18.3.06

Amadorismo jornalístico - II

No tocante à postagem "amadorismo jornalístico" publicada neste Blog, no último dia 17, há quem dela discorde pelo menos parcialmente. O que é muito bom.

A idéia desse Blog consiste basicamente nisso: promover o debate a respeito de temas cruciais de interesse da coletividade. Num Estado Democrático de Direito nenhuma pessoa, nenhuma instituição está imune à crítica. A força é própria do Estado opressor. Nas democracias prevalece a persuasão, o melhor argumento, a liberdade de pensamento, de convicção.

As empresas jornalísticas e os profissionais de imprensa de Ribeira de Pombal já tiveram a oportunidade de provar o dissabor da opressão, da retaliação mesquinha, simplesmente pelo fato de recusarem a ingerência do poder.

Felizmente, no momento, o Poder Público de Ribeira do Pombal está sendo gerenciado por dois cidadãos que vêm se comportando como autênticos estadistas. Jamais se viu, numa mesma legislatura, neste Município, dois chefes do Poder tão democráticos, civilizados, abertos ao diálogo, quanto o prefeito José Lourenço Jr. e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Nathan Brito.

Conhecendo Suas Excelências, este Blog pode atestar, com a mais plena convicção, que a imprensa de Ribeira do Pombal jamais será submetida às mordaças do poder. O ideal, entretanto, é que profissionais e empresas do ramo possam sobreviver independentemente de qualquer vínculo comprometedor com os governos. A imprensa livre é fundamental, é o esteio da democracia. É o que postulamos.

Os blogs têm se destacado como instrumentos revolucionários de comunicação exatamente porque respondem à essa espectativa. Os internautas que convergem ou divergem sobre as matérias neles publicadas têm o espaço "comentários" aberto para manifestar suas opinões livremente, tendo como limite apenas a urbanidade. No Blog do Gomes isso é mais do que uma regra. É um princípio.

Nenhum comentário: