19.9.07

RIBEIRA DO POMBAL: 74 ANOS


Por Joilson Costa


Ao completar nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, 74 anos de emancipação política, Ribeira do Pombal não sabe o seu tamanho, pois terá que lutar na Justiça para voltar a ter 807 km2, em função de problema do seu limite com o município de Tucano. Poderiamos ter uma população de mais de 50 mil habitantes, mas ficamos apenas com 47.650, conforme o Censo 2007. Pombalenses contados como tucanenses.

Não temos uma casa própria, pois o prédio onde funciona a Prefeitura pertence ao Governo do Estado. A maioria das Secretarias, Departamentos e Orgãos do município funcionam em imóveis alugados. Urgentemente precisamos da construção do nosso Centro Administrativo.

De todas as cidades baianas que possuem sede da Direc, Ribeira do Pombal é a única que não possui extensão da Uneb, apesar da mesma já ter sido criada por decreto do então governador João Durval. O prédio do Colégio Agrícola pertence à Uneb. Em pesquisa feita pelo site [joilsoncosta.com.br], mais de 60 % dos votantes opinaram que, como os governos anteriores, Wagner não inaugura a mesma em nosso município. Será ?

Ribeira do Pombal possui o melhor comércio da região, em função do espiríto empreendedor do nosso povo, com lojas bonitas e competitivas. Cansamos de ouvir sobre a chegada de "empresários forasteiros" com fábrica de estopa, de barco, beneficiadora de castanha, complexo agro-industrial, que nunca se concretizaram. Nem paulista, cerarense, turco ou espanhol. Quem está fazendo Ribeira do Pombal acontecer, são os pombalense de nascimento ou aqueles que aprederam amar essa terra, aqui moram e criam seus filhos.

Sempre recebemos as migalhas do que sobra do Governo Federal e Estadual e podemos também ressaltar a falta de critérios e até de seriedade na aplicação dos recursos que chegam ao nosso municipio, basta pesquisar sobre denúncias que foram ou estão sendo feita aos orgãos competentes nestes últimos 20 anos. Sem um planejamento ou vontade política de tirar, não só Ribeira do Pombal, mas todos os municípios do Sertão Baiano, desta condição de miserabilidade que a maioria do seu povo vive, fica difícil o progresso chegar.

Apesar dos seus problemas, temos orgulho de ser pombalense, mais precisamos de união para mostrarmos a nossa força e assim podermos reivindicar uma melhor educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, boas estradas, geração de emprego para o nosso povo. Vamos esquecer o partidário e lutar pelo coletivo, só assim teremos aquela Ribeira do Pombal que todo pombalense sonha e deseja.

Parabéns Ribeira do Pombal.

Nenhum comentário: