17.12.05

Velhos Tempos

Praça central de Ribeira do Pombal permanece abandonada



Local - É fato que a atuação do governo municipal, no seu primeiro ano, foi positiva. Todos reconhecem isso, inclusive a própria oposição. Desse assunto trataremos, porém, em outra oportunidade.

Cumpre a este Blog, aqui e agora, descrever e avaliar o estado de abandono em que se encontra a Praça Getúlio Vargas, o principal equipamento público do centro da cidade.

O lamentável abandono da Praça Getúlio Vargas não é recente, e tampouco pode ser imputado a um só governo. O que importa anotar é que esse desleixamento oficial tem repercutido graves consequências para a comunidade pombalense.

A Getúlio Vargas deixou de ser uma praça. Um equipamento público de lazer, de encontros de amigos, de estudantes, de bate-papo, de namoro, de recreação da criançada, dos idosos. Não está, definitivamente, cumprindo a sua função social.

O descaso dos secessivos governos, inclusive do atual, tornou a Praça Getúlio Vargas num camelódromo, num shopping de pirataria a céu aberto. À noite é utilizada como zona de meretrício, ponto de engate da prostituição, que, lamentavelmente, envolve menores.

A falta de zelo em relação à Getúlio Vargas é tão emblemática que empresários gananciosos já não mais respeitam os limites da tolerância oficial, a ponto de deixar a impressão de que são pessoas privilegiadas, tratadas com distinção em relação aos demais mortais pombalenses.

Atualmente, quase metade da praça é ocupada por barracas de camelôs, lavadores de veículos, e duas lanchonetes que, inexplicavelmente, aumentaram de tamanho sem autorização administrativa, passando a ocupar aproximadamente um quinto do seu perímetro.

Ao ser questionado por este Blog a respeito da exploração privada da Praça Getútlio Vargas, o líder da minoria, José Augusto Bitencourt, admite que a situação está fora de controle.

"Antes, as lanchonetes ocupavam uma pequena área, mas a partir deste ano, por ocasião dos festejos juninos, os empresários se apossaram do centro da praça armando barracas por causa das chuvas, as quais lá permancem até hoje", ressalta o vereador


O outro lado

Ao tratar do tema, em entrevista exclusiva a este Blog no seu gabinete, o prefeito Zé Grilo diverge do líder da oposição, Zé Augusto. Segundo o alcaide, a situação em que a Praça Getúlio Vargas se encontra, hoje, foi herdada do governo anterior. "Não a melhorei, mas também não a piorei", rebate o prefeito.

Zé Grilo reconhece, entretanto, que a situação da Praça Getúlio Vargas é, de fato, ruim, pésssima, ao tempo em que anuncia, em primeira mão, que, no próximo ano, essa realidade há de sofrer uma profunda transformação.

Entre alguns rabiscos e outros na prancheta de sua mesa de trabalho, Zé Grilo antecipou a este Blog que tem um amplo projeto de reurbanização do centro cidade em fase de consolidação, no qual a Getúlio Vargas está inserida.

"No momento, a prioridade é construir uma corbetura de 2.500 metros quadrados, no Centro de Abastecimento, para a qual os recursos já estam assegurados. Em relação à recuperação Praça Getúlio Vargas, planejo, incialmente, apresentar à sociedade civil pombalense, para discussão, um projeto de reurbanização do centro da cidade, bem como todas as alternativas de consecução dos meios necessários à realização da obra, que é caríssima. Uma das saídas para viabilizar esse projeto é a venda, através de leilão ou processo de licitação, da área do Grêmio Social. Acredito que o dinheiro arrecadado no leilão desse imóvel seja suficiente não só para a reforma da praça, mas também para ampliá-la e construir um belo e confortável calçadão no centro da cidade", profetiza o prefeito.

Quanto ao futuro dos atuais ocupantes da Getúlio Vargas e do Grêmio Social, Zé Grilo adianta que, antes de removê-los, o Poder Público vai criar soluções de remanejamento no próprio projeto de reurbanização para não deixá-los desemparados.

Embora esteja vinvenciando o "um novo tempo", o prefeito deixou escapar para este Blog , num raro momento de descontração, que guarda boas lembranças dos velhos tempos de Praça Getúlio Vargas, onde o cupido sempre marcava presença para flechar os corações enamorados.

Velhos tempos!? que o governo Um Novo Tempo pode resgatar. O cupido, principalmente o cupido, é cúmplice dessa idéia...

Nenhum comentário: