17.1.08

Blog Atualidade e Marcelo Silva respondem



Na postagem "Blog chapa-branca" tecemos comentários sobre a postura do blog Atualidade e fizemos referência ao blog do Marcelo Silva. Tanto o primeiro, quanto o segundo nos brindaram com as seguintes respostas, que, embora publicadas nos comentários, fazemos questão de dar maior visibilidade neste espaço para que o internauta faça a sua própria análise:


Do Atualidade:




"Ao escrever uma crônica comentando a denúncia de propaganda política ilegal feita por Gomes contra Ricardo Maia e Sérgio da Oficina, disse que o professor faz algumas polêmicas gratuitas que poderiam ser evitadas, embora reconhecendo que no caso das acusações contra os tais pré-candidatos a vereador o advogado tinha razão. Agora me vejo, mais uma vez, obrigado a responder a uma dessas polêmicas gratuitas. O fato é que Gomes, com sua metralhadora giratória, não poupa ninguém e não seria eu, mesmo como seu amigo pessoal, que estaria livre dos torpedos por ele desferido; até porque como diz aquele ditado popular : “amigos, amigos, negócios à parte .”No entanto, como cidadão alvejado, tenho o direito de me defender. E farei isso no campo das idéias, pois quem pensa não discute pessoas, discute idéias. A primeira crítica que recebi desde que criei o ATUALIDADE foi exatamente de Gomes. Ele chegou a publicar que o meu blog só havia mostrado a cara depois de uma provocação dele. Diante disso, respondi que o anonimato inicial do ATUALIDADE se deu por uma questão técnica, pois como não tinha experiência na criação de blog, levei um tempo para concluir o perfil do mesmo. Na mesma resposta esclareci que assim que criei o blog, quando ainda não estava assinado, comuniquei a algumas pessoas que o mesmo era meu; inclusive a primeira pessoa para a qual liguei para comunicar sobre isso foi o radialista Cleisson Cardoso e a segunda pessoa foi exatamente minha amiga Dona Fátima, esposa do próprio Gomes. A esta, além de comunicar a criação do blog, pedi que falasse com seu esposo para publicar algo a respeito, tendo em vista fazê-lo conhecido. E foi isso que aconteceu. Gomes acabou divulgando a existência de um novo blog na cidade, mesmo não dizendo a quem pertencia.Agora Dr. Gomes publicou uma matéria dizendo-se preocupado em que o meu blog seja rotulado por outros como chapa- branca, ou seja, a serviço do poder. Primeiro, isso não me preocupa, pois já tentaram rotular o professor de maluco e não pegou. E sabe por que não pegou? Porque o professor não é maluco. E como o meu blog também não está a serviço do poder e, sim, a serviço da informação sem sensacionalismo, então, por mais que tentem, não vão colocar essa pecha nele. Não faço parte de um grupo que torce pelo “o quanto pior, melhor”, nem comungo com o jornalismo da chantagem e da vingança. Sei que o professor também não faz parte e nem comunga com isso.Quanto ao fato de se recusar a votar na enquete é um direito seu. Só que ela está construída sobre instrumentos concretos. As casas populares existem, a quadra do Pombalzinho foi construída, bem como a festa de outubro e o Réveillon do Povão foram realizados com grande sucesso, reconhecido por todos. O fato é que o senhor não precisa de casas populares, pode participar de grandes festas ( mesmo pagas), e talvez não goste de praticar esporte. Daí, quem sabe, não considerar como importantes essas realizações.Sobre a alegação feita pelo professor de que o ATUALIDADE “tem sido muito seletivo, publicando apenas o que interessa ao establishemt e ao governo municipal”, tenho a dizer que é uma acusação infundada. E isso me surpreende, porque o senhor não é dado a fazer acusações infundadas. Prova disso é que foi uma denúncia sua que levou Dadá à cadeia.E para mostrar que o advogado se equivocou ao fazer tal afirmação, basta acessar ATUALIDADE no arquivo das matérias publicadas o ano passado. Lá com o título “Pauta do PSB”, existe a informação de que o senhor acusou o prefeito Zé Grilo de perseguição a servidores públicos. O senhor, inclusive, publicou isso na íntegra no seu blog. Se isso não basta, dou outro exemplo de que o ATUALIDADE também tem compromisso em mostrar os problemas de Ribeira do Pombal. No último dia 08, foi postada uma reclamação de uma moradora que pedia que a prefeitura retirasse o barro colocado na área atrás da Escola Joana angélica, pois ali estava se transformando em depósito de lixo e de animais mortos, causando fedentina no local. Aliás, esse problema já foi solucionado pelo poder público.Sei que não é nada boa a situação da periferia de nossa cidade e que muito precisa ser feito por ela. Mas sei também que não existem recursos suficientes para mudar tudo de uma hora para outra. Claro que isso não me impede de mostrar os problemas que reclamam soluções e o farei sempre que chegar ao meu conhecimento. O senhor, querendo ajudar nessa tarefa, pode enviar toda e qualquer informação sobre abandono da qual tiver conhecimento, que será mostrado. Até porque sou uma pessoa muito ocupada e não tenho como está por dentro de tudo que acontece.Espero que não tenha ofendido o amigo. Estou apenas usando o direito que o regime democrático me confere: o de me defender. Pelo menos o senhor mostra a cara quando critica e acusa alguém. E isso é importante porque a pessoa alvejada tem como se defender. Pior são aqueles que detonam nossas vidas e não mostram a cara. Aí fica impossível qualquer tipo de defesa, bem como tomar outras providências para que paguem pelo que dizem no anonimato. "


Só divergimos dessa coisa de "polêmicas gratuitas".


Do Marcelo Silva

"Meu caro amigo e combativo Dr.Gomes, sei que conhece meu posicionamento político.Fui candidato a vereador na aliança que elegeu o Prefeito Zé grilo e o nosso vice prefeito Dr. Jairo.Sou petista,e não lulista, e estou no mesmo partido que comecei a minha militância política, sendo eleito o seu presidente.Não tenho motivos nem argumentos para negar que somos aliados, até porque seria cinísmo, desde quando ocupamos cargos na administração.O reparo que faço é denominar de "grilos" as pessoas ou partidos que apoiam a administração.Sempre fui contra qualque tipo de personalismo, sou partidário e acredito piamente na importancia do fortalecimento dos partidos para a identificação ideológica com os seus eleitores. O amigo teve sua esposa candidata a vereadora nesta aliança, e já votou até no Deputado José Lourenço, no entanto, nunca o rotulei de "grilista"."


Só não entendemos o que está por trás da frase "até no Deputado José Lourenço".

O que importa, todavia, é que o debate público é melhor do que nada . Essa é uma função que os blogs cumprem com muita eficiência. Marcelo e Tony Santos, independentemente de suas manifestas preferências, têm muito contribuido para a construção de uma nova mentalidade em Ribeira do Pombal, com a vantagem de não se esconderem por detrás do biombo do anonimato. Isso já é um considerável avanço. Preferências todos temos, inclusive o Águia. A diferença reside apenas na forma como são manifestadas.

Nenhum comentário: