O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Buenos Aires às 19h25 deste domingo (03) com uma comitiva de cinco ministros e uma delegação de quase 200 empresários. Nessa visita oficial, que termina hoje (04), o presidente Lula e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, terão uma agenda de forte conteúdo político e econômico, com a expectativa de impulsionar os negócios econômicoentre as duas nações, sobretudo após as divergências de posicionamento ocorridas durante as recentes negociações da Rodada Doha.
O primeiro compromisso do presidente Lula em solo argentino será um jantar para a presidente, na residência oficial do embaixador do Brasil, Mauro Vieira. O jantar deste domingo será para um pequeno grupo de convidados. Pelo lado brasileiro estarão Lula, os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef, das Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim e da Comunicação Social, Franklin Martins além do assessor internacional Marco Aurélio Garcia.
Do lado argentino, a presidente Cristina estará acompanhada por seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, e os ministros das Relações Exteriores, chanceler Jorge Taiana, do Planejamento, Julio De Vido e o chefe de Gabinete da Presidência, Sergio Massa.
Do outro lado da cidade de Buenos Aires, em um hotel cinco estrelas de Puerto Madero, os presidentes da União Industrial Argentina (UIA) e da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, se reunirão em um jantar com aproximadamente 90 empresários. Esta é a 12ª viagem de Lula à Argentina, desde que foi eleito em 2002.
Nesta segunda, de acordo com a agenda oficial, o presidente Lula terá às 8h30 um café da manhã com empresários brasileiros, na residência da Embaixada do Brasil. Em seguida, às 10 horas, o presidente Lula e a presidente Cristina Kirchner participam da cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina, onde haverá rodadas de negócios entre os mais diversos setores com o objetivo de promover uma integração produtiva.
Mais logo daremos novos detalhes sobre a visita do presidente brasileiro à Argentina.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário