7.11.06

Liberdade de opinião já!!!

"Quem não quiser ser notícia não vire notícia!"

A frase é do blogueiro Joilson Costa. Mas o Blog do Gomes a adota como lema do movimento pela liberdade de opinião no Brasil, especialmente em Ribeira do Pombal - BA, que lança neste exato instante.

Este blog já foi vítima de pessoas que viraram notícia, mas que se voltaram contra a sua publicação, tentando intimidá-lo com uma enxurrada de processos. Em nível nacional, jornalistas e alguns órgãos da grande mídia denunciaram supostas retaliações do governo contra a publicação de notícias sobre corrupção.

Essa fórmula evidentemente tem de ser invertida: "não vire notícia, que não serás notícia".

Em qualquer nação com modo de produção capitalista, a notícia é um produto como qualquer outro. Fatos que circulam na esfera pública são transformados em notícia pela imprensa ou por quem dela sobrevive.

O máximo que se pode exigir de quem publica a notícia é o senso de objetividade. Nada mais. Notícia é para ser publicada, independentemente de quem esteja por trás dela: quem não quiser ser notícia não vire notícia, como bem apregoa o radialista Joilson Costa.

Conclamamos à imprensa falada e escrita a dar vazão a este movimento pela liberdade de imprensa e de consciência, noticiando e enviando e-mails aos demais órgãos e interessados.

Nenhum comentário: