29.11.07

Vereador rompe com Zé Grilo

Muito magoado, dizendo-se ter sido humilhado politicamente pelo prefeito Zé Grilo, exatamente às 20h45 o vereador José Gois Rodrigues, o popular Zé Careca, subiu à tribuna para por um ponto final na sua relação política com o atual governo municipal.

Muitas coisas impublicáveis foram ditas que neste espaço não serão publicadas pelo fato de realmente serem impublicáveis. Não me parece entretanto ofensivo o fato de Zé Careca haver atribuído nota 10 aos governos Zé Renato e Nilson Brito, e "no máximo nota 4" ao de Zé Grilo.

Zé Careca, agora na oposição, fará parceria política como seu amigo Nelsinho Cardoso, ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável, recentemente demitido pelo prefeito Zé Grilo e declarado pelos "patetas" como o pomo da discórdia.

28.11.07

Nada de novo no Império de Canabrava

Velhos raposas começaram a se mexer. Todos com um único propósito: medir força política. Os rejeitados tentam chamar a atenção abrindo canais de comunicação e ameaçando lançar candidaturas. O governo não dá bola porque está certo de que todos são negociáveis. Por isso age com cautela para não inflacionar o mercado.

Entre rejeitados, derrotados e governo há, porém, um traço em comum: todos querem. Querem as chaves dos cofre públicos. Mas não oferecem nada em troca.

O governo municipal não tem e nem construiu um projeto para Ribeira do Pombal. Os corvos também não. Mas querem. Embora não apresentem alternativas à sociedade. Só querem tomar a teta de quem já está mamando, que, por seu turno, não pretende largá-la tão cedo. Fazem da política meio de vida, uma forma fácil, preguiçosa de sobreviver...

Enfim, tudo continua como dantes no império de Abrantes. Ou melhor, de Canabrava!

24.11.07

Rumo à Argentina

Pardais, morcegos e grilos podem comemorar!!! O emplumado Águia estará voando para a Argentina nos próximos dias em função de suas atividades acadêmicas. Não esqueçam, porém, que o satélite do blog vai ficar ativado.


"From: Joaquim
Miranda

To: advogadogomes
Cc: esjus
Sent:
Saturday, November 24, 2007 12:34 AM
Subject: Re:ENC: Seleção_doutorado
Caro Dr. Gildson,
Examinamos atentamente o currículo do senhor e reconhecemos que o senhor se acha perfeitamente qualificado para ingresso no doutorado da UMSA [Argentina].
A sólida formação escolar, a vasta experiência profissional, especialmente na docência, o recomendam como capaz de iniciar e concluir com sucesso o doutorado. Parabéns.
O senhor fica, portanto, à vontade para efetivar sua inscrição junto à ESJUS na ocasião em que entender mais oportuna.
Atenciosamente,
Joaquim Miranda.

>
>
>
> _____
>
> De: Prof. Gomes [mailto:]
>
Enviada em: sexta-feira, 23 de novembro de 2007 14:29
> Para:
esjus@esjus.com.br
> Assunto: Seleção_doutorado
>
>
>
> Olá,
>
>
>
> Tenho interesse em participar do programa de doutorado dessa instituição com a finalidade de avançar na carreira acadêmica e aperfeiçoar meu conhecimento jurídico.
>
>
>
> Pretendo efetuar pesquisa no campo do direito público ou teoria geral do direito."

21.11.07

Por dentro da mídia


Muita gente anciosa para saber o contéudo da entrevista do Águia ao jornal A Tarde. Aguardem! Tá chegando a hora!!!

Velho guerreiro deixa a Educadora depois de 15 anos

Acossado pelo tempo, o radialista Joilson Costa teve de tomar talvez uma das mais importantes decisões de sua vida profissional. Depois de resistir por 3 anos aos apelos da Pombal FM para voltar ao comando da programação matutina da emissora, finalmente o Velho Guerreiro se rendeu. A partir do próximo dia 3, Joilson volta aos microfones da "10 da Bahia".

Os termos do novo contrato são mantidos a sete chaves. Entretanto, ao blog, Joilson admite que a proposta financeira foi irrecusável. "Já tô com 51. É ora de fazer meu pezinho de meia. Além disso, a FM se comprometeu a me dar ampla liberdade no comando do programa, cujo nome está sendo definido".

Boa sorte! Velho Guerreiro. São os votos do Blog do Gomes.

12.11.07

Justiça Federal receberá ações judiciais enviadas pelos correios

Hoje (12) o Tribunal Regional Federal da 1ª Região lança o projeto Protocolo Postal, iniciativa que irá ampliar o acesso de toda a população à Justiça Federal. O serviço vai possibilitar o encaminhamento de petições e recursos aos órgãos da Justiça Federal da 1ª Região, por meio de agências dos Correios do País. A iniciativa é fruto de convênio de cooperação técnica celebrado entre o Tribunal e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A solenidade de implantação do projeto e a assinatura do convênio serão realizadas às 17 horas no salão nobre do TRF, em Brasília, na Praça dos Tribunais Superiores, bloco A, Anexo I, SAU/SUL, quadra 2.

O protocolo postal irá permitir às partes interessadas protocolizar documentos sem a necessidade de deslocamento até a localidade onde está instalado o órgão destinatário da Justiça Federal da 1ª Região, seja Seção Judiciária - nas capitais dos estados - , subseções judiciárias - no interior - ou no próprio TRF-1ª Região. Isto significa que um cidadão morador de Minas Gerais, por exemplo, poderá ajuizar ação na Justiça Federal do Acre, sem ter que ir a Rio Branco. Basta ir até a uma agência dos Correios, e enviar a petição em envelopes ou caixas do Serviço de Encomenda Expressa dos Correios - Sedex. O novo serviço também se estende aos estados que não fazem parte da Primeira Região da Justiça Federal.

A descentralização do recebimento de petições traz maior comodidade às partes, além de rapidez processual. O maior beneficiado será o cidadão de menor poder aquisitivo, que deixará de pagar eventuais despesas de deslocamento de advogado, e passará a pagar apenas o valor do Sedex.

O protocolo postal seguirá as mesmas regras do protocolo oficial da Justiça Federal de primeiro e de segundo grau com relação ao prazo judicial. Serão consideradas a data e a hora da postagem nos Correios, e observado o horário de funcionamento da unidade destinatária. Para acompanhamento da parte interessada, o Tribunal disponibilizará em sua página na internet (www.trf1.gov.br) sistema de consulta do andamento da peça processual, por meio do número do registro do Sedex.

A iniciativa faz parte da Meta 2 do Programa de Metas - Biênio 2007/2008 do TRF-1ª Região, que estabelece a ampliação do Protocolo Descentralizado, com a inclusão do recebimento e encaminhamento de recursos e petições dirigidas a todos os juízos da Primeira Região, para atender a demanda dos jurisdicionados e das Seções e Subseções Judiciárias.

Fonte: Site TRF1

7.11.07

Por dentro da mídia - I


Repórte Edson Borges (foto), de A Tarde, informa que mátéria sobre Ribeira do Pombal "já está no forno".

Hum! Há um cheiro de batata assada no ar!

6.11.07

Justiça afasta prefeita por mais 90 dias

Euclides da Cunha - O juiz de direito André Andrade Vieira, auxiliar da Vara da Fazenda Pública de Euclides da Cunha, decidiu prorrogar o afastamento temporário da prefeita Rosa (PMDB) por mais noventa dias a partir de hoje.

A decisão atende a um requerimento do Minsitério Público que justificou a necessidade do afastamento para conclusão da instrução probatória. Rosa já se encontrava afastada do cargo por decisão do Tribunal de Justiça, que também tinha fixado prazo semelhante.

O comando da prefeitura euclidense encontra-se nas mãos do vice-prefeito Zezão (DEM).

Comissão da Câmara Federal vota projeto que legaliza a prostituição

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados vota hoje o projeto que pretende descriminalizar a prostituição. Segundo o autor da proposta, deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), a matéria exige o pagamento por prestação de serviços sexuais. O relator do projeto na CCJ, deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), adiantou que dará parecer pela constitucionalidade do projeto, mas, em relação à análise do mérito, o parecer será pela rejeição.

4.11.07

Vocabulário Politiquês


- Acordo: composição admirável da oposição com um governo que ela chama de abominável.
- Amizade: sentimento de fraternidade eterna que tucanos e ‘demos’ nutrem um pelo outro enquanto esperam pelo rompimento definitivo.
- Brasil: um belo ponto no mapa, ideal para erguer uma nação.
- Cabide: artefato público no qual são pendurados os interesses privados.
- Cabral: o grande culpado.
- Cegonha: meio de locomoção que conduz às páginas da Playboy.
- CPMF: contribuição provisória que conserva a Saúde do Tesouro em permanente ordem.
- Democracia: sistema de governo que permite à burguesia terceirizar o poder a um operário.
- Dúvida: vocábulo que separa os tolos em dois grupos: os que duvidam de tudo e os que não duvidam de nada.
- Espelho: superfície refletora na qual um tucano enxerga um petista e vice-versa.
- Estado: Ente que cria os tributos que ele mesmo vai arrecadar e desviar.
- Fidelidade: sentença do TSE que, confirmada pelo STF, obriga o político a conter as suas pulsões partidárias.
- Firmeza: qualidade atribuída aos que hoje são contra tudo aquilo que amanhã defenderão enfaticamente.
- Governo: um mal cada dia menos necessário.
- Hipocrisia: a sinceridade depois da queda da máscara.
- História: conjunto de mentiras que deram certo na vida.
- Incompetência: inabilidade que, em Brasília, é exercida com refinada competência.
- Indignação: cólera que acomete o brasileiro no intervalo que separa um Carnaval do outro.
- Jornal: rascunho do dia passado a sujo.
- Leite: mistura de ácido com água oxigenada, acrescida de gotas de uma substância extraída das tetas da vaca.
- Ladrão: o político do outro partido.
- Mentira: uma verdade à espera da melhor ocasião para acontecer.
- Nostalgia: saudade dos tempos em que laranja era só uma fruta.
- Orçamento: documento que discrimina a receita e relaciona as despesas públicas que vão sair pelo ladrão no exercício seguinte.
- Partido: agremiação política integralmente financiada pelo déficit público.
- Quadrilha: uma repartição pública negociada privadamente.
- Radical: um moderado que ainda não chegou ao poder.
- Razão: faculdade daquele que tem a caneta e a chave do cofre nas mãos.
- Semântica: vista com uma dose de otimismo, conduz à conclusão de que todas as letras de possível estão contidas no impossível.
- Tucano: ave de gaiola, que Lula decidiu alimentar.
- Unanimidade: a incapacidade individual multiplicada pela nulidade de todos os que compartilham das mesmas idéias.
- Vantagem: benefício concedido àqueles que, não tendo salário, não precisam pagar a CPMF.
- Xadrez: um tabuleiro que não foi feito para os que têm sensibilidade de damas.
- Zero: Elemento que, somado a outro de mesmo valor conduz ao oco do vazio.
Fonte: Josias de Souza: nos batidores do poder.

3.11.07

Mulheres no poder: uma missão possível

Com boa formação e luz própria, mulheres como Cristina Kirchner formam uma nova geração de governantes



DANIELA MENDES






Hillary Clinton, 60 anos
Candidata à Presidência dos Estados
Unidos


Política: foi uma primeira-dama atuante no governo democrata de Bill Clinton e tornou-se senadora por Nova York em 2000. Milita na área de saúde, direitos da mulher e geração de empregos
Estilo: aposentou os terninhos azuis por sugestão de Anna Wintour, diretora da Vogue América, e hoje dá preferência aos casacos pretos com blusas coloridas por baixo

No Parlamento, onde passou os últimos quatro anos, ela é conhecida como Madame Guillotine (Madame Guilhotina). Na província de Santa Cruz, onde fez carreira política, é La Bruja (A Bruxa) e no restante da Argentina é La Pingüina, em referência à sua origem patagônica. Apelidos não faltam à senadora Cristina Kirchner, eleita em primeiro turno no domingo 28 para suceder o marido na Presidência da República. Mas o que mais traduz sua personalidade (e o que ela mais gosta) é o de Rainha Cristina, título do filme protagonizado por Greta Garbo 70 anos atrás.

Cristina Kirchner assume o comando da Casa Rosada mais forte do que o marido Néstor Kirchner - ela ganhou em todas as províncias, com exceção de Buenos Aires, e tem sólida maioria no Parlamento. Com a consagração nas urnas da semana passada, tornou-se a 12ª mulher a administrar um país na atualidade. Junta-se, assim, à nova geração de poder feminino empossada no ano passado, como a presidente do Chile, Michelle Bachelet, a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel e a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf. Time do qual Hillary Clinton, ex-primeira-dama dos Estados Unidos e senadora por Nova York, poderá ser a capitã se vencer as eleições presidenciais do próximo ano.


Michelle Bachelet, 56 anos
Presidente do Chile

Política: dirigiu a Juventude Socialista no governo Allende e foi torturada e exilada na ditadura de Pinochet. Foi ministra da Saúde e da Defesa do ex-presidente Ricardo Lagos, quando ganhou projeção para disputar a Presidência
Estilo: é adepta dos tailleurs, não pinta as unhas e gosta de usar um corte de cabelo prático
Em comum, essas mulheres têm a sólida trajetória política ou acadêmica, como Ellen Johnson-Sirleaf, 67 anos, que é doutora em economia por Harvard e trabalhou no Banco Mundial antes de se tornar a primeira mulher a presidir um país africano. Nenhuma delas herdou de graça o poder do pai ou marido, como era comum no passado. Isabelita Perón, terceira mulher e vice do general Juan Domingo Perón, por exemplo, exerceu a Presidência da Argentina entre 1974 e 1976, após a morte do marido. "O fato de ser mulher do Kirchner não significa que Cristina não tenha sua própria história", diz Vera Chaia, professora de política da PUC de São Paulo. "Esta é uma geração que tem passado, todas têm mais de 50 anos. São mulheres maduras, com engajamento partidário." São exemplos importantes para as meninas de hoje, que têm em quem se espelhar quando pensam em fazer carreira política.

Freqüentemente comparada a Evita, primeira mulher de Perón, Cristina prefere ser lembrada pelas semelhanças com Hillary Clinton. Ambas estudaram direito, conheceram os companheiros na faculdade e tornaram-se senadoras por um Estado de projeção, diferente do berço político dos maridos onde viveram depois de casadas. "Ela tem a valentia de uma mulher inteligente e contemporânea, que soube construir um lugar e uma imagem importante, não independente de seu marido, e, sim, coexistindo com ele", afirma Cristina, que começou a vida política na Juventude Peronista nos anos 70.


Cristina Kirchner, 54 anos
Presidente da Argentina

Política: começou na Juventude Peronista nos anos 70, construiu a carreira política na província de Santa Cruz e é parlamentar desde 1989. Seguirá o modelo econômico social-democrata do marido, que tirou a Argentina de uma grave crise econômica
Estilo: faz duas horas de ginástica por dia, adora blusas estampadas e extravagantes e nunca sai de casa sem maquiagem
Hillary é a grande promessa de poder feminino para 2008. Favorita dos democratas, derrotaria o republicano Rudolph Giuliani por 51% a 43% para a Presidência dos Estados Unidos se as eleições fossem hoje, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto. Em um país com tradição de primeiras-damas marcantes, Hillary conseguiu a proeza de sobressair diante de um presidente carismático, de superar a humilhação de ser traída com a estagiária sem posar de coitadinha e mostrar força política para construir uma base política própria a partir de Nova York. Como senadora, é discreta, mas presente. Chega cedo nas sessões, mesmo sabendo que será uma das últimas a falar por ser novata, e milita nas áreas de saúde, direitos da mulher e geração de emprego.

Os desafios de administrar um país, independentemente do sexo do governante, são sempre enormes. Ellen Johnson-Sirleaf tem a missão de reconduzir a Libéria à normalidade após 14 anos de guerra civil. A socialista Michelle Bachelet enfrenta uma onda de protestos, greves, baixa popularidade e inflação alta no Chile. A conservadora Angela Merkel conseguiu dar impulso à Alemanha, o país cresce a mais de 2,3% ao ano, mas, em 2008, a China pode tomar do país o posto de terceira economia do mundo. Cristina Kirchner, dona de um temperamento forte e combativo, também tem muito trabalho pela frente. Controlar a inflação e acabar com a crise de energia, dois legados de seu marido, são suas tarefas mais urgentes.



Angela Merkel, 53 anos
Primeira-ministra da Alemanha

Política: conservadora e afilhada política do ex-chanceler Helmut Kohl, fez carreira no Partido Democrata Cristão como ministra para Assuntos da Mulher, da Juventude e do Meio Ambiente
Estilo: ela admite que a moda não lhe interessa, mas depois que ganhou mais visibilidade passou a usar cores mais vivas, alguma maquiagem e mais tintura no cabelo

Fonte: Istoé 1984, de 07/11/2007

Celebridade - II


Oi ela aqui: Juliana Paes, a dona das gordurinhas

1.11.07

Celebridade - I


Advinha a quem pertence as discretíssimas celulites (gordurinhas localizadas). (Em breve será publicada imagem frontal).