5.11.06

Nada mole vida

Tribunal iraquiano manda ex-ditador à forca


O ex-presidente e ditador iraquiano Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti foi condenado à morte hoje pelo Tribunal Superior do Iraque. Saddam foi sentenciado à forca juntamente com dois de seus colaboradores mais próximos por crimes de guerra, em Bagdá. Os réus foram considerados culpados pela morte de 148 xiitas no povoado de Dujail, em 1982. A data do enforcamento ainda não foi divulgada, mas os advogados de Saddam já apelaram da sentença e o novo veredicto pode levar até um mês.

Depois de ouvir o veredicto, Saddam Hussein gritou duas vezes a frase "Alahu Akbar" (Alá é grande). Também proferiu "Vida aos iraquianos, morte aos traidores!". Ele ainda se recusou a levantar para ouvir a leitura da sentença, por ordem do juiz Raouf Adbul-Rahman. Então, dois funcionários do tribunal agarraram Saddam para forçá-lo a ficar em pé.

Comentário do BG:

É isso aí! Como se diz por aqui: "antes morrer como um bode berrando do que como uma ovelha chorando." Saddam é Saddam: agora um vivo morto. Outros presidentes também deveriam ficar atentos aos caprichos do republicano George Walker Bush.

Nenhum comentário: