12.4.06

Machetes do dia

JORNAL DO BRASIL

O pesadelo dos escândalos - Supremo julga 40 do mensalão

- A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal denúncias que ameaçam o destino de quatro dezenas de políticos, empresários, banqueiros e outros acusados de envolvimento com o esquema do mensalão. Depois de nove meses de investigações, foram desvendados casos de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção passiva ou ativa e peculato. Entre os indiciados estão os líderes José Dirceu. Luiz Gushiken e José Genoino. (pág. 1 e A5)


FOLHA DE SÃO PAULO

Procuradoria acusa petistas de formar organização criminosa

- Ao concluir a primeira parte do inquérito do "mensalão", o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, denunciou 40 pessoas ao STF (Supremo Tribunal Federal) sob a acusação de integrarem uma "organização criminosa" comandada pelo ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e pelos petistas José Genoino, Delúbio Soares e Sílvio Pereira. Dentro da organização, os petistas teriam se associado à "quadrilha" do empresário Marcos Valério de Souza, com o apoio de diretores do Banco Rural. O objetivo seria dar "continuidade do projeto de poder do Partido dos Trabalhadores, mediante a compra de suporte político de outros partidos", diz o procurador. Assim como a CPI dos Correios, o procurador-geral poupou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não há nenhuma referência ao presidente Lula que possa ser tomada como elemento capaz de justificar uma ação penal. O mesmo acontece em relação ao filho dele", afirmou Antonio Fernando, em entrevista ontem (pág. 1).

O ESTADO DE SÃO PAULO

MP: PT formou organização criminosa para manter o poder

- O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, apresentou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra 40 pessoas envolvidas com o esquema do mensalão. O texto, bem mais forte do que o relatório final da CPI dos Correios, aponta a existência de "uma sofisticada organização criminosa", e define: "Pelo que já foi apurado até o momento, o núcleo principal da quadrilha era composto pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Delúbio Soares, o ex-secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, Sílvio Pereira, e o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino".

O GLOBO

Mensalão - Procurador denuncia 40 e põe Dirceu como chefe de quadrilha

- O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, denunciou ao STF 40 envolvidos no esquema do mensalão e acusou o ex-ministro José Dirceu de chefiar uma organização criminosa que tinha por objetivo "garantir a continuidade do projeto de poder do PT por meio da compra de suporte político". Dirceu e três outros ex-dirigentes petistas que integravam o núcleo político-partidário do esquema são acusados de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

CORREIO BRAZILIENSE

Procurador acusa os 40 do mensalão

- Ministério Público conclui que o PT montou organização criminosa para se perpetuar no poder. Três ex-ministros - Dirceu, Gushiken e Anderson Adauto - e ex-dirigentes do partido serão julgados pelo STF. (pág. 1 e 8)

Nenhum comentário: