17.3.06

Amadorismo jornalístico

Há quem ponha em dúvida a isenção dos profissionais da imprensa de Ribeira do Pombal quando o tema é denúncia de fato envolvendo o Poder Público ou algum happy few.

É verdade que os mais destacados radiojornalistas pombalenses estão pendurados ou na folha de pagamento da Câmara ou da Prefeitura de Ribeira do Pombal ou do Banzaê ou de outras cidades circunvizinhas.

Certamente essa conduta não é positiva. Mas numa região pobre como a nossa, na qual os profissionais de imprensa são mal remunerados, mamar na teta dos governos passa a ser uma questão de sobrevivência. Em troca disso, o possível é transformado em ruído radiofônico.

Para essa espécie de desvio não há jeito que dê jeito. Aguardemos o País se desenvolver economicamente.

Contudo há certas coisas que não afetam o ciclo vital dos radiojornalistas pombalenses. Porque dependem apenas de profissionalismo, ética. Por exemplo, incidem em infantilidade e plágio quando lêem notícias de outras fontes sem citá-las (A TARDE, jornais virtuais, etc.).

Mas o grande pecado de alguns radiojornalistas é falta de discernimento, de faro, tino jornalístico. Por exemplo, hoje, na Educadora AM, no consagrado Primeira Página, veiculou-se uma entrevista bombástica, sob o nosso ponto de vista, na qual o líder, o líder da oposição, o líder da oposição nacional profetizou que o um ministro (veja post abaixo) pode ser fritado até a próxima segunda-feira pelo presidende Lula.

Embora a declaração do deputado Aleluia tenha aptidão para repercutir inevitavelmente em nível nacional, nenhum destaque especial a ela foi dado. Só não passou desapercebida aos atentos ouvidos deste Blog.

O rádio-jornalismo de Ribeira do Pombal já está adulto. Mas precisa descolar-se desse amadorismo infantil. Nunca é tarde...

Nenhum comentário: