27.2.07

Secretário comenta matéria do blog

O cometário do secretário de Administração e Finanças de Ribeira do Pombal, Paulo Henrique Sampaio, foi devidamente publicado no espaço próprio (comentários). Não obstante, como se trata de uma resposta de interesse geral, para dar maior visibilidade republico-a aqui.


"Dr. Gomes,

Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo por esse excelente meio de comunicação tão bem conduzido por V.Sa.

Em relação a matéria postada, tenho a esclarecer que desde o campeonato passado eu já desempenho o papel de comentarista esportivo pela conceituada emissora Educadora Santa Tereza, e vale salientar que naquela época não fazia parte do quadro funcional da Prefeitura MunicipaL.

Em relação a honrar os compromissos financeiros com a citada rádio, reafirmo o nosso compromisso não só com a Rádio Educadora, mas com todos os fornecedores e prestadores de serviços da Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal, porque, acima de tudo, temos um Prefeito honrado, ilibado e comprometido com os destinos da nossa cidade, bem diferente de um passado próximo e que merece ser esquecido.

Um forte abraço,

Paulo Henrique"

Mui Amigo

Ontem aconteceu, no CEB, a abertura da Jornada Pedagógica promovida pela secretaria muncipal de Educação e Cultura. A quadra do colégio estava lotada de professores e autoridades, entre as quais alguns ilustres convidados.

Quem compareceu ao evento e soube tirar proveito, decerto aprendeu mais uma: algumas coisas só são perceptíveis quando se aperfeiçoam.

Foi a noite do "re". Do reencontro, da reaproximação, do realinhamento, da retrospectiva, da redespedida.

Depois do reencontro, os professores foram seduzidos com flores, cocadas, pirulitos para ouvirem a retropectiva do trabalho da "ex-secretária" de Educação e Cultura, prof. Cecília Morais, que antes de se redespedir, acabou roubando a cena, ao promover a reaproximação do vice-prefeito dr. Jairo com a grilada.

- Gostaria de convidar o meu amigo... (suspense). Meu amigo dr. Jairo. Por favor dr. Jairo venha até aqui.

Cabisbaixo, mas sob aplausos da qualificada platéia, o vice-prefeito, rapidinho, incorporou-se ao seleto grupo de servidores da Secretaria de Educação que se formou em torno da mesa. Radiante, por sinal, dessa feita economizou palavras.

Ao blog o prefeito Zé Grilo declarou que está estudando alguns convites de filiação a partido da base. Negou, entretanto, que tenha algum compromisso com o PSDB.

- É certo que me integrarei às fileiras do governo Wagner. Mas ainda não decidi através de que partido, esclareceu o prefeito.

26.2.07

Por dentro da blogosfera - I

Com muita alegria acolhemos em nossa webcomunidade o mais novo blog da cidade: Blog do Marcelo Silva, que, sem dúvida, tem muito a acrescentar ao debate sobre os temas de interesse da nossa sociedade.Parabéns, Marcelo, seja bem-vindo. São os votos do Blog do Gomes.

25.2.07

Fiscalização

Prefeitura devolverá dinheiro à conta do FUNDEF


Durante reunião extraordinária do CACS-Fundef, realizada na última sexta-feira, às 9 horas, na Casa da Cidadania de Ribeira do Pombal, o secretário municipal de Administração e Finanças, Paulo Sampaio, informou que a Prefeitura cumprirá a decisão do Tribunal dos Municípios no sentido de devolver à conta do Fundef a quantia glosada durante a atual gestão.

O TCM determinou no Parecer Prévio 334/2006 que Zé Grilo terá de devolver, parceladamente, à conta do FUNDEF, R$ 87.446,76, "pois o relatório mensal complementado de março e abril, emitido pelo Inspetor da 10ª IRCE, confirma as glosas dos valores".

Quanto ao valor desviado pelo ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans, no importe de R$ 336.186,00, o sr. Paulo Sampaio esclareu aos Conselheiros do Fundef que há uma pendência judicial em trâmite no Tribunal de Justiça em virtude de uma ação judicial aforada pelo Município de Ribeira do Pombal.

Também compareceu à reunião a secretária municipal de Educação e Cultura, Raimunda Gomes dos Santos, que, a pedido do Conselho, prestou esclarecimentos sobre a contratação de professores sob o REDA municipal.

Na oportunidade, a prof. Rai Gomes esclareceu ainda que o Município já convocou todos os professores aprovados no último concurso e que aguarda a conclusão das matrículas para avaliar a possibilidade de contratar novos professores.

Nas ondas do rádio - II

A Educadora AM de Ribeira do Pombal deve, no mínimo, uma explicação convincente a seus fiéis ouvintes, entre os quais o Blog do Gomes.

Como noticiado em primeira mão neste espaço virtual, a Prefeitura resolveu honrar velhos compromissos financeiros que tinha com a emissora. Mas tudo indica que o acordão foi mais complexo do que se poderia imaginar.

Hoje, os ouvintes da Educadora puderam saborear durante a transmissão esportiva os lúcidos comentários do secretário de Administração e Finanças da Prefeitura, o sr. Paulo Henrique Alves Sampaio.

A competência do sr. Paulo Sampaio está fora de qualquer avaliação. Não desejamos discutir a habilidade esportiva de Sua Excelência. O que desejamos enterder é o motivo pelo qual uma relação que estava declaradamente estremecida foi reatada com tanta intimidade e juras de amor até o atraso da próxima prestação?

Campeonato municipal - II

Repórter elogia política esportiva da Prefeitura

Ao ser entrevistado pela rádio Educadora o cartola do Santos, Luís Carlos, aproveitou a oportunidade para criticar torcedores arruaceiros e agradecer ao "prefeito Dadá" por ter prestigiado a estréia vitoriosa dos pardais hoje no Ferreirão.

Pedro Mel, que o entrevistava, endossou a crítica contra os bandalhos, mas lembrou que o campeonato é obra de um política bem-sucedida do prefeito Zé Grilo no campo do lazer e do esporte, que estava abandonado pelo Poder Público até o final de 2004. O repórter fez questão de ressalvar, pórém, que se referia somente à política esportiva.

Campeonato municipal - I

Na segunda rodada do campeonato pombalense deu Santos 4 X 2 Curralinho. Mais informações no JoilsonCosta.com, que está lincado nesta página (Veja Links do Blog à direita).

24.2.07

Rodízio do Joilson

Com farto banquete de pizza, show de Kbeção, refrigerantes à vontade, tudo a custo 0800, aconteceu neste sábado o saboroso lançamento oficial do site www.joilsoncosta.com.br.

Além dos convidados que lotaram o espaço Mona Pizza, compareceram ao evento a comunidade da blogofesra, entre os quais o Blog do Gomes, o Blog do Marcelo Silva, que acabou de entrar no ar, e a TV Pombal do competentíssimo comunicador Cleisson Cardoso.

A impressa falada também estava lá. Paulo Gomes, gerente da Canabrava FM, Tenório, gerente da Educadora AM, e Tarcílio, coordenador da Pombal FM.
O comilão da festa devorou cerca de 17 fatias de pizza.

Extra! Extra! Extra!

O mega-satélite do Blog do Gomes conseguiu captar com nitidez extraordinária trechos da conversa entre representantes da Prefeitura e da rádio Educadora Santa Tereza AM de Ribeira do Pombal.

Ambiente: O Portal do Sertão:

P: - Aceito a sugestão.

E: - Que tal um patê de águia ao mel.

P: - Não! Não! Nada contra. Mas essa iguaria é um tanto quanto indigesta. Águia com mel, não! Por favor! Aliás, será que não dá pra tirar esse prato do cardápio?
E: Nada que um bom papo não resolva! Depende. Podemos tentar.

Campeonato municipal

A corrida pelo caneco da Terceira Edição da nova fase do campeonato muncipal de Ribeira do Pombal iniciou-se ontem.

A abertura foi marcada pela disputa equilibrada entre Vasco e Nova Esperança, com empate de 2X2.

Mais detalhes no mega sítio do famoso comunicador Joilson Costa, no qual o internauta terá acesso à tabela da fase classificatória. Para ficar bem informado clique no link acima.

Procura-se! Censo Previdenciário

O INSS publicou hoje Edital de Notificação dos beneficiários (aposentados, pensionistas), de todo o Estado da Bahia, representados junto ao órgão por procuradores, curadores e tutores, na forma da lei.
A Previdência informa que que os beneficiários baianos listados no edital não foram localizados no endereço informado no censo previdênciário, na diligência externa para comprovação de vida. O Edital encontra-se publicado nas páginas 21, 22 e 23 do jornal A TARDE, edição de 24/2/2007.

23.2.07

Câmara em foco

Vereador cobra mais aproximação do prefeito com a base aliada na Câmara Municipal

Ontem, sob a presidência do vereador Nathan Passos Brito, a Câmara de Ribeira do Pombal retomou os trabalhos realizando a 1ª sessão ordinária do penúltimo ano da atual Legislatura.

A sessão transcorreu de forma muito serena e equilibrada, tendo sido iniciada com vários discursos elogiosos ao célebre pombalense João Brito Carvalho (João de Dondom), cujo nome será eternizado no futuro Centro de Abastecimento, conforme proposição legislativa de autoria do edil Nathan Brito, também subscrita por seus pares.

Segundo a direção dos trabalhos, por motivos regimentais, a aprovação da homenagem prestada pela Casa Legislativa a João de Dondom teve de ser adiada para sessão do próximo dia 8, tendo em vista que se encontra na pauta o julgamento das contas do ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calsans, relativas ao exercício de 2004.

Foram à tribuna manisfestar adesão ao projeto os vereadores Marcelo Brito Costa, José Renilvado de Souza e José Walter Brito Barreto. Valtinho de Teté, por sinal, aproveitou o ensejo para convidar o prefeito a se reaproximar da base aliada.
- A falta de diálogo, o distanciamento do prefeito em relação aos vereadores da base de sustentação é um fato lamentável. Por falta de contato do prefeito e de seus secretários conosco ficamos vulneráveis aos ataques da oposição, pois não sabemos se são justos ou não. Faltam dados, informação, para defender o governo, que se encontra sem liderença nesta Casa, queixa-se Valtinho.

A bem da verdade, ataques ao prefeito saíram pelo ladrão durante a sessão. Fustigado pela oposição independente de Ribeira do Pombal, o vereador José Augusto Bitencourt bateu pesado no governo, deixando nas entrelinhas que boa parte do dinheiro público está sendo enterrada através de estranhas licitações nos inexplicáveis buracos de logradouros públicos ou até efeitando copas de árvores da cidade. O líder da oposição cobrou ainda a conclusão das obras inacabadas do Município, a exemplo da Praça Getúlio Vargas, do Centro de Abastecimento. O prefeito ficou indefeso, porém. Aliás, "por falta de dados", pontuou Tetezão.

Antes de encerrar a sessão o presidente da Câmara teceu oportuno elogio à Faculdades Ages, sediada em Paripiranga, por ter admitido em seu quadro de professores o advogado Gildson Gomes, ex-assessor jurídico do Poder Legislativo pombalense. "O que também é um motivo de orgulho para Ribeira do Pombal", assinalou Nathan.

20.2.07

O povo quer falar

O povo quer falar: "É certo que errar uma, duas vezes, é humano, mas a contumácia, a reincidência incontrolável, a prática habitual de erros está mais para opção deliberada do que para insuficiência mental."

Olodum no Pelourinho

Molecada do Oludum se apresenta no Pelourinho, Salvador. Enquanto isso, No Rio...

Carnaval carioca...

Passista da Porto da Pedra transborda exuberância

19.2.07

Carnaval em tempo real. Clique no link abaixo.

CARNAVAL AO VIVO.

Carnaval ainda é cultura

Resgatando o perfil cultural do Carnaval, Daniela Mercury, vestida de noiva caipira, puxa o bloco Crocodilo trazendo pra avenida temas folclóricos, como a quadrilha junina do São João nordestino, o Boi-Bumbá, de Parintins (AM).

"Basta punir. Só punir

André Petry, na VEJA 1996, 21/02/07:



"O que funciona é a certeza da punição. Portanto, ninguém precisa levantar a bandeira da pena de morte, da cadeira elétrica, da prisão perpétua. Isso é coisa do botãozinho mental"


Em alguns círculos da sociedade brasileira, nos quais se inclui uma penca de parlamentares, deve existir um botãozinho mental que é acionado sempre que acontece um crime bárbaro – é o botãozinho mental do aumento de pena. Um assassinato comove o país? O botãozinho mental defende uma lei prevendo pena maior para os assassinos. Um seqüestro provoca indignação geral? O botãozinho mental quer pena maior para seqüestradores. É sempre assim. Um menor participou do assassinato brutal do menino João Hélio? O botãozinho mental comparece defendendo pena maior para o menor. Agora, a Câmara aprovou um projeto em resposta ao assassinato de João Hélio: dobra a pena para quem alicia menores de 18 anos para suas atividades criminosas. Anotem aí: a medida pode ter o mérito de dar uma satisfação à sociedade, uma resposta à indignação coletiva, mas não vai resolver coisa nenhuma.

O dado intrigante é que todo mundo sabe – os especialistas já disseram isso dezenas, centenas, inúmeras vezes – que aumento da pena não reduz a criminalidade, não dissuade o criminoso. O Brasil já produziu exemplos claros desse ilusionismo. Diante do aumento de crimes como seqüestro ou estupro, veio a lei dos crimes hediondos, talvez a nossa mais vistosa jabuticaba jurídica. O objetivo tinha o equívoco de sempre: reduzir os crimes hediondos ao prever punição mais rigorosa. Não adiantou nada. Em 1990, cresciam os seqüestros no Rio de Janeiro – chegaram a trinta naquele ano –, e então seqüestro virou crime hediondo. Dois anos depois, os seqüestros no Rio haviam quadruplicado... Em 1996, houve 8.000 casos de estupro no país. Virou crime hediondo. No ano seguinte, foram 14.000...

O que funciona no combate ao crime – e os especialistas também já disseram isso inúmeras vezes – não é o tamanho da pena, mas a certeza da punição. Portanto, ninguém precisa levantar a bandeira da pena de morte, da cadeira elétrica, da prisão perpétua. Isso é coisa do botãozinho mental. O que funciona é levantar a bandeira da punição: que o criminoso seja encontrado, julgado, condenado e cumpra a pena a que for condenado. Só – ou tudo – isso. O Brasil precisa parar o carrossel da impunidade. É na vastidão da impunidade que está o veneno. E que ninguém se iluda: a impunidade no Brasil não beneficia só ricos e brancos. Acolhe também pretos e pobres, ainda que eles sejam a população que lota os presídios. A impunidade brasileira, que ninguém se iluda, é democrática.

É fácil dizer que a impunidade resulta da incompetência da polícia, da morosidade da Justiça. Isso é verdade, mas sua raiz está na falta de coesão da sociedade. Numa terra em que o estado chegou antes da nação, os botocudos clamam por punição quando os atingidos pertencem ao próprio grupo. É um fenômeno interessante do ponto de vista sociológico, ainda que seja repulsivo do ponto de vista ético. Advogados se chocam com a morte de advogados. Cariocas se chocam com a morte de cariocas. Sim, o Brasil ficou chocado com a morte de João Hélio. Isso também é verdade. Mas cadê a missa de sétimo dia na Catedral da Sé em São Paulo? Cadê a passeata nas ruas de Belo Horizonte ou Brasília? Cadê o minuto de silêncio nos estádios de Porto Alegre ou Salvador?"

Maioridade penal

Com a finalidade fornecer subsídios ao internauta e de contribuir para o debate sobre a questão da maioridade penal, transcrevemos, na íntegra, matéria da VEJA ON-LINE:*




A morte do menino João Hélio, de 6 anos, arrastado por um carro depois de um assalto no Rio de Janeiro, reacendeu o debate sobre a redução da maioridade penal no país. Como em outros crimes violentos, menores de idade tiveram papel ativo no brutal crime - mas poderão ficar no máximo 3 anos presos. Saiba quais são os principais argumentos dos defensores e dos críticos da medida - e como a mudança na lei poderia ser realizada.

10. Que propostas sobre maioridade penal serão avaliadas pelo Congresso Nacional?
11. Quando a Câmara dos Deputados votará as propostas de redução de maioridade penal?

*Clique nos links e vá direito às respostas.

18.2.07

É carnaval!!!


Ivete arrasa com o bloco os corujas em Salvador - BA. A qui por perto, a Pombal FM informa que ontem compareceram em torno de 11 mil foliões em Caldas de Cipó, deixando entrever que hoje a folia também promete, apesar das intermitentes quedas d'água na região. Caldas do Jorro estava lotada até há pouco. Muita gente sambando e se banhando por lá...

17.2.07

Menor delinqüente deve ir para cadeia?


O cruel assassinato de uma criança na cidade do Rio de Janeiro veio requentar o debate sobre a maioridade penal porque na prática do crime estaria envolvido um indivíduo menor de 18 anos.
Sobre o tema publicamos o artigo A questão da maioridade penal*, no famoso site joilsoncosta.com.br, para o qual remetemos a amiga ou amigo internauta. Dê seu palpite! Opine sobre o assunto!

*Clique no link e leia o artigo na íntegra.

16.2.07

Tá dentro


Com o título "Tá fora", o blog POMBAL VERDADE informa que "SARBÉLIO NÃO É MAIS SECRETÁRIO DE OBRAS DO MUNICIPIO DE RIBEIRA DO POMBAL".

A informação merece reparo. Agora há pouco, Sarbélio assegurou ao Blog do Gomes que permanece Secretário de Obras de Ribeira do Pombal.
O que o Secretário pretende, em verdade, é mudar de função. Mas o prefeito ainda está avaliando a proposta.

É isso.

15.2.07

Viva à folia!!!. O blog já entrou no clima.

Zé Grilo recua e cancela privatização da limpeza pública


Quem não leu a edição nº 19.338, do Diário Oficial dos Municípios, publicada dia 08/02/07, perdeu uma excelente oportunidade de sentir o poder de fogo dos blogs, em especial do Blog do Gomes, que deu um estupendo furo de reportagem no momento em que chamou à atenção da sociedade pombalense para o desatino da privatização da limpeza pública de Ribeira do Pombal patrocinada pelo prefeito Zé Grilo.

Sob o título "Aviso aos navegantes", este espaço virtual divulgou que tinha sido publicado na edição do jornal A TARDE do dia 11/01/07 (p. 12) Aviso de Licitação, na modalidade concorrência pública (Edital da Concorrência Pública nº 001/07), através da qual o prefeito Zé Grilo pretendia transferir para iniciativa privada o gerenciamento e a execução da limpeza pública em Ribeira do Pombal.

Alertada, a nova opinião pública de Ribeira do Pombal entrou em cena. As emissoras de rádio fizeram um excelente trabalho, abrindo canais de comunicação direto com a sociedade. Os "blogs sem cara" e o de Joilson Costa desceram a ripa na estupidez da Prefeitura. Licitantes impugnaram o edital, abalando definitivamente a farça.

No final, o resultado não poderia ter sido outro: o povo venceu. Zé Grilo acabou recobrando a sensatez, ao determinar o cancelamento da licitação. Com essa atitude revelou um aspecto positivo, mostrando que não foi ainda picado pela mosca azual. É o que se lê no extrato abaixo:

EDITAL CANCELADO

2 DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS


Salvador • Quinta-feira
08 de fevereiro de 2007
Ano XCI • No 19.338


PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRA DO POMBAL

CNPJ Nº 13.809.397/0001-09
AVISO DE CANCELAMENTO DE LICITAÇÃO
A Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal, em razão do pedido de impugnação do edital e resolve cancelar a licitação Concorrência Pública nº 001/07. Ribeira do Pombal, 07 de fevereiro de 2007.

Tribuna do Blog

COELBA DE PARABÉNS
A Concessionária de Serviços Públicos COELBA, Companhia de Eletricidade da Bahia, através de seu Gerente, o Sr. Fernando, demonstrou, nesse último dia 13 de fevereiro, eficiência e capacidade operacional.
Por ocasião da forte chuva e trovoadas que atingiram Ribeira do Pombal e cidades vizinhas, na terça-feira, 13 de fevereiro, o serviço de fornecimento de energia elétrica foi interrompido em função de danos causados nos equipamentos da Concessionária. Graças a iniciativa prudente do seu Gerente, Sr. Fernando, em tempo hábil os serviços voltaram à normalidade, tranqüilizando as comunidades atingidas pela chuva.
Além da agilidade no serviço de reparo, a COELBA, imediatamente, colocou um serviço de som avisando à população sobre os danos e previsão de restabelecimento do fornecimento de energia, colocando-se, ainda, ao inteiro dispor da população para sanar quaisquer dúvidas. Parabéns COELBA pela prudente iniciativa e empenho na prestação do serviço público.

Dr. Fabian Marcel Rotondano Gomes Longo

14.2.07

Por dentro dos blogs

O blog campeão de Ribeira do Pombal saiu de cena. Com o estupendo sucesso, Joilson Costa deciciu criar o site joilsoncosta.com.br. Isso vem gererando problemas enormes ao famoso comunicador. Há internautas que não dormem antes de dar uma olhadinha na tela do blog. O espaço virtual tornou-se a maior referência de comunicação da região.

Dona Fátima, ex-diretora da Casa da Cidadania, é fã incondicional do blog. Já a vimos protestando ao próprio Joilson. Os blogs "sem cara" também protestam e até fazem insinuações, injustas certamente.

Os visitantes do Blog do Joilson Contas estão habituados a abrir aquela fascinante home de fundo preto com letras verdes, cuja cor, por sinal, não passa de mera coincidência com aquela preferida de um certo governo.

Joilson lamenta a frustação dos internautas ao tempo em que assegura que o mesmo contéudo do blog está sendo publicado no www.joilsoncosta.com.br, onde concilia o agradável com o útil.

Para resolver o problema de publicidade do blog sugerimos a Joilson que utilize o serviço AdSense para Bloggers e ganhe muito dinheiro. Mas, por favor, não abandone um importante instrumento de comunicação que já se incomporou à nova cultura de Ribeira do Pombal.

Alagamento



A forte tempestade que caiu ontem em Ribeira do Pombal deixou marcas preocupantes. Além de inundar residências, conforme registrado pela rádio Educadora AM, pôs à prova o sistema de escoamento das águas pluviais. A foto mostra um veículo que por pouco não submergiu num canal em frente ao Colégio Evência Brito.

10.2.07

Um milhão e meio de reais é o valor do rombo!!!

Se não receberam, Eri e Apólo vão receber, por conta dos serviços prestados à Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal, em 2002 e 2003, na gestão do ex-preso Dadá, uma notificação da Receita Federal para quitar os impostos e multas devidos pela Canabrava Produções Artísticas ao Fisco Federal, no valor de R$ 1.525.186,90 (Um milhão, quinhentos e vinte e cinco mil, cento e oitenta e seis reais e noventa centavos).
A cifra foi apurada nos autos de Ações Populares que tramitam na Vara da Fazenda Pública de Ribeira do Pombal, movidas pelo cidadão Gildson Gomes dos Santos, que desbaratou o escandaloso esquema de sonegação de impostos.

Momento light

Fotos: Henrique Madson

Ao fim de uma semana marcada por inúmeras tarefas acadêmicas, estudantes de direito da Faculdades AGES, reúnem-se no centro da cidade de Paripiranga para um saudável bate-papo. Ninguém é de ferro, afinal!
O blog foi lá conferir e só não aprovou a lentidão no atendimento da lanchonete. A cerveja estava no ponto, uma delícia! Os estudantes de tucano também foram muito gentis, ao bancarem a conta.

Enlace matrimonial



Casaram-se em 27/01/07, na Igreja Velha de Ribeira do Pombal, Maria José e Gilson. O blog deseja felicidades ao jovem casal.

9.2.07

Nas ondas do rádio

Os poderosos satélites do Blog do Gomes acabaram de captar a sintonia da Prefeitura de Pombal com a rádio Educadora AM. Enfim, o prefeito Zé Grilo resolveu se entender com o empresário Roberto Pazzi, naturalmente se desvencilhando da dívida que o município tinha com a emissora.


A cara de Pazzi já não parece tão carrancuda. Os efeitos dessa composição amigável só poderão ser notados ao longo do tempo, principalmente na linha do até então combativo programa Primeira Página, ancorado pelos radialistas Joilson Costa e Pedro Mel, cujas atuações têm sido exemplares do ponto de vista da ética jornalística.

Berlinda - II

TJ mantém Rosa no cargo

Ontem, a poucas horas do julgamento, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, BENITO FIGUEREDO, decidiu recuar para manter a decisão de 1ª Instância que suspendia o processo de cassação da prefeita Rosângela Abreu. A decisão de 1º grau é provisória, entretanto.

Consultada por este blog, a oposição enclidense informa que tem muita "bala na agulha" e que vai contra-atacar por outro fanclo. "É assim, saiu ACM, entrou Gedel Vieira Lima", resmunga um carlista sertanejo.

A referência naturalmente diz respeito aos áureos tempos em que o senador Antonônio Carlos Magalhães ditava as sentenças do Judiciário baiano em favor de aliados políticos.

É isso.

7.2.07

Na berlinda - I

Prefeita de Euclides da Cunha pode ter mandato cassado

A prefeita de Euclides da Cunha, ROZANGELA LEMOS MAIA DE ABREU, pode perder o mandato na próxima sexta-feira(09/02/07), caso a Câmara Municipal acolha o relatório da Comissão Processante que apurou as supostas irregularidades praticadas pela alcaide, conforme denuncia a carta abaixo, remetida via e-mail pelo vereador Bolívar Francisco Alves à redação do blog. Segue transcrição na íntegra:

"Euclides da Cunha, 04 de fevereiro de
2007.

Ao
Programa
BALANÇO GERAL

TV
Itapoan
Salvador – Bahia
Senhor
Apresentador;

RAIMUNDO
VARELA

Euclides da Cunha,
Cidade do sertão baiano encravada no polígno das secas, na história política administrativa deste município, nunca se viu tanta corrupção como a que vem ocorrendo nesta administração municipal. Por várias vezes, os Vereadores Bolívar Francisco Alves, Péricles Abreu (Pequinho) Romilda Lisboa Costa, Francisco Assis de Melo (Diassis) denunciaram ao Ministério Público Estadual aqui em Euclides da Cunha, com provas documentais, ao Tribunal de Contas dos Municípios, conforme processos nºs 04527-06, 04528-06, 04529-206, 10593-06, 10853-06, 13594-06, o qual no ultimo dia 19/12/2006 opinou pela rejeição, porque irregulares são as contas da Prefeitura de Euclides da Cunha conforme processo nº 878/06 TCM, bem como a Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia, a Secretaria Estadual de Educação, ao Poder Judiciário, apontando todas as irregularidades em licitações, desvio dos recursos do FUNDEF, contratos sem licitações com empresa de transporte escolar, empresa de lixo e empresa de construção civil, criadas unicamente para a recuperação de prédios escolares, as quais promovem, um verdadeiro festival de superfaturamento, decretação de estado de emergência no município o qual não reconhecido pelo Governo do estado, apenas para fugir da lei de licitações, com isso levar o dinheiro deste povo tão carente e sofrido.

A Câmara Municipal de Euclides da Cunha instalou uma CPI, instalou uma comissão Especial, a justiça barrou as duas, por último instalou-se uma Comissão Processante, para apurar todas as irregularidades existentes na administração Publica Municipal, mas a JUSTICA de Euclides da Cunha por duas vezes suspendeu, através de liminares, recorremos ao tribunal de JUSTICA da BAHIA, o qual cassou as duas liminares, e os trabalhos prosseguiram até que veio um Juiz da Cidade de Uaua deu uma SENTENCA suspendendo novamente os trabalhos da comissão, recorremos ao tribunal de JUSTICA da BAHIA mais uma vez, o qual no ultimo dia l9/01/07 acatou pedido da câmara municipal, e a comissão voltou aos trabalhos normais, e chegou à conclusão final pedindo a CASSAÇÃO do mandato da PREFEITA MUNICIPAL DE EUCLIDES DA CUNHA A SRA ROZANGELA LEMOS MAIA DE ABREU, a qual ficou marcada para o dia 09/02/2007 a ser iniciada às 10 horas da manha na SEDE DA CAMARA MUNICIPAL para que possamos dar uma resposta a sociedade, que tanto conclama por JUSTICA, e assim parar com a destruição, o desmando, e o desvio do dinheiro público em nosso município.

É o caos total em todas as áreas da administração do município. A perseguição a funcionários, desmandos na área de saúde, educação e em todos os setores da vida pública de Euclides da Cunha, só vendo para crer. É como diz você mesmo, não há governo bom se o povo vai mal, e aqui vai muito mal.

Nesta oportunidade, aproveitando este espaço, clamamos às autoridades competentes, para adotarem, urgentemente, medidas para a proibição dos desmandos que se instalou em Euclides da cunha, cidade pacata e ordeira do nosso sertão baiano, desmandos estes, produzidos pela senhora Prefeita Rosângela Lemos Maia de Abreu, a conhecida em todo o estado da Bahia, como a Marajá do Sertão, face ao seu pequeno salário de R$10.000,00, (dez mil reais mensais).

Atenciosamente

Bolívar Francisco Alves – Vereador
RG 855.239 – Ba.
End. Distrito de Ruylândia – Euclides da Cunha –
Bahia"

4.2.07

O Grilo e o Mico

Pagar mico tornou-se marca inconfundível do prefeito Zé Grilo. Vira e mexe aparece ele na imprensa anunciando ações que dependem da boa vontade alheia. Via de regra, o tempo passa e nada acontece.

Não faz muito, Zé Paga Mico anunciou via imprensa que boa parte dos problemas do Município seriam resolvidos com o recebimento da maldita Certião do INSS. Fizera até propaganda do famoso advogado incumbido de executar a árdua missão.

Pois bem, até agora, nada! E, se sua assessoria permanecer cochilando, o prefeito vai ter de pagar mais esse mico, sem prejuízo dos justos honorários do famoso advogado. É que, no processo nº 2006.33.06.003146-5, em andamento no juízo da Vara Federal Única de Paulo Afonso, foi proferido o seguinte despacho:

"Tendo já sido ultrapassado o referido prazo, não se justifica mais a tutela de urgência, pelo que a indefiro. Em face do aditamento à inicial de fls. 29-32, processe a presente ação na classe ordinária."

Isso significa que a liminar foi negada. E que Zé Grilo terá de buscar outro atalho, se quiser firmar algum convênio ainda neste ano. Isso, porém, não depende somente de marketing fora de hora.

Justiça em debate

De ELIO GASPARI, na Folha de S. Paulo, hoje:

"O viés dos juízes pelos pobres é lenda

Num litígio judicial com o andar de baixo, o de cima tem até 45% mais chances de prevalecer
DOIS ADVOGADOS DA Universidade de São Paulo deram um tiro na testa da teoria segundo a qual o Judiciário está entre os produtores de uma "incerteza jurisdicional" que favorece o andar de baixo, inibe o crédito e o funcionamento do capitalismo em Pindorama. A trava foi apontada em 2004 num trabalho de três marqueses das ekipekonômicas: Pérsio Arida, Edmar Bacha e André Lara Resende, todos com carreiras de sucesso na academia e na banca. A "incerteza jurisdicional" derivaria, entre outros fatores, de um viés dos juízes, que buscam promover a justiça social em litígios relacionados com o crédito e o respeito aos contratos.

A teoria amparou-se numa pesquisa feita na elite. Dirigida por Bolívar Lamounier, mostrou que 61% dos juízes entrevistados preferiam decidir a favor dos fracos. Outra, específica, de Armando Castellar, com um universo de 741 magistrados, confirmou o achado: a defesa da justiça social deve prevalecer na defesa do consumidor (55,4%) e nos contratos trabalhistas (45,8%). Lamounier e Castellar retrataram o que os juízes gostariam de fazer (ou gostariam que se dissesse que fazem). Ivan César Ribeiro e Brisa Lopes de Mello Ferrão, da Universidade de São Paulo, testaram a premissa da tese e foram ver o que acontece na vida real. Estudaram amostras de 181 decisões judiciais de São Paulo e outras 84 de 16 Estados. Lidaram com cálculos arcanos, como modelos de regressão e de análise binária, vulgo Probit. (Noves fora José Luís Bulhões Pedreira, morto em outubro, advogado que sabe matemática é raro como selo Olho-de-Boi.)

As pesquisas geraram dois trabalhos, um assinado pelos dois e outro, mais extenso, de Ribeiro. Resultou que se dois litigantes buscam a proteção de uma mesma lei, aquele que está no andar de cima tem até 45% mais chances de sair vitorioso. Se o contrato favorece o forte, tende a prevalecer. Quando favorece o fraco, esgarça.

Ribeiro, que teve o seu trabalho premiado pelo Ipea, foi mais longe: quando uma das partes pertence ao andar de cima local, tem entre 26% e 38% mais chances de prevalecer do que um grande grupo nacional ou internacional. Ele chamou esse fenômeno de "subversão paroquial da justiça". Numa terceira constatação, mostrou que, quanto maior a desigualdade social numa região, maior é o conforto do poderoso. A chance de um cidadão de Santa Catarina conseguir a proteção de uma cláusula contratual num litígio com o andar de cima é três vezes maior do que a de um alagoano. Em bom português: "Não existe o favorecimento da parte mais fraca, ou seja, não há nenhuma evidência da aplicabilidade da hipótese da incerteza jurisdicional de Arida".

Em São Paulo, o Código de Defesa do Consumidor não protegeu uma cidadã contra um banco no caso de um contrato de financiamento de veículo. Já no Maranhão, o mesmo Código amparou uma empresa local que não pagou uma dívida de US$ 2,3 milhões. A outra parte era forte, mas na Suíça.

Descrita desse jeito, a pesquisa pode parecer uma pretensiosa transformação do pesquisador em instância de revisão judicial. O valor do trabalho está nos cálculos em quais se ampara, calafetando desvios da amostra, testando hipóteses e resultados.

No que se refere ao Judiciário, quem inibe o progresso econômico e social não é uma incerteza jurisdicional resultante de um favorecimento do andar de baixo. É a velha e boa "subversão paroquial" que privilegia o andar de cima do mundinho onde corre o litígio.

Serviço: Os dois trabalhos estão na internet e são contra-indicados como leitura de fim de semana.


Os Juízes Brasileiros Favorecem a Parte Mais Fraca? (Brisa Lopez de Mello Ferrão e Ivan César Ribeiro).

Robin Hood Versus King John: Como os Juízes Locais Decidem Casos no Brasil? (Ivan César Ribeiro).

(A versão em inglês dá menos trabalho. Basta passar no Google "Ivan Ribeiro Robin Hood") "

Aviso de Licitações - I





A Prefeitura de Ribeira do Pombal fez publicar, na edição do jornal A TARDE, de 3/2/07, p. 14, "AVISO DE LICITAÇÃO", informando "aos interessados que se encontra (sic) disponível na sede da Administração Municipal os Editais das seguintes licitações: Tomada de preços nº 001/07 - aquisição de Material Didático e Limpeza, Concorrência nº 002/07 Transporte Escolar."

2.2.07

Atração Fatal

A bruxa está solta em Pombal. Diacrino foi jogado aos leões. Não se sabe hoje quem é o chefe da mamata. Talvez aquele que sobreviver ao movimento autofágico do governo. Zé Grilo anda a tirocolo do deputado Nelson Pelegrino, a contragosto do sr. Jairo Monteiro, mas com o providencial socorro do secretário de Saúde, Sampario, velho amigo do parlamentar.

Dadá ameaça romper com Wagner acaso a adesão do Grilo Saltitante se confirme. O Pardal-rei só aceita dividir os cargos com o PT de Pombal se Sua Excelência, o Cardeal petista, romper com o Grilo.

Moral da história, dr. Jairo encontra-se emparedado. Não rompe com o Zé, tampouco abre mão de todos os cargos para o Pardal.

Eis mais um furo da fonte secreta do blog na Baía de Todos os Santos.