31.1.07

Algo de podre no reino de Canabravra



Movimentos estranhos, ruidos, placas tectônicas em atrito, agitam o submundo da política pombalense.

29.1.07

Heureca!












O Arroto captou a mensagem do Águia e apareceu dizendo que deseja sumir da Terra, ao saber que o ex-preso Dadá resolveu tornar-se comunista.

28.1.07

Fora de combate

O Arroto já deixa saudades. Está recolhido há 8 dias.

25.1.07

Malhação

Imagem Ilustrativa
Em Caldas de Cipó, malhação é a onda do momento. Durante três meses os cipoenses, turistas e visitantes poderão desfrutar, gratuitamente, do programa VERÃO LIGHT, que se trata de uma verdadeira academia de aeróbica ao ar livre.

As atividades acontecem às terças, quintas e aos sábados, a partir das 6 horas (da manhã), com o prefessor Zé Carlos, da Academia Athletic Center de Ribeira do Pombal.


Além da malhação 0800, a Secretaria de Turismo da cidade oferece aos frequentadores, todos os sábados, um apetitoso banquete de frutas tropicais. Tudo grátis e muito divertido. O Blog do Gomes esteve lá conferindo.

24.1.07

O Águia estará amanhã na Educadora

Amanhã o advogado Gomes dos Santos estará sendo entrevistado no programa Primeira Página da rádio Educadora AM, a partir das 7h30, por Pedro Mel e Joilson Costa. Temas como limpeza pública e política estarão na ordem do dia sendo abordados de maneira franca e direta.

22.1.07

Privatização da limpeza pública - II

Licitação da limpeza pública de Ribeira do Pombal é uma farsa


Quem lê o edital de licitação da limpeza de Ribeira do Pombal cujo resumo foi publicado no jornal A TARDE, edição do último dia 11, e não tiver a sensação de que está sendo enganado pode consultar um bom analista porque o documento traduz uma grotesca fraude à lei e ao bom senso.

A Prefeitura informa que deseja contratar empresa prestadora de serviços para executar a limpeza de ruas, vielas e avenidas do Município, assim como para administrar a limpeza pública, entretanto exige da licitante vencedora a contratação de 45 operadores de poços de água.

A Comissão de Licitação, nomeada pelo prefeito Zé Grilo, diga-se de passagem, também fizera constar do edital que a empresa vencedora deve, obrigatoriamente, disponibilizar 144 "capas tipo morcego".

Ora, qual a relação dos poços artesianos com a limpeza pública do Município? E as capas tipo morcego? Será que o prefeito decidiu fundar uma "Morcegolândia", em Ribeira do Pombal, exigindo que seus habitantes utilizem trajes de mamíferos alados?

O civilizado secretário de Administração, Paulo Henrique Sampaio, admite oficiosamente que o edital realmente contém algumas impropriedades, mas que serão objeto de emenda futura.

-Se eu o tivesse lido com antencedência teria alterado o objeto da licitação para nele incluir a manutenção dos poços artesianos. Aí tudo ficaria ok, argumenta Sampaio.

Na verdade a impressão que fica é a de que a Prefeitura está procurando contornar vedações legais para renovação de contratos temporários. Como o Ministério Público se opõe à renovação dos contratos encerrados em 2006, o prefeito está tentanto através de uma engenharia jurídica devolver os empregos aos cabos eleitorais. Tudo muito semelhante ao que os americanos denominam outsourcing ou terceirização.

O edital, na forma como foi aprovado pelas assessorias da Prefeitura, é flagrantemente viciado, nulo, inválido. Não resiste a qualquer exeme crítico, ainda que superficial. E não será uma mera alteração no objeto da licitação que resolverá os graves defeitos que o acoimam.

A ausência de audiência popular a respeito da privatização de um serviço tão complexo e importante para a comunidade, como a limpeza pública, é um forte indício de que em Ribeira do Pombal os políticos tradicionais insistem em desrespeitar a boa-fé dos cidadãos.

O mínimo que a Prefeitura deveria ter feito, e não fez, antes de publicar o edital, seria um projeto básico detelhando a prestação de serviços a ser executada pela licitante vencedora. Oh! Deus, cuida-se de condição essencial, sob pena de violação frontal à Lei de Licitações. Qualquer neófito na matéria sabe disso.

Sem a pretensão de prestar assessoria gratuita ao Município, mas com o ávido desejo de que a coisa pública seja levada a sério nesta cidade, apontamos as seguintes características que interferem na produtividade, eficiência e nos custos de operação e manutenção dos diversos componentes dos serviços de limpeza urbana:*

· A configuração urbana considerando-se o nível de adensamento horizontal e vertical e a sua dispersão.
· A qualidade do sistema viário (características construtivas e de conservação), a topografia, as condições do tráfego.
· A produção qualitativa e quantitativa dos resíduos sólidos variáveis em função dos níveis de renda, conscientização, atividade, costumes e cultura da população.
· A distância entre as zonas geradoras de resíduos sólidos e o local para a destinação destes.
· A qualidade e eficiência da configuração e arranjo do sistema de coleta adotado.
· Atendimento às exigências legais dentre elas as normas técnicas, sanitárias, ambientais e de segurança e higiene do trabalho.
· Limitações contratuais que, eventualmente, impõe condições especiais, tais como horário e freqüência da coleta.
· O nível de abrangência e periodicidade dos serviços em relação aos usuários atendidos e potenciais do sistema.
· A produtividade e custo da mão de obra local.

Nada disso, porém, foi considerado no malfadado edital fruto da imaginação do governo "um novo tempo", que, pelo andar da carruagem, ainda está por raiar.


*Requisitos mínimos sugeridos em estudo de técnicos do TCE/ES, publicado no XI Simpósio Nacional de Auditorias em Obras Públicas - 2006.

21.1.07

Cicarelle do Açude

Nessa o blog o Arroto ficou comendo poeira. No momento em que a onda é transar na água, flagramos no famoso açude do Curral Falso, um sujeito apalpando uma das Cicarelles locais. Veja a curiosa e provocante cena:



Tudo indica que o indivíduo está tentando organizar a fila, enquanto uma delas faz charminho bebendo a refrescante água do famoso açude.

As fotos abaixo revelam que no açude tinham alguns banhistas observando de espreita a troca de amabilidades. Morra de inveja, Cicarelle Boca de Sapo (da MTV)!!!! As nossas, com certeza, não são bem mais sedutoras?

São Sebastião - Tamburil

A equipe Águia arrasou na festa do Tamburil. Melhor dizendo as águias womans foram um show, porque os águias mens tiveram um desempenho muito abaixo do padrão.

Foi interessante, os machos solteiros passaram em branco. Alguns se embebedaram e foram sonhar mais cedo. As águias womans, não! Foram assediadas a noite inteira e só perderam para prefeita Jailma na quantidade de referências feitas pelo showmen Nino Coutinho.

São Sebastião - Curral Falso

A convite do político Bebeto, o Blog do Gomes esteve no Curral Falso, no dia 19, cobrindo a tradicional festa de São Sebastião, que foi um sucesso de público e de animação. A atração principal ficou por conta do forrozeiro Nino Coutinho. Além das autoridades locais, também prestigiaram o evento, como convidados especias, os advogados da equipe G. Gomes dos Santos Advogados: Gomes dos Santos, Janaína Alexandrina e Fabian Rotondano.

20.1.07

Privatização da limpeza pública - I

Secretário admite falhas no edital de licitação da limpeza pública de Ribeira do Pombal.

Alguns dos erros foram apontados pelo advogado Gomes dos Santos, na última quinta-feira, durante entrevista a Tony Santos, no programa Manhã da Gente, da Pombal FM.

Mais detalhes nas próximas horas.

18.1.07

Turma do Ceguinho

Todas quintas-feiras a Turma do Ceguinho se reúne para bater papo regrado com churrasco, cerveja e cuba libre. O endereço fica na oficina São Francisco, de Chiquita. Maneca e Adelmo são os responsáveis pelas delícias.

Opinião do Joilson

Limpeza Pública

Opinião externada por Dr.Gomes é de que o edital de concorrência para a privatização da limpeza pública de Ribeira do Pombal, não passa de uma tentiva de burlar o Ministério Público, que não está aceitando a renovação dos contratos pela terceira vez dos atuais funcionários do setor.

Contratada uma empresa para fazer esse trabalho, as pessoas que hoje trabalham no serviço público, passariam para a iniciativa privada, sendo assim, nenhuma ilegalidade estaria sendo cometida e os protegidos do grupo politico do prefeito continuariam empregados.

Uma pergunta tem que ser feita: por que não realizar um concurso para a limpeza pública e resolver esta situação? Terceirizar limpeza pública no Brasil é com certeza aumentar o custo da coleta de lixo.Tem o município de Ribeira do Pombal capacidade de pagamento para assumir esta responsabilidade?

Experiência anterior já feita, como disse o Vereador Waltinho de Teté, não deu certo. A terceirização do transporte escolar acontecida em 2006 não apresentou o resultado desejado. Uma atitude administrativa como esta, de privatizar a coleta de lixo, deve ser bem pensada antes de ser concretizada.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO - TAMBURIL

Será celebrada, dia 19, a 9ª noite do novenário da festa de São Sebastião, no Povoado Tamburil, Banzaê.

Noiteiros: Dona Fátima, Deraldo, jovens e visitantes.

Tema: O amor de Deus nos torna verdadeiros missionários de Cristo.

Dia 20/01/2007:

05 h - Alvorada festiva;
10 h - Batizado;
14 h - leilões;
17 h - procissão solene;
18 h - missa festiva com o celebrante Pe. Mário Gonela.

Obs. A programação da festa profana não foi repassada ao blog.

Cartel de Pombal

Liminar proíbe fixação de preços uniformes para combustíveis em Ribeira do Pombal

Está decidido. Ao menos provisoriamente. O posto de combustível de Ribeira do Pombal que praticar conduta uniforme de elevação e ajuste para formação ou alinhamento de preços, que possa limitar ou falsear a livre concorrência, poderá sofrer multa diária de R$ 500,00, e o responsável pela desobediência à decisão judicial ser preso em flagrante delito.

A liminar foi deferida nos autos da Ação Civil Pública nº 1335974-1/2006, em andamento na Vara Cível da Comarca de Ribeira do Pombal, proposta pela 1ª Promotoria de Justiça local, em decorrência de uma representação formulada pela Câmara Muncipal.

O Ministério Público alega que os postos de revenda de combustíveis de Ribeira do Pombal (Brasil, Santa Tereza, Pombal, Microposto Santa Tereza e Passos Nobre) estariam violando o princípio constitucional da livre conconcorrência ao praticarem preços semelhantes ou com diferenças insignificantes, apesar de a composição dos custos dos produtos serem diferentes.

Em outras palavras, a formação dos preços dos combustíveis e GLP estaria sendo feita de forma previamente combinada entre os donos dos postos de modo a prejudicar os insteresses dos consumidores, que não teriam outra opção a não ser a de suportar o abuso do suposto cartel. São as conclusões do promotor de justiça Manoel Cândido de Magalhães.

As empresas acionadas, num recurso interposto perante o Tribunal de Justiça, negam o conluio comercial. É fato, porém, que todas elas contrataram o mesmo escritório de advocacia, os mesmos advogados, para defendê-las, em Salvador. O que talvez seja mera coincidência.

No entanto, o que importa para o consumidor pombalense é que, até ordem judicial em contrário, os postos de combustíveis de Ribeira do Pombal estão sendo vistoriados mensalmente através de um oficial de justiça, por determinação do juiz Antônio Fernando de Oliveira.

17.1.07

Prefeito de Ribeira do Amparo já está afastado

O Diário do Poder Judiciário da Bahia publicou no último dia 11 o afastamento provisório do prefeito de Ribeira do Amparo, Marcelo da Silva Brito.

Marcelo Silva Brito foi afastado do cargo por devio de bens públicos durante 83 dias, prazo para conclusão da ação penal que o mesmo responde perante o Tribunal de Justiça da Bahia.

O relator processo-crime já determinou através de carta de ordem que o juízo criminal da Comarca de Cipó execute o afastamento.

16.1.07

Cartelização

Os postos de combustíveis de Ribeira do Pombal estão na mira da Justiça e vêm sendo vistoriados mês a mês por um oficial de justiça. Mais detelhes nas próximas horas.

"Desinformado".

Foi o que disse o secretário municipal Paulo Sampaio, hoje, no Primeira Página da Educadora, em relação ao ilustre presidente do SIMURP, Nailton Félix.
Por sinal, é primeira vez que o governo do Zé resposta pela imprensa insinuações contra si de forma tão contundente, sem perder a elegância.

15.1.07

Quinta é a vez do Águia



Na próxima quinta-feira terá prosseguimento a série de entrevistas do programa Manhã da Gente, da Pombal FM. Na ocasião, estarão tete-a-tete, olho-no-olho, a partir das 7h30, o radialista Tony Santos e o advogado Gomes dos Santos, dirigente do PPS, em Ribeira do Pombal.

Já foram entrevistados por Tony os professores Cisquinho e Paulo Nery, respectivamente, presidentes do PT e do PSB locais.

Frase do Mês

"O prefeito não tem culpa no caso da água, mas é culpado pela contratação de servidores incompetentes. Diacrino é um incompetente".

Declaração do governista Dile (PT), hoje, no Primeira Página da Educadora AM.

Operação Massarico - II

Polícia aponta sete envolvidos na Operação Massarico

O resultado da investigação sobre o desmanche de veículos em Ribeira do Pombal já está nas mãos da Justiça. Em 10/12/06, o delegado de polícia local, Equiber dos Santos Alves, conluiu seu relatório indiciando sete pessoas nos crimes de formação de quadrilha, receptação e posse irregular de arma de fogo.

Não obstante, a Promotoria de Justiça de Ribeira do Pombal, divergindo parcilamente das conclusões da autoridade policial, resolveu processar criminalmente apenas seis, dos sete indiciados no Inquérito Polícial nº 123/2006. O Ministério Público, ao menos num primeiro momento, entendeu não haver indícios suficientes para fundamentar uma ação penal contra o sr. João de Deus dos Santos, vulgo "João de Zé do Cheque".

Foram denunciados e estão sendo processados pela prática, em tese, dos crimes de receptação qualificada e formação de quadrilha (art. 180, § 1º e 288, caput, do Código Penal), no Processo-crime nº 1352621-3/2006: 1) Ednaldo Gama Souza (Naldinho); 2) Gilmar Gama Souza (Galego); e 3) Rivaldo Aquino Nascimento (Cabeção). No mesmo processo, Adilson Garcia Santos (Adilson de Tonho) responde por receptação comum e posse irregular de arma (art. 12 da Lei 10.826/2003). José Ailton dos Santos (Ailton do Pombalzinho) e José Lourenço souza dos Santos (Geninho), acusados no Processo-crime nº 1352745-4/2006, fecham a lista.

Mais detalhes a respeito da Operação Maçarico clique no link acima.

11.1.07

Aviso aos navegantes

Zé Grilo privatiza limpeza pública em Ribeira do Pombal

Foi publicado na edição do jornal A TARDE de hoje (p. 12) aviso de licitação, na modalidade concorrência pública, através da qual o prefeito Zé Grilo pretende transferir para iniciativa privada o gerenciamento e a execução da limpeza pública em Ribeira do Pombal.

A Prefeitura informa que se encontra à disposição dos interessados o Edital da Concorrência Pública nº 001/07, objetivando a contratação de empresa para execução de serviços de limpeza de logradouros, compreendendo o gerenciamento da limpeza pública.

Nota do Blog:

Segundo a Lei nº 8.666/93, qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na sua aplicação, devendo protocolar o pedido até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação, devendo a Administração julgar e responder à impugnação em até 3 (três) dias úteis, sem prejuízo da faculdade prevista no § 1o do art. 113. Além disso, a mesma lei assegura a qualquer cidadão acompanhar o desenvolvimento do processo de licitação, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos.

É necessário que fiquemos atentos tendo em vista que as famosas "licitações do lixo" tem rendido escândalos memoráveis no Brasil. Foi assim em Ribeirão Preto(SP), em São Paulo (SP), em Euclides da Cunha (BA) etc. Abram o olho!



Mais um blog em Pombal

Um cidadão que se identifica com o peseudônimo "nordestino" criou o blog "Baiano". Segue o endereço: http://o-nordestino.blogspot.com.

É isso. Democracia se faz é com debate. E respeito, sobretudo. Parabéns, Nordestino, o Blog do Gomes está aberto a todos os comentários úteis à formação da opinão pública pluralista.

10.1.07

Bateu fofo



Vereador blefou na disputa pela presidência da Câmara

Os lamentos, os prantos externados pelo vereador Marcelo Brito, durante o processo eletivo da Mesa da Câmara de Pombal, na verdade não passavam de engenhoso blefe. Nunca passou pela cabeça de Marcelo romper com o governo, não obstante tenha tachado o prefeito Zé Grilo de traidor.

Convidado a outorgar uma procuração a dr. Gomes para fiscalizar a documentação da Prefeitura, Marcelo se recusou alegando que ainda "depende de conversar com seus mais de 100 amigos, que têm empregos, automóveis e ônibus locados na Prefeitura".

Pior: Marcelo Brito ficou ansioso, tremeu e demonstrou ter medo de eventuais retaliações do prefeito.

5.1.07

"Enrolation"

Muita embromação foi o que se ouviu na entrevista concedida agora há pouco à Rádio Educadora AM pelo secretário de governo de Ribeira do Amparo, Alexandre de tal.

Perguntado a respeito dos freqüentes atrasos no pagamento da folha dos servidores, o secretário cara-de-pau atribuiu a culpa à oposição, ainda que de forma indireta.

Perguntado sobre os crimes praticados pelo prefeito Marcelo "Afastadado Provisoriamente" Brito, o secretário cara-de-pau atribui a repercussão dos fatos ao "teatro da oposição".

Só faltou dizer que o bloqueio dos bens do prefeito Marcelo "Afastadado Provisoriamente" Brito também é um ato insano da oposição. Entretanto, essa pergunta ficou por ser feita.

4.1.07

Marco histórico

Foto: PABLO MARTINEZ MONSIVAIS/ASSOCIATED PRESS/AE

Eleita presidenta da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, hoje, a deputada democrata Nancy Pelosi levanta o martelo da tribuna da Casa, em Washington. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo no país depois de 12 anos. Atualmente o Parlamento do EUA é controlado pelos democratas.
Pelosi prometeu empenhar-se em um ambicioso plano para pressionar a aprovação de leis em várias frentes durante as primeiras 100 horas de sessão da Câmara. Além da estratégia para acabar com o que ela classificou como a "cultura de corrupção" em Washington.
Ué! Cultura da corrupção! Nos USA também se fala nessas coisas?
Com informações do sítio estadao.com.br

De olho nos blogs

Mesmo de férias, não dá pra restir aos blogs de Pombal. O Arroto regressou do merecido descanso afirmando que uns tais "residentes pubianos" conseguiram enxergar o ex-preso Dadá com cara de maracujá chocho numa APARIÇÃO RELÂMPAGO NO CHURRALCOOL.

Joilson Costa continua pegando no pé do prefeito Marcelo Provisioriamente Afastado Brito. Para o blogueiro Ribeira do Amparo está um CAOS TOTAL.

Mas será que abaixo da linha do nariz do nosso queridíssimo Joy está tudo bem?

2.1.07

Que tal viajar levando somente a roupa do corpo!?


Eis a proposta do Hidden Beach Resort, no México!

O Hidden é o único hotel de luxo no mundo naturista. Lá você se hospeda. Tira a roupa e pronto.

São 42 suítes com uma vista espetacular das águas do caribe mexicano. Em todos os apartamentos você encontra cama king size, jacuzzi, DVD, cafeteira e minibar, com várias opções de bebidas.

O preço da diária sai a partir de US$ 260 (cerca de R$ 560).

Atenção: câmeras fotográficas e filmadoras são proibidas no resort! Exige-se também certo comportamento-padrão para evitar exageros dos animadinhos.

1.1.07

Feliz 2007! Boas Festas!!!

Não percam!!!


Vem aí "Velho Folia 2007", em São João da Fortaleza (Buracos), dia 05/01/2007, com a banda Balagandan, e banda surpresa, a partir das 17 horas. Venda de camisetas no local a R$ 10,00, cuja receita será destinada à Associação Comunitária São João Batista.