28.10.05
Câmara - I
Câmara - II
Quem frequenta a Câmara certamente se deu conta de que o vereador José Augusto Bitencourt mudou. Mudou para melhor. Não de lado, mas de postura. Ontem, este Blog observou um Zé Augusto leve, dinâmico, dono de si, longe daqueles discursos maçantes, redundantes.
Ao contrário do discurso circular de antes, deu pra notar que a fala de Zé Augusto passou a ter introdução, desenvolvimento e conclusão. O que lhe rendeu vários momentos de aplausos. Mesmo sem apelar ao sensacionalismo.
Outro aspecto que impressiona é a forma como Zé Augusto vem liderando a oposição. Tem-se mostrado um político hábil, aberto ao diálogo, persuasivo e colaborador. Não são raras as proposições de Zé Augusto acatadas pela base de sustentação do Governo. Seu Alfredo, enfim, deve estar orgulhoso com o novo perfil do neto.
Câmara - III
A partir da promulgação da Proposta de Emenda nº 7/2005, à Lei Orgânica do Município, cuja redação final foi aprovada na sessão ordinária realizada ontem, o valor do subsídio do prefeito municipal não poderá ultrapassar a 90,25% do subsídio do Governador do Estado. Ficou definido também que o salário do vice-prefeito pode chegar a, no máximo, 75% do subsídio do prefeito, e dos secretários municipais a 50%. Contudo, na prática, estas alterações só terão efeito a partir da próxima Legislatura.
27.10.05
Teste drive - I
Cumpre registrar também que a publicação do fato veiculado neste Blog não teve o intuito de ofender a honra dos maçons integrantes da Loja Maçônica Monte das Oliveiras.
A linha editorial deste Blog ocupa-se, tão-somente, com o aspecto objetivo das ocorrências cotidianas.
26.10.05
Efeito "Não"
- Agência Câmara
Cadê meu dinheirinho - I
25.10.05
Propaganda enganosa - Exclusivo
Cumpre registrar também que a publicação do fato veiculado neste Blog não teve o intuito de ofender a honra dos maçons integrantes da Loja Maçônica Monte das Oliveiras.
A linha editorial deste Blog ocupa-se, tão-somente, com o aspecto objetivo das ocorrências cotidianas.
30%
24.10.05
Direito de resposta
Ontem, este Blog anunciou, em primeira mão, a desistência de Sampario concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa da Bahia. A informação foi, porém, contestada agora há pouco pelo ex-vereador numa entrevista concedida ao repórter Raiman de Araújo da Educadora AM de Ribeira do Pombal.
Sampario nega que tenha desistido da candidatura e que está trabalhando para fazê-la acontencer. "Se me derem a legenda, serei candidato", assegura o empresário. Admitiu que dialóga com Nilson Brito como com qualquer outro político. É natural. Mas nega haver tratado do assunto pré-candidatura com o Morcegão.
A este Blog, por uma questão de ética, cumpre preservar a fonte da informação. Quando assumimos a responsabilidade de publicar o fato é porque nela confiamos. Não temos razão alguma para desmentir um fato do qual temos prova. Não inventamos nada. Contudo, respeitamos o posicionamento do ex-vereador. Ante a negativa, só o tempo dirá se Sampario irá em frente. Desde já, desejamos sucesso...
PS. Neste Blog, logo abaixo da postagem, há um espaço aberto para comentários dos visitantes. Acaso o pré-candidato Sampario deseje usá-lo ficaremos honrados com a distinção.
Exclusivo - Tesouraço em Pombal
23.10.05
Ribeira do Pombal diz "não" à proibição do comércio de armas e munição
Política - Exclusivo
Ação contra a Câmara dos Deputados é destaque no Jornal da Mídia
Advogado que pediu o 'impeachment' de Lula confia em vitória no STF
Salvador - Com base nos argumentos utilizados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para negar mandado de segurança requerido pelo deputado federal José Dirceu contra o processo de cassação de seu mandato, o advogado baiano Gildson Gomes dos Santos, autor do primeiro pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em aberto na Câmara dos Deputados, acredita que "a tese do impedimento ganhou musculatura".
Para ele, o STF "deixou muito claro que lesão ou simples ameaça de violação, em tese, a direitos individuais encartados na Constituição, praticada por autoridade parlamentar, não configura tema cuja crítica se encerra no horizonte do Poder Legislativo".
Através do Mandando de Segurança nº 25588/DF, cujo relator é o ministro Sepúlveda Pertence, o advogado pede ao Supremo Tribunal Federal a anulação do despacho da Presidência da Câmara dos Deputados, que nega seguimento ao recurso regimental interposto contra a decisão de arquivamento da denúncia formulada contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ação mandamental, com pedido de liminar, o advogado argumenta que a presidência do Câmara dos Deputados agiu arbitrariamente ao negar-lhe "o direito individual, líquido e certo", de recorrer ao Plenário da Casa contra a decisão que determinou o arquivamento da denúncia formulada no final de julho.
“A Constituição e o Regimento da Câmara dos Deputados asseguram-me o direito de recorrer do despacho de indeferimento da denúncia de impedimento do presidente da República, por isso entendo que se o Supremo Tribunal Federal manter a mesma linha de argumentação esposada, hoje, a chance de reverter a situação é enorme, conquanto a imprensa não venha dando importância a isso”, assegura Gomes dos Santos.
Cassação de Dirceu é meia condenação do presidente Lula
JÚLIO DELGADO, ao propor, na conidção de relator do processo disciplinar que tramita no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, a cassação de DIRCEU, pegou muita gente no contra-pé. Acreditava-se que o deputado, pelo fato de compor a base de sustenção do Governo Lula ao lado de DIRCEU, poderia arredondar as farsas do caixa-dois e do "eu não sabia" ou "não tenho conhecimento" ou "não sou corrupto" ou "estou convencido da minha inocência".
Pelo contrário, o relatório de DELGADO foi tão retumbante e convincente que chegou a repercutir no âmago do Supremo Tribunal Federal. No dia seguinte à leitura do seu parecer, DELGADO foi citado expressamente, por várias vezes, no voto do insuspeito ministro CELSO DE MELLO, que, ressalvando a competência da Câmara dos Deputados para julgar o mérito, declarou ao vivo, para os telespectadores da TV JUSTIÇA, que não vislumbra qualquer "atipicidade na representação formulada contra DIRCEU" no Conselho de Ética.
Hoje, em sua entrevista, DEGALDO reafirma as conclusões de seu relatório, sustentando haver encontrado os fatos e as provas do mensalão, do qual "o deputado José Dirceu sabia. O presidente Lula talvez tenha tomado conhecimento de uma forma superficial. Não acreditou e foi omisso ao desconhecer, ou em não tomar as medidas, para que isso não acontecesse no seu governo".
Ora, quem visita o site do Jornal da Mídia, pode constatar que a tese repisada pelo deputado JÚLIO DELGADO, aliado de LULA e de DIRCEU, com todas as letras, é idêntica à veiculada no pedido impeachment apresentado pelo advogado baiano Gildson Gomes dos Santos contra o presidente da República, cuja tramitação encontra-se pendente no Supremo Tribunal Federal por força do Mandado de Segurança nº 25558/DF.
"A coerência, a racionalidade indicam que eventual cassação de DIRCEU colocará LULA no mundo das trevas. Da canalhice política brasileira. Repugna ao bom senso a punição política isolada do então todo poderoso Chefe da Casa Civil. O relatório de DELGADO mostra de forma iniludível que a "obra" foi arquitetada por DIRCEU, executada pelo PT, mas pertence ao atual presidente da República. De fato, LULA foi omisso, se desconhecia o mensalão, ou, se o conhecia, nada fizera para combatê-lo. Eis um dilema. A cassação de Dirceu representará apenas uma espécie de meia condenação política de Lula. É impossível evitar essa conclusão", remata o advogado Gomes dos Santos, autor do único pedido de impeachment em andamento.
20.10.05
Está dando empate
19.10.05
Mensalão
A denegação liminar da segurança requerida pelo deputado federal José Dirceu certamente entrará para a galeria das decisões históricas do Supremo Tribunal Federal. Não em função do placar esmagador manifestado pela Corte (7 x 3), mas pelas conseqüências que dela hão de vir.
Resulta como efeito imediato da deliberação suprema, o esquadrinhamento da noção de “decoro parlamentar”, que tanto tem angustiado a opinião pública.
A partir de agora, sabe-se que a caracterização da quebra de decoro parlamentar não se conforma ao mero arbítrio da maioria congressual porque a ordem jurídica exige-lhe tipificação legal ou regimental. O que estreita, e muito, a subjetividade do juízo político-jurídico.
A Suprema Corte brasileira também deixou muito claro que lesão ou simples ameaça de violação, em tese, a direitos individuais encartados na Constituição, praticada por autoridade parlamentar, não configura tema cuja crítica se encerra no horizonte do Poder Legislativo ou, simplesmente, matéria interna corporis. Por essa razão, o mandado de segurança de Dirceu foi admitido para, em seguida, ser negado initio litis.
Face às evidências cravejadas nas entrelinhas dos votos lançados, hoje, no Tribunal Pleno do STF, o advogado baiano Gildson Gomes dos Santos, autor do primeiro e único pedido de impeachment em aberto na Câmara dos Deputados, acredita que a tese do impedimento ganhou musculatura. Fortaleceu-se.
Gomes dos Santos, através do Mandando de Segurança nº 25588/DF, cujo relator é o ministro SEPÚLVEDA PERTENCE, pede ao Supremo Tribunal Federal a anulação do despacho da Presidência da Câmara dos Deputados, que nega seguimento ao recurso regimental interposto contra a decisão de arquivamento da denúncia formulada em desfavor do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ação mandamental, com pedido de liminar, que se encontra no Gabinete do ministro PERTENCE, o advogado aduz que a Presidência do Câmara Baixa agiu arbitrariamente ao negar-lhe o direito individual, líquido e certo, de recorrer ao Plenário da Casa contra a decisão que determinou o arquivamento da denúncia formulada em 28/07/05.
“A Constituição e o Regimento da Câmara dos Deputados asseguram-me o direito de recorrer do despacho de indeferimento da denúncia de impedimento do presidente da República, por isso entendo que se o Supremo Tribunal Federal manter a mesma linha de argumentação esposada, hoje, a chance de reverter a situação é enorme, conquanto a imprensa não venha dando importância a isso”, assegura Gomes dos Santos.
Piora posição do Brasil em ranking global de corrupção
18.10.05
Referendo
Hoje, às 19 horas, o advogado Gomes dos Santos (foto) participa de seu segundo debate sobre o referendo da proibição do comércio de projéteis e armas de fogo. O evento, patrocinado pela Pastoral, será realizado na Câmara de Municipal de Cícero Dantas. O primeiro ocorreu na Câmara Municipal de Ribeira do Pombal. Amanhã, ao meio dia, Gomes dos Santos estará na rádio Pombal FM debatendo o mesmo tema.
Papelão
A festa privada do bloco Me Beija não começou. Mas parece que não tem data para acabar. Dizendo-se vítimas de um verdadeiro "golpe do beijo", consumidores ameaçam procurar a justiça para recuperar o dinheiro pago pelas camisetas do bloco. Segundo apurou este Blog, os responsáveis pela marmelada tentaram vender gato por lebre. Negociaram o show da famosa banda Pagodart, no entanto puseram na avenida um grupo musical desconhecido do público e da mídia.
Tão logo se deram conta do golpe, foliões invadiram a sede provisória do Me Beija para cobrar explicações, que, até o momento, não foram dadas de forma satisfatória. Há notícias de que algumas vítimas tentaram fazer justiça com as próprias mãos. Outras, revoltadas, só não tornaram a Avenida Evência Brito em praça de guerra graças à eficiente intervenção da Polícia Militar.
Por pouco, o mico anunciado não resvalou na bem sucedida festa oficial, patrocinada pela Prefeitura Municipal. Ainda assim, o prefeito Zé Grilo não tem conseguido evitar o constragimento de ter que explicar à sociedade que a realização da festa do Me Beija foi promovida pela inciativa privada. "Não tenho nada a ver com bloco ou trio elétrico", esclarece o prefeito.
16.10.05
Me beija
Ribeira do Pombal - A organização da festa profana entrou em polvorasa quando alguém decidiu dar uma forcinha ao amigo bloco Me Beija, liberando o trio para tocar na avenida fora da grade programação.
Segundo apurou este Blog, o fato ocorreu porque a demanda pelas camisetas estava muito baixa. Apesar do privilegiado monopólio, poucos eram os foliões que estavam dispostos a desembolsar R$ 25,00 para desfilar numa avenida que naturalmente é do povo.
Talvez por isso, os organizadores tenham ficados tão grilados com a inesperada concessão.
Blog do Gomes
Ribeira do Pombal - Ontem, no Complexo Ferreira Brito, o advogado Gomes dos Santos apresentou à imprensa local essa mais nova e poderosa forma de comunicação: o blog.
O blog é um diário pessoal. Uma tribuna diária. Um espaço interativo. Um local para discussões políticas. Um canal com as últimas notícias. Idéias.
Os blogs mudaram a internet, causaram impacto na política, agitaram o jornalismo e permitiram que milhões de pessoas passassem a ter voz e a se comunicar com as demais.
O nosso objetivo é, através deste instrumento interativo, repercutir os assuntos de interesse geral na comunidade de Ribeira do Pombal, conferindo-lhes a maior transparência possível, posicionando-se de forma independente sempre que o tema exigir.
Agradecemos à Canabrava FM, à Pombal FM e à Rádio Educadora pela acolhedora recepção ao Blog do Gomes, que, para nossa surpresa, além de ser pioneiro na cidade, já é referência perante a opinião pública.
Festa da padroeira
Ribeira do Pombal (BA) - Ontem, por volta das 23 horas, o prefeito de Ribeira do Pombal, Zé Grilo, declarou solenemente aberta a 37ª Vaquejada do Município. Lembrou o alcaide que Ribeira do Pombal foi a primeira cidade da Bahia a realizar oficialmente uma vaquejada. Hoje, um esporte tradicional do Nordeste brasileiro.
A progamação foi executada a partir de um breve discurso do prefeito, seguido da apresentação das bandeiras nacional, da Bahia, de Ribeira do Pombal, bem como das de todos os estados da Federação que participam do evento. Na sequência foram exibidos painéis com as imagens de Cristo, Nossa Senhora Aparecida e da padroeira local Santa Tereza, encerrando-se com um mega-show pirotécnico nunca visto antes na cidade.
Turistas e pombalenses lotaram as arquibancadas do parque Segismundo Macêdo para assistir a abertura do evento. Os momentos mais marcantes ocorreram durante o decerramento dos painéis religiosos, e do show pirotécnico finalizado com uma enorme cascata de fogos de artifício. A disputa dos vaqueiros pelo 1º prêmio começou logo após a solenidade.
Cartão vermelho
Quando estava no poder, o ex-prefeito Dadá andava cercado de seguranças para se proteger de um inimigo invisível. Não passava de jogo de cena para iludir os desavisados e de populismo injustificável. Agora, desapeado do poder, Dadá anda cercado de seguranças para intimidar o povo, que, em algumas de suas raras aparições, chamou-o de "ladrão". (Na inauguração do HGST e no Estádio Ferreirão, em jogo do campeonato municipal).
Parece que o ex-prefeito não aprendeu a lição. Se intimidação funcionasse em política, as ditaduras seriam eternas. Quase todas caíram, felizmente. E as que restam não resistirão. Aliás, ele próprio foi vítima de sua equivocada estratégia intimidatória. Ora, se a intimidação não funciona em favor dos governantes, como pode ser útil a quem pretende fazer oposição?
Políticos populistas e violentos, no mínimo, estão fora de moda. A partir do momento em que o cidadão pombalense passou a experimentar o doce sabor da democracia plena em Ribeira do Pombal, vê político cercado de seguranças, além de ser engraçado, parece reprise de filme de bangue-bangue.
Por falar em faroeste, este Bolg está averiguando junto à Polícia se a segurança pessoal de Dadá tem autorização federal para portar arma de fogo. Com a palavra o Dr. Equiber, que tem dado cartão vermelho às armas de fogo. Resta aguardar para ver se na prática o discurso funciona.
Cartão amarelo
Ribeira do Pombal - A rejeição das contas da Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal relativas ao ano de 2002 é uma espécie de 1º cartão amarelo ao projeto político do ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans. O cartão agora está em poder da Câmara Municipal, que, se aplicá-lo, aprovando o paracer do Tribunal de Contas dos Municípios, colocará o ex-prefeito fora de combate político nos próximos 3 anos, frustando, portanto, a sua pré-candidatura a deputado estadual.
Se não quiser ficar inelegível, Dadá terá que conquistar os votos de 6 dos 9 vereadores da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal. Até agora sabe-se que 3 vereadores o apoiam (Zé Augusto, Baixinho? e Zui. Faltam só mais 3, no universo formado pelos vereadores: Nathan Brito; Abdias, Valtinho de Teté, Marcelo Brito, Elias Brasil e Zé Careca.
Bola fora 2 - Exclusivo
O chute do Tribuna Regional de Ribeira do Pombal passou longe. Hamilton Rodrigues informa com exclusividade a este Blog que não disputará as eleições em 2006. "Nas próximas eleições vou apenas apoiar a pré-candidatura à deputança estadual do ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans", mais novo filiado do PDT de Ribeira do Pombal.
Bola fora 1
Quem lê a última edição do Tribunal Regional de Ribeira do Pombal tem de levar em conta que o promotor de justiça, cuja foto aparece em uma de suas páginas, não se chama Dr. Ricardo Menezes. Mas sim Dr. Manoel Magalhães, da 1ª Promotoria da Comarca de Ribeira do Pombal. Souza, o editor do jornal, não se apercebeu que o Dr. Ricardo, titular da 2ª Promotoria, usa óculos.
15.10.05
10 anos de Educadora Santa Tereza
Dez anos de muita informação, música e entretenimento
Bahia se defende contra a aftosa
A Defesa Agropecuária promete ampliar a fiscalização nas divisas do Estado para evitar a entrada de gado clandestino. ADILSON FONSÊCA, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), resolveu fechar todas as divisas com outros Estados para evitar a entrada de gado clandestino. Às 43 barreiras policiais fixas e outras 20 móveis instaladas nas divisas com Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, foram acrescentados ontem outros cinco postos de controle fixos e oito postos móveis.Os novos postos serão instalados nos municípios que fazem divisa com Goiás e Tocantins, na região Oeste, e com Minas Gerais e Espírito Santo, nas regiões Extremo Sul e Sudoeste. Serão auxiliados por oito equipes móveis que percorrerão as estradas vicinais dessas regiões para impedir a entrada de gado clandestino no Estado.
Festa da padroeira
No geral, a avaliação da organização da festa é boa. Contudo há quem aponte a necessidade de "pipis-móveis" (sanitários químicos), no local dos festejos. O Turista Carlos Costa, de Uberlândia - MG, confindenciou a este Blog que, ontem, "havia em torno de 5 cm de água misturada com urina no banheiro masculino do estádio Ferreirão".
Cumprindo as promessas
Ribeira do Pombal(BA) - O governo Zé Grilo tem sido uma grata surpresa. Até mesmo para os bajuladores e detratores. Quem foi ao Complexo Esportivo Ferreira Brito, onde se realiza a festa laica, teve seus olhos feridos por imagens inéditas. Este Blog constatou, por exemplo, a exposição de três marcas de cerveja, no mínimo. Todas as emissoras de rádio da cidade encontram-se operando 24 horas dentro do Ferreirão. O palco! Há! o palco parece mais uma nave interplanetária do que um palco. O som é de altíssima qualidade: nem muito baixo, nem muito alto. É equilibrado e harmonioso. O parque de vaquejada está novinho, e belo! A feira, as barracas são um sucesso de público. Duas palavras resumem a ação do governo municipal: pluralidade e qualidade. Hoje, tem mais.
Corrupção em foco
Reunidos em São Paulo o PT, PSB e PCdoB divulgaram nota afirmando existir corrupção sistêmica no Brasil, que, segundo eles, foi acelerada nos últimos anos pelas privatizações selvagens comandadas pelo governo FHC, e pelos financiamentos ilegais das campanhas eleitorais. O jornal F. de S. Paulo frisa, porém, que a nota dos lulistas não faz referência ao mensalão.
Confira: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1510200502.htm
13.10.05
Saúde total para a criança
A partir deste mês, com a entrada em vigor da Lei nº 11.185/2005, o Poder Público está obrigado a dar atendimento integral às crianças e aos adolescentes (médico, dentista, etc.). Anteriormente só era assegurado atendimento médico no Sistema Único de Saúde.
12.10.05
Dadá, o retorno
A situação de Dadá é complicada e tende a piorar. Enquanto prefeito, tinha o privilégio de ser processado perante o Tribunal de Justiça da Bahia. Mas de agora em diante todos os seus processos serão julgados na Comarca de Ribeira do Pombal, pela juíza Liz Rezende. Não faz muito, o TJ mandou baixar um processo criminal com mais mais de 15 volumes no qual Dadá é acusado de praticar corrupção no curso de seu último mandato.
Essa situação não tem, contudo, desanimado o ex-prefeito. Recentemente, o vereador Baixinho anunciou (indignado) da tribuna da Câmara Municipal que Edvaldo Cardoso Calasans teria abandonado o grupo carlista sem dar qualquer satisfação a seus correligionários para se filiar no PDT do deputado Severiano Alves e do prefeito João Henrique, de Salvador.
Comenta-se que Dadá é candidato a deputado estadual pela legenda trabalhista. Mas sua ida para o PDT pode ter outra explicação. Ele não será o primeiro nem será o último ex-prefeito com situação criminal complicada a pedir socorro ao deputado federal Severiano Alves, atual presidente do partido. Político hábil e dono de uma famosa banca de advocacia, o doutor Severiano Alves não costuma abandonar quem pode lhe render preciosos votos.
Outro sinal de que o ex-prefeito está de volta à ativa é o panfleto espalhado pelo SIMURP, cuja direção é explicitamente controlada por ele. Para quem não sabe, panfleto é seu meio predileto de ataque. Ainda que seja apenas alfinetar adversários.
Apocalipse Petista
A derrota da DS (democracia socialista), corrente partidária capitaneada pelo empresário Ivan Neves, no último domingo, praticamente reduziu o PT a pó.
Abandonaram o partido: a professora Zezé, o diretor de cultura Osvaldo Rocha, os empresários Ivan e Paulinho Neves, o candidato derrotado Zé Orlando e aproximadamente 30 filiados que seguem o grupo.
Este Blog teve acesso ao pedido de desfiliação em massa dos insatisfeitos com a vitória da corrente denominada Articulação, comandada pelo vice-prefeito Jairo Monteiro.
Com a debandada da DS, o PT pombalense fica reduzido a Dr. Jairo, Cristina da Coelba, Marcelo Silva (secretário de saúde) e o professor Cisquinho, presidente eleito e assessor do vereador Nathan Brito.
O fazendeiro Manoel Sampa Rio foi outro que fugiu do PT para se filiar ao PTC, partido do prefeito Zé Grilo, do vereador Zé Careca e Toninho, atual secretário de administração
A tendência dos outros ex-petistas é pedir colo à senadora Heloísa Helena (PSOL).
10.10.05
Pedido de Impeachment de Lula chega ao Supremo Tribunal Federal
Inconformado com a recusa de sua denúncia de impeachment, formulada contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 28/07/2005, o advogado baiano Gildson Gomes dos Santos resolveu desafiar o presidente da Câmara dos Deputados no tatame judicial.Como havia prometido publicamente, o advogado, nesta segunda-feira (10/10/05), bateu às portas do Poder Judiciário com a firme convicção de que a única solução sensata para a crise que detona o Brasil é a cassação do mandato de Lula.
Quando requereu o impeachment do presidente Lula, o advogado Gomes dos Santos assegurou que, se tivesse o seu pedido negado pela Câmara dos Deputados, iria defender sua tese na Justiça até onde for possível e imaginável. Pois bem, ontem, ele executou a segunda etapa de sua estratégia rumo ao impedimento do Presidente da República, impetrando o Mandado de Segurança nº 25588, no Supremo Tribunal Federal (DF), a mais alta Corte judiciária do País. A ação foi distribuída ao Ministro SEPÚLVEDA PERTENCE, a quem, na condição de relator do processo, incumbe apreciar o pedido de liminar nas próximas horas.
Em sua petição, que, por sinal, já se encontra no gabinete do relator, alega Gomes dos Santos que o então presidente da Câmara dos Deputados, o ex-deputado SEVERINO CALVALCANTI, agiu de forma arbitrária e teratológica (absurda) ao negar-lhe o direito de ver sua denúncia de impeachment deliberada pelo Plenário daquela Casa Legislativa.
Sustenta o advogado que, Severino, ao reconhecer, expressamente, no texto de sua decisão, a correção formal da denúncia, deveria despachá-la a uma Comissão Especial da Câmara, especialmente constituída para sobre ela emitir parecer e não arquivá-la, como o fizera. Além disso, de forma estranha e inusitada, o ex-deputado Severino, negou ao advogado o direito de recorrer da sua decisão para o Plenário da Casa Legislativa, órgão formado pelos 513 deputados.
“Na ação que acabei de ajuizar contra o Presidente da Câmara Nacional, além de demonstrar a inconsistência e a ilegalidade dos atos impugnados, pretendo rediscutir a jurisprudência do Supremo Tribunal sobre o tema da corrupção e alertar os meus compatriotas de que é sempre saudável e honroso lutar por uma boa causa, sobretudo quando nessa causa está em jogo a própria dignidade da Nação,” conclui o advogado Gomes.
9.10.05
É tudo mentira
Escândalo força partido do governo do Brasil a se reorganizar
Larry Rohter
no Rio
Até poucos meses atrás, o Partido dos Trabalhadores, que governa o Brasil, era visto como o exemplo mais bem-sucedido na América Latina de um movimento político de esquerda radical que migrou para a moderada democracia social. Agora, manchado pelo maior escândalo de corrupção na história do país, o partido está tentando freneticamente se reorganizar e evitar uma derrota esmagadora nas eleições do próximo ano.Mas as opções diante de seus 800 mil membros registrados, que elegerão o novo presidente do partido no domingo, são intragáveis. Eles podem votar para reconfirmar a liderança existente manchada pelo escândalo ou dar poder a uma chapa de reforma que alega ser moralmente pura, mas que está pedindo por uma volta a políticas econômicas que foram repetidamente rejeitadas pelos eleitores.Os linhas-duras em economia já assumiram uma posição de comando no diretório nacional do partido após o primeiro turno no mês passado. Eles argumentam que o partido só pode recuperar sua integridade voltando às suas raízes doutrinárias socialistas e abandonando as políticas amigas do mercado defendidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva."A situação é totalmente contraditória e esquizofrênica, e a tendência é que fique ainda pior", disse Denis Rosenfield, autor do livro "PT na Encruzilhada" e um cientista político. "O partido está se movendo para a esquerda enquanto o governo está se movendo para o centro."O favorito na eleição é Ricardo Berzoini, até recentemente o ministro do Bem-Estar Social. Mas ele é visto como pouco mais que um testa-de-ferro de José Dirceu. Dirceu foi o todo-poderoso ministro-chefe da Casa Civil de Lula até ser forçado a renunciar em junho, por acusações de corrupção, mas ele continua controlando o campo majoritário, que dominou o partido na última década."Dirceu é quem continuará comandando as coisas, mesmo que de forma menos ostensiva", se Berzoini derrotar Raul Pont, líder da ala trotskista, disse Rosenfield. "Berzoini não tem estatura própria. Ele é um líder sindical acostumado a receber ordens e fará o que Dirceu quiser."Após os noticiários e depoimentos no Congresso os vinculando a um fundo secreto multimilionário e outras práticas ilegais, o presidente, o secretário-geral e o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores renunciaram. Mas o partido não os puniu, satisfeitos com a conversa de "erros" políticos em vez de violações da lei.O ex-secretário-geral do partido, Silvio Pereira, disse na semana passada que todos os 21 membros do diretório do partido sabiam que a campanha presidencial de Lula em 2002 tinha sido financiada com caixa dois, que atualmente está sendo investigada pelo Congresso. Outros membros do diretório emitiram declarações negando, mas não há nenhuma declaração oficial explicando a origem do dinheiro do caixa dois.Em vez de lutarem internamente, mais de 400 membros fundadores do partido optaram nas últimas semanas por abandoná-lo. O número inclui vários membros do Congresso, a maioria aderindo a um novo partido de esquerda chamado Partido Socialismo e Liberdade.Em conseqüência disto, o Partido dos Trabalhadores não conta mais com a maior bancada no Congresso e teve que abrir mão do privilégio de ter um de seus membros atuando como presidente da Câmara dos Deputados."O partido está completamente desfigurado", disse Hélio Bicudo, um dos que saíram. Ele previu que mais membros deixarão o partido, principalmente entre os movimentos sociais ligados à Igreja Católica Romana.Lula, aparentemente preocupado com a possibilidade do escândalo manchá-lo pessoalmente e afetar suas chances de conquistar a reeleição, também tem tentado se distanciar do partido que fundou. O presidente, criticado no início de seu governo por misturar o partido e o governo ao usar um alfinete de lapela com a estrela vermelha do partido, não votou no primeiro turno da eleição do partido e explicou sua ausência com uma resposta enigmática: "Eu não votei porque não votei".Isto não é um bom presságio para o futuro do partido. Muitos analistas prevêem que sua bancada no Congresso poderá encolher em mais da metade na eleição do próximo ano devido à revolta dos eleitores com o escândalo."Construir uma liderança tão forte quanto a de Lula levará muito tempo, e não há de onde possa surgir", disse Francisco de Oliveira, um sociólogo e membro fundador que deixou o partido. "Lula sabe que ele é maior que o partido, o que não permitiu que outros líderes carismáticos se desenvolvessem, de forma que acho que o Partido dos Trabalhadores precisa se preparar para um longo inverno."
The New York Times