a profundidade da sua mensagem. E, assim, de grandes conselhos e orientadores de comportamento, passam a ser palavras vãs, soltas no ar e pouco absorvidas e, consequentemente, não colocadas em prática.
Não é preciso analisar profundamente esse discurso para identificar o recado que ele pretende passar. Acertou quem pensou em “mudança”. Mudança, taí a palavra chave. Só para não perder o costume vou pedir mais uma vez licença para utilizar mais um jargão que também você já deve está cansado de ouvir: “só não muda quem tem idéia fixa, e que tem idéia fixa não bate bem da cabeça”. Acho que essas simples colocações são suficientes para mostrar a você, amigo leitor, o caminho que deve seguir, o caminho da mudança.
Portanto, não se assuste com as mudanças pelas quais está passado o nosso município. Use capacete e o ofereça também ao carona! Ande sempre habilitado! Não reclame quando, no futuro, chegar ao mercado e tiver que comprar uma carne mantida numa temperatura de 5º C. Tudo isso é novo em Ribeira do Pombal, apesar dos códigos que estabelecem essas exigências já existirem há bastante tempo.
Caramba, o quanto estamos atrasados, hen!? Mas nunca é tarde para mudar. Ah! Só para não perder o costume vai aqui um alerta. Já que estamos em ano de eleição, e eleição tem tudo haver com mudança, procure, portanto, saber se o candidato em quem você irá votar não é corrupto, pois, diferente de nós, esses nunca mudam e o pior, assustam.

19.7.06

Por dentro da mídia

A entrevista de dr. Gomes ao Primeira Página de ontem repercutiu como uma bomba em toda região, onde as ondas da Educadora AM de Ribeira do Pombal alcançam. A novidade é que o povo ainda não estava habituado a ouvir um político de oposição independente e com credibilidade divergir do establishment. A repercussão também sinaliza a gigantesca audiência do melhor programa de jornalismo da cidade.

18.7.06

Corrupção - III

Operação Fox manda 8 prefeitos para cadeia

Oito prefeitos suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em fraudar licitações e desviar verbas públicas federais destinadas às áreas de saúde e educação foram presos nesta quarta-feira pela Polícia Federal.

A PF apurou desvios de recursos do Fundef, de programas de combate a endemias e de farmácia básica. Com os prefeitos, cujos nomes estão sendo mantidos em sigilo pela polícia, mais 27 pessoas foram presas pela megaoperação, entre as quais empresários e funcionários públicos que fazem parte da quadrilha desbaratada através de investigações que começaram em 2004, com auxílio do Ministério Público Federal de Sergipe.

Ainda estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em 12 municípios: 9 de Sergipe, 2 de Alagoas e 1 da Bahia. Participam da operação 350 policiais federais, 30 auditores fiscais da Receita Federal e 16 servidores da Controladoria-Geral da União. Os suspeitos são investigados pelos crimes de formação de quadrilha, falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva, sonegação fiscal e crime de lavagem ou ocultação de bens, entre outros.

Com informações do site Pernambuco.com

Operação Sanguessuga - II


CPI envolve deputados baianos na máfia das ambulâncias

A Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar os chamados sanguessugas acabou de fechar uma lista com 57 parlamentares envolvidos, entre os quais um senador da República, o paraibano Ney Suassuna.

Entre os 56 deputados federais pilhados na investigação figuram 4 sanguessugas baianos. A lista, em ordem alfabética começa pelo deputado: 1) Coriolano Sales (PFL-BA); 2) Mario Negromonte (PP-BA); 3) Reginaldo Germano (PP-BA); e 4) Zelinda Novaes (PFL-BA).

Aqui na Região Nordestes da Bahia os olhos da opinião pública estão voltados para o deputado federal Mário Negromonte, velho amigo e aliado de Nilson Rabelo e Dadá. Em Cícero Dantas Mário pretende se aliar ao prefeito Weldon de Zé de Isaac. A situação está indefinida, porém, em virtude do maior escândalo da República - pós-mensalão.

Com o envolvimento formal do deputado federal Mário Negromonte na CPI dos Sanguessugas cumpre à Prefeitura de Ribeira do Pombal averiguar quem subscreveu a emenda parlamentar que destinava uma ambulância para o Munícipio, mas que Dadá a renunciou sem maiores explicações.

Veja a lista completa do sanguessugas aqui.

Pé gelado

O pé frio Pedro Mel voltou pegando fogo da Alemanha, onde parece haver tomado um banho de civilização. Por sinal da velha civilização!

Hoje abordou dois temas de suma relevância para sociedade regional: a "operação fura-buracos" denunciada pelo PPS ao Tribunal de Contas da União. Recentemente o ministro Augusto Nardes esteve aqui em Ribeira do Pombal ficalizando as obras a pedido de dr. Gomes. E a insegurança pública, cujas mazelas também foram denunciadas recentemente à imprensa local por dr. Gomes.

É verdade, Pedro. A Política brasileira está em estado de putrefação. Por isso, o mote da campanha de dr. Gomes será: "A política está podre. A saída porém é a renovação. Tape o nariz: aperte 2, aperte 3, aperte 2, aperte 4, e descarregue os políticos sujos no esgoto. Doutor Gomes para deputado Federal. Acredite no novo."

17.7.06

Uma questão de ótica

Em depoimento a uma Comissão Processante da Câmara Municipal de São Paulo o ex-prefeito Celso Pitta, no famoso caso "Pittagate" declarou o seguinte:

Essas parcelas me foram repassadas em espécie, uma vez que, todos sabem, eu estou com os bens bloqueados; qualquer depósito em conta corrente que não seja oriundo de salário é imediatamente bloqueado.


Ora, o candidato a deputado estadual Edvaldo Cardoso Calasans, vulgo ex-preso Dadá, está com os bens e contas bancárias bloqueadas pela Justiça, logo todo dinheiro que ingressar em sua conta corrente será automaticamente bloqueado. E se gastar sem autorização judicial configurará caixa-dois, podendo ter o mandato cassado se for eleito.

Só os panacas da Banda A ainda não se deram conta disso ou estão fazendo de conta que não sabem. Esta é hipótese mais provável, já que a preguiça é sempre um fator a ser considerado.

14.7.06

Terrorismo

A imprensa nacional vem manipulando a verdadeira dimensão dos ataques do PCC em São Paulo. De uma "organização criminosa" o PCC foi desclassificado para "facção criminosa", depois para "quadrilha ou bando". Acontece que o "modus operandi" do PCC configura terror, pânico. Os terroristas se utilizam da violência para desafiar o poder regular, fazendo exigências até mesmo de caráter político. Fazer-se de desentendido além de ser uma estratégia também é um direito. Mas até quando?

Insegurança Pública

O sr. ZENN se mexeu!

É bom que seja assim, não se mexeu o pau comeu. Zé Grilo não resistiu ao tsunami Pombal FM. Apontado como co-responsável pela insegurança pública de Ribeira do Pombal, numa bombástica entrevista concedida por dr. Gomes ao radialista Mark Viana, o prefeito foi implorar ao gorvernador e conseguiu. Conseguiu trazer 45 policiais para reforçar a segurança do Município.

Não é tudo que o pombalense precisa. Depois das eleições todos os policiais voltarão à origem. Sempre foi assim e continuará sendo. De qualuqer modo, o cala-boca é louvável. Durante três meses teremos pelo mesnos a sensação de que alguma coisa foi feita. Ontem mesmo alguns PMs já andaram fiscalizando o seminovo de dr. Gomes, que cumpriu apenas o seu dever ao denunciar o descaso do sr. ZENN. Será um aviso?!

13.7.06

Eleições 2006 - XIV

Dadá está de volta


Aos 24 minutos e 54 segundos de hoje foi notificado pelo blog "Pardal News", do candidato a deputado estadual Edvaldo Cardoso Calasans. Imediatamente, em sua homenagem, postei o seguinte comentário:

"Vocês pecam pela imprudência. Noticiar fatos não é proibido. Mas fazer propaganda política em domínio impróprio é ilegal.

A situação do candidato já não é juridicamente boa mas vocês ainda procuram sarna pra se coçar.

Não se esqueçam que pela via judicial é possível se averiguar a origem do site. Ou não?

Me poupem!!! Usem seus 10% da cabeça, animal! (Raul)."

O blog "Pardal News" tem como principal alvo o governo Zé Grilo, a quem chama de "Zé Inseto" e mostra várias fotos da cidade com um suposto pesque-e-pague natural. Não é para discutir idéias mas para atacar adversários políticos e fazer propaganda do candidato.

Já mostramos que não é possível passar o tempo todo no anonimato, fugindo ou na clandestinidade. A polícia quando quer encontra! Ou não?

Sertãoduto - II

Procurador-Geral de Justiça manda investigar prefeito


Com base na Notícia Crime nº 003.1.3729/2006, apresentada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Heliópolis - SINDELI, a Procuradoria-Geral de Justiça, órgão superior do Ministério Público do Estado da Bahia, abriu investigação contra o prefeito de Heliópolis, José Emídio Tavares de Almeida Santos, popular Zé Sertão para apurar desvio de dinheiro público para pagamento de dívida pessoal do alcaide.

Na representação criminal, o SINDELI informa que Zé Sertão, em 30/07/2004, em plena campanha eleitoral, quando concorria ao cargo de prefeito de Heliópolis, contratou para si a empresa sergipana STA – PROPAGANDA LTDA para assessorá-lo na eleição, prometendo pagar cerca de R$ 201.600,00 pelos serviços de “consultoria de marketing, planejamento de campanha eleitoral, publicidade, propaganda, redação de textos, criação e concepção de layouts, arte final de peças, anúncios, cartazes, jingle e programas radiofônicos.”

O preço foi parcelado em 48 parcelas iguais e sucessivas de R$ 4.200,00, a serem pagas partir de 10 de janeiro de 2005. Ocorre que o pagamento somente se daria a partir da posse do contratante no cargo de prefeito, caso fosse eleito. Porventura perdesse, a STA não receberia um único centavo, conforme cláusula de risco inserida expressamente no contrato de prestação de serviços.

Apesar de ter-se sagrado vitorioso, Zé Sertão somente começou a pagar o preço a partir de junho de 2005. Não com recursos pessoais, já que se trata de uma dívida particular, mas, sim, com dinheiro dos cofres do Município de Heliópolis, como sustenta o sr. José Walfran dos Santos, marqueteiro da STA, numa escritura pública declaratória lavrada no 7º Ofício de Notas de Aracaju – SE.

Apurou-se que Zé Sertão simulou um contrato administrativo de prestação de serviços celebrados (ficticiamente) entre a STA – Propaganda Ltda e a Prefeitura Municipal de Heliópolis, os quais, no linguajar malandro dos roubadores dos cofres públicos, são usualmente denominados “contratos tapa-buraco”, cuja utilidade se encerra no adorno de peças contábeis, que engabelam autoridades fiscalizadoras desatentas.

Pois bem, para começar a receber os R$ 201.600,00, a STA – Propaganda Ltda foi convidada por Zé Sertão, em 1º de abril de 2005, a assinar um contrato administrativo com a Prefeitura de Heliópolis, para fazer de conta que estaria prestando serviços ao Município, quando, na verdade, a finalidade do novo contrato era a de justificar a subtração do dinheiro dos cofres municipais com a quitação da dívida pessoal do prefeito.

O mais grave é que a operação batizada de sertãoduto foi de fato levada a efeito. Em 06/06 e 16/08/05, Zé Sertão desviou da Prefeitura de Heliópolis cerca de R$ 8.400,00 para quitar as notas fiscais nº 00066 e 00072, emitidas pela STA, no valor de R$ 4.200,00 cada uma, as quais foram liquidadas e pagas, respectivamente, em 06/06 e 16/08/05, nos Processos de Pagamento nºs 609 e 1.037, da Prefeitura Municipal de Heliópolis, encaminhados à 10ª Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios, em Ribeira do Pombal, onde o fato foi constatado.

Do mesmo modo, os contratos revelam ainda que Zé Sertão chegou a exigir da STA a subscrição de dois recibos, ambos no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) cada qual. O primeiro em 09/05/2005, e segundo em 20/07/2005. Este anulando aquele. Os próprios recibos deixam expressa a finalidade: a quitação dos R$ 201.600,00, apesar de a dívida continuar sendo paga pelo Município de Heliópolis.

Depois que o fato veio à baila, Zé Sertão ajuizou uma ação judicial, em nome da Prefeitura, contra a STA, pedindo a rescisão do contrato administrativo e a devolução do dinheiro que já tinha sido pago alegando que a contratada supostamente teria violado cláusulas contratuais. A STA tinha emitido três notas fiscais para o Município (00066, 00068 e 00072), mas só tinha recebido os valores referentes a duas delas(00066 e 00072).

Entretanto, nos autos da ação judicial nº 1007293-0/2006, em andamento na comarca de Cícero Dantas, Zé Sertão informa haver quitado as três notas. A STA contestou a ação informando que o processo de pagamento relativo à fatura nº 00068 é falso, uma vez que Zé Sertão reteve a nota consigo e nunca lhe pagou o respectivo valor.

Ao examinar a notícia crime formulada pelo Sindicato, o promotor-auxiliar da Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia, dr. Valmiro Macêdo, manifestou ao blog ter ficado estarrecido com o fato e que imediatamente sugeriu ao Procurador-chefe a realização de diligências no Tribunal de Contas dos Municípios para colheita de documentos e na Procuradoria-Geral de Sergipe para ouvir o marqueteiro e testemunhas.

A operação fraudelanta para quitar a dívida de Zé Sertão foi desvendada numa investigação preliminar realizada pela banca de advocacia G. Gomes dos Santos Advogados, de Ribeira do Pombal - BA, cujo advogado titular, dr. Gomes, ex-investigador da polícia civil de São Paulo, conduziu os trabalhos. O caso, que foi noticiado em primeira mão pelo Blog do Gomes, repercutiu como uma bomba na imprensa regional. Mas detalhes leia aqui.

12.7.06

Eleições 2006 - XIII

Ribeira do Pombal sai com um federal e um estadual nas eleições 2006

Acabou o mistério! Dois políticos de Ribeira do Pombal pediram registro de suas candidaturas junto ao TRE, o advogado Gildson Gomes dos Santos, para deputado federal, e o ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans, para deputado estadual. Os editais foram publicados no Diário do Poder Judiciário de ontem (11/07). Portanto, a partir de hoje começa a correr o prazo de 5 dias para impugnação das candidaturas.

Informa o Diário que o candidato a deputado estadual Edvaldo Cardoso Calasans concorrerá pela Coligação "A BAHIA NO CORAÇÃO" e será identificado nas urnas pelo nome "DADÁ" e o nº 12789. Por sua vez, o candidato a deputado federal Gildson Gomes dos Santos, pertencente à Coligação "DOIS DE JULHO", optou para as urnas o nome "DOUTOR GOMES" e o nº 2324.

Efeito oposição - I


Denúncia desperta governo estadual para insegurança pública em Pombal


Ribeira do Pombal - Recentemente o advogado dr. Gomes, em entrevista ao comunicador Mark Viana da Pombal FM, denunciou as mazelas da segurança pública de Ribeira do Pombal. Descreveu como funciona um esquema de suporte material não-oficial à polícia local e apontou o culpado: o sr. ZENN (Zé Grilo, Edvaldo Calasans, Nilson Brito e Nilson Rabelo), figura carimbada do ninho carlista em Ribeira do Pombal.

O sr. ZENN tem a prerrogativa de interferir na indicação de policiais (delegado, agentes, praças e oficiais da PM) e de dar uma mãozinha aos aliados que se metem em encrencas. Usam também o parelho policial para perseguir e prender adversários políticos. No entanto costuma atribuir o ônus da insegurança pública somente ao governo do Estado.

Denunciado por dr. Gomes, o sr. ZENN se mecheu e foi cotucar o governador Paulo Souto, que, em plena campanha eleitoral, anunciou que vai mandar para Ribeira do Pombal cerca de 45 policiais. Por enquanto é só promessa. De qualquer modo fica explícita a importância de uma oposição independente nesta cidade. Mais detelhes no blog Joilson Costa (http://blogdojoilsoncosta.blogspot.com).

Só pra lembrar- II

O Blog do Gomes, em 23/10/2005, noticiou que o empresário Manoel Samparrio teria desistido do pleito à deputação estadual. (Vide post Política - Exclusivo). No dia seguinte, em entrevista ao repórter Rayman de Araújo da Educadora AM o empresário negou o fato de forma irada, chamando o subscritor do blog de mentiroso e irresponsável. Imediatamente o blog publicou o direito de resposta solicitado por Samparrio, observando que não desmenteria a notícia porque a fonte da informação era segura. (Vide post Direito de resposta).O fato se confirmou: Manoel Samparrio não é candidato a deputado estadual.

Ainda assim, o blog lamenta a desistência de Samparrio e a insensiblidade do governo Zé Grilo no trato do assunto. O ex-vereador seria uma excelente opção para deputado estadual em Ribeira do Pombal. Os políticos deste torrão devem parar de olhar para o próprio umbigo e começar defender os interesses do nosso Município. Não temos dúvida de que Samparrio, na condição de filho da terra, de cidadão de bem, e de um empresário de sucesso poderia defender com mais afinco as causas de Ribeira do Pombal na esfera estadual.

11.7.06

O fundo do poço

Desmoralização fora de controle

Em depoimento na Câmara dos Deputados o ladrão Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, afirma que deputados federais "roubam pra caralho". Não foi preso em flagrante e tampouco indiciado por desacato. Ao contrário do que ocorreu com um advogado que fez uma mera insinuação sobre a roubalheira dos deputados. O advogado foi preso. Com o ladrão nada aconteceu.

Veja alguns trechos do depoimento de Marcola, o suposto líder do PCC, ao presidente da CPI do Narcotráfico, Moroni Torgan (PFL-CE):

"- Moroni: O que existe é uma organização criminosa.
- Marcola: Vamos parar o grito (...).
- Moroni: Uma organização criminosa.
- Marcola: Vamos gritar. É isso que o senhor quer?
- Moroni: Eu falo do jeito que eu quiser (...).
- Marcola: Não grita, pô!
(...)
- Moroni: Agora eu quero dizer, com todo o respeito que eu tenho pela humanidade: o PCC existe para explorar os coitados dos presos que têm que sair para rua e trabalhar para eles. Tem que trabalhar, tem que ser criminoso. Se tu saíres, pagar tua pena, tu tens que ir para rua para ser criminoso.
- Marcola: E o que é que os deputados fazem? Não roubam também? Roubam para caralho, meu!
- Moroni: É, isso vai ser outra coisa que tu vai ser indiciado também.
- Marcola: Só porque deputado rouba eu vou ser indiciado?
- Moroni: Por desacato. Disso tu vais ser indiciado.
- Marcola: Que moral tem algum deputado para vir gritar na minha cara? Nenhuma.
- Moroni: Todo homem de bem tem moral de falar.
- Marcola: Mas quem disse que... Cadê o homem de bem? Todo bandido fala que é homem de bem."

É isso. Bala trocada não dói.

Com informações do blog Josias de Souza - Nos bastidores do poder".

10.7.06

Eleições 2006 - XI


Em Cícero Dantas o candidato a deputado federal do governo ainda não foi definido, ao contrário do que já ocorreu em Banzaê e Ribeira do Pombal, onde o postulante é o deputado José Carlos Aleluia. Uma figura importante da política bonconselhense informa que, em princípio, o candidato de Weldon seria Mário Negromonte (foto), mas a eclosão da máfia dos sangessugas vem complicando o apoio incondicional do prefeito ao deputado, que também representa Ribeira do Pombal em Brasília.

Por dentro do Blog

Hoje o subscritor do blog esteve visitando a Rádio Regional de Cícero Dantas - AM 1320 KHz, onde foi recebido pelo jornalista Richard Novaes, do departamento de jornalismo da emissora.

Segundo Richard, o Blog do Gomes tem se revelado uma importante fonte de consulta da emissora principalmente porque muito se aproxima do noticiário impessoal e obejtivo que caracteriza os meios de comunicação credíveis.

"Venho observando que o blog tem se posicionado de forma independente, publicando fatos de de interesse da coletividade. Noto que mesmo notícias que mais aproveitam aos adversários políticos do subscritor do blog são publicadas objetivamente", frisou o jornalista.

Obrigado, Richard. Suas palavras nos estimulam ainda mais a machar pela trilha do razoável...

9.7.06

Solidariedade

Arraiá da Melhor Idade marca festejos juninos no Pombalzinho

Aconteceu ontem na AABB de Ribeira do Pombal a 3ª edição do "Arraiá da Melhor Idade". Cuida-se de uma das atividades sociais promovidas pelo grupo de voluntários da Comunidade Solidária Pombalense. Senhoras e senhores da terceira idade reuniram-se a partir das 16 horas para dançar forró até às 22 horas. E como dançam esses velhinhos!?

O frio que fez no bairro do Pombalzinho foi mais um pretexto para esquentar a festa animada pela banda Galeguinho, Dudú e seus Teclados. O blog esteve lá e constatou que a idade é o que menos conta no evento. Os festeiros acompanhados de filhos, netos, bisnetos se divertiram efusivamente do início ao fim da festa, regados a licores, bolos, lanches, refrigerantes. Até uma cervejinha pintou por volta das 20 horas.

Prestigiaram o evento o gerente do Banco do Brasil, Alfredo de Oliveira Santos, e muitas pessoas da comunidade do bairro Pombazinho que foram atraídas pela empolgação dos forrozeiros. "Fazia tempo que não dançava tanto", confessa dr. Gomes.

Eleições 2006 - X

Ex-prefeito aciona Justiça contra rejeição de suas contas


Com sua candidatura ameaçada pela rejeição das contas relativas aos exercícios financeiros de 2002, 2003 e 2004, não restou outra alternativa ao ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Edvaldo Cardoso Calasans (Dadá), senão a de acionar a Justiça Comum para assegurar sua pretensão de ocupar uma das cadeiras da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.

Dadá ajuizou três ações desconstitutivas das sucessivas rejeições de suas contas: uma no Fórum Aloísio Batista, em Ribeira do Pombal, em 06/07/2006, tombada sob o nº 1128765-3/2006, contra o Município e a Câmara Municipal, e duas na Comarca de Salvador, contra o Tribunal de Contas dos Municípios, as quais foram distribuídas às 5ª e 8ª Varas Especializadas da Fazenda Pública, em 03/07/06, respectivamente, sob os números 1124315-7/2006 e 1124294-2/2006.

Somadas as três rejeições Dadá se encontra inelegível por 15 anos, a partir de dezembro de 2005. Se suas ações forem julgadas procedentes ficará livre das inegibilidades, se improcedentes terá de se resignar com o ostracismo, o que implica, na prática, no lamentável encerramento de sua carreira política com a possível perda do mandato, se porventura conseguir elerger-se.

8.7.06

Eleições 2006 - IX

Dadá é candidato?


Muita gente me pergundado se Edvaldo Cardoso Calasans é candidato.

Tenho a informar que a mesma fonte que me assegurou que o empresário Manoel Samparrio não seria, acabou de me informar que Dadá é candidato a deputado estadual, sim.

Seus adversários o aguardem. Dadá, que atualmente reside em Salvador, vai aparecer na cidade em grande estilo. Muitos fogos, seguranças, Leno a tiracolo... e muito blá blá.

Segundo pessoas do seu círculo social, Dadá pretende impor uma surra histórica aos candidatos do prefeito Zé Grilo e do ex-prefeito Nilson Brito.

Já há quem sustente que a lombalgia (dor nas costas) de Dadá vai se agravar porque morcergos e os grilos estão dispostos a arregaçar as mangas para se fortalecerem no poder. É aguardar pra ver!

6.7.06

Eleições 2006 - VIII


Há 40 anos político de Ribeira do Pombal disputava uma cadeira na Câmara dos Deputados

Já estava mais do que na hora de um político de Ribeira do Pombal tentar recuperar o espaço político no cenário nacional perdido há 40 anos. O último político pombalense eleito para o cargo de deputado federal foi o advogado Oliveira Brito, em 1966, pela extinta ARENA.

Quatro décadas depois, Ribeira do Pombal volta à cena política nacional buscando recuperar seu prestígio político apostando suas fichas em outro advogado, o neo-socialista dr. Gomes (foto), que concorre à Câmara Federal com o mesmo espírito, vigor, humildade e destemor que marcaram a brilhante carreira do deputado federal Oliveira Brito.

"Contando agora 40 anos de idade, e mesmo sendo um advogado pós-graduado, confesso que evoluí o suficiente para representar com dignidade o povo de Ribeira do Pombal no parlamento brasileiro. Reconheço, entretanto, que homem do naipe de Oliveira Brito é sempre um parâmetro, um modelo a ser seguido, jamais igualado. Os pioneiros são sempre iniguláveis pelo simples fato de serem os primeiros", lembra o candidato dr. Gomes.

5.7.06

Eleições 2006 - VII

Confirmado Doutor Gomes é candidato a deputado federal

Salvador - Nesta quarta-feira o advogado Gildson Gomes dos Santos formalizou o registro de sua candidatura a deputado federal pela coligação PPS-PMDB-PSB-PV. Para o advogado a sua canditatura representa mais do que a mera pretensão de uma conquista individual. "A partir de agora entro na luta juntamente com os brasileiros que sonham com um País limpo, livre de mensaleiros e sanguessugas", profetiza Doutor Gomes.

4.7.06

Eleições 2006 - VI

Político de Ribeira do Pombal é candidato a deputado federal

Na convenção estadual realizada no última sexta-feira (30/06/06), o PPS decidiu lançar na disputa por mais uma vaga na Câmara dos Deputados o advogado Gildson Gomes dos Santos, 40, presidente do partido em Ribeira do Pombal. Doutor Gomes, como é mais conhecido o causídico, aceitou o desafio e promete surpreender seus adversários na Região Nordeste da Bahia, onde milita na política desde a adolescência.

Nascido em Cícero Dantas (BA), dr. Gomes passou a residir em Ribeira do Pombal no início dos anos 80, onde estudou na Escola Estadual Ruy Barbosa e no Colégio Evência Brito, ao tempo em que trabalhava. Aos 14 anos trabalhou no Mercadinho de Zito (no fundo INSS), depois no Supermercado de Chico Teixeira (atrás da Igreja Nova) e na Casa Lotérica (atualmente Lotérica São João).

Tão logo concluiu o 1º grau, antes de ir para São Paulo, dr. Gomes foi tentar a vida em Salvador, onde passou 15 dias trabalhando como servente de pedreiro num projeto de casas populares. Na capital paulista dr. Gomes começou sua carreira como ajudante geral, passando a auxiliar de almoxarifado, vigilante e gerente de loja, para depois, através de concurso público, ingressar nos quadros da Polícia Militar e finalmente na Polícia Civil de São Paulo. Na condição de servidor público dr. Gomes logrou concluir seus estudos nos níveis médio e superior, bacharelando-se em direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, na capital de São Paulo.

Em 1995, dr. Gomes tornou-se advogado depois de ter sido aprovado em dois exames consecutivos da Ordem dos Advogados do Brasil. Militou na advocacia paulistana até julho de 1998, quando decidiu regressar a Ribeira do Pombal, onde, no princípio de 1999, começou a se destacar no meio jurídico como assessor jurídico da Câmara Municipal. Atualmente, dr. Gomes, que também conquistou uma pós-graduação na área de direito público, tornando-se especialista na UNIFACS (Universidade Salvador - BA), é titular de um dos mais conceituados escritórios de advocacia da Bahia.

Na política, o trabalho de dr. Gomes merece ênfase no combate à corrupção. O advogado é conhecido no meio político como "caçador de prefeitos corruptos". Em Cícero Dantas, o seu escritório de advocacia assessorou a cassação da então prefeita Arlete Bitencourt e, em Ribeira do Pombal, conseguiu a proeza de provocar a prisão, indisponibilizar bens, bloquear contas bancárias, interditar obras do ex-prefeito Edvaldo Calasans, vulgo Dadá. Dr. Gomes também se tornou nacionalmente conhecido como o primeiro brasileiro a pedir o impeachment do presidente Lula com base no mensalão, cujo processo encontra-se pendente no Supremo Tribunal Federal (MS 25588/DF).

Só pra lembrar - I

TCU condena ex-prefeito por irregularidades


O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares as contas e condenou José Renato Brito Silva, ex-prefeito de Ribeira do Pombal (BA), ao pagamento de R$ 28.595,08, já atualizado. Ele ainda foi multado em R$ 2 mil. A tomada de contas especial foi instaurada em virtude de irregularidades na execução do convênio celebrado entre o município e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de construção de uma unidade escolar no município.

O TCU fixou o prazo de 15 dias para que Zé Renato recolha as dívidas aos cofres do FNDE, e autorizou ainda a cobrança pela via judicial, caso não sejam atendidas as notificações. O ex-prefeito recorreu e perdeu (TC-016.611/1999-3. Acórdão 2.357/2003 - TCU - 2ª Câmara).

Atualmente o ex-prefeito Zé Renato, que é funcionário público estadual, está dirigindo a ADAB, órgão do governo do Estado da Bahia, por indicação do prefeito Zé Grilo.

Copa 2006

Brasil 0X1 Vaidade.