15.3.06

Moralidade

Radialista faz referência elogiosa ao trabalho de combate à corrupção desenvolvido pelo autor deste Blog. Veja crônica a seguir.

*"Combate a corrupção. Mais que um direito, uma obrigação.

Tony Santos.

A exigência do povo, no que se refere à lisura no trato da coisa pública, nos faz ver, que, a cada dia, é maior o grau de consciência da população quanto aos prejuízos morais, econômicos e sociais que a corrupção causa à sociedade. Com um senso crítico mais aguçado, o cidadão entende que entre os fatores que colaboram para aumentar as desigualdades e injustiças sociais, está a malversação do erário.

Antes de começar minha trajetória no rádio, que começou em 1997, mais precisamente num sábado, dia 23 de maio, no peito já ardia o desejo de engajar-me na luta contra as mazelas que afligem o meu país, meu estado e minha cidade.

Nos primeiros programas não me sentia plenamente à vontade para arriscar algumas palavras desafiadoras. Ao imaginar o público, formado por pessoas das mais diferentes camadas sociais, tinha certeza que existia sempre alguém bem informado, disposto a corrigir os meus erros que poderiam surgir de um deslize na gramática, um termo mal colocado, uma notícia mal interpretada ou uma idéia ingênua, baseada no senso comum.

E o nervosismo, tão comum nos iniciantes, seria o maior patrocinador de uma derrapagem no vocabulário. Mas acabei superando tudo isso, e movido pelo pensamento de que ainda vale a pena acreditar nos valores que dignificam a cidadania, resolvi abordar nos meus programas os fatos em nível local, estadual, nacional e até mundial relativos à matéria: corrupção.

Sentia e sinto no coração o forte anseio de ver a nossa sociedade reagir ainda mais do que o que já reage contra essa prática nefasta tão freqüente nas esferas de governo. Se você me perguntar qual a coisa que mais abomino. Responderei sem titubear: político corrupto.

Não importa onde ele esteja, se de fato ficar comprovado que determinado ocupante de cargo público está metendo a mão no dinheiro do povo ou permitindo que alguém faça isso, sem tomar as devidas providências, não pensarei duas vezes; denunciá-lo-ei sem dó nem piedade.

olta e meia no programa que apresento de 5h às 9h da manhã, na rádio Pombal FM, levanto sempre esse problema e dou sempre minhas alfinetadas que deixam qualquer político ladrão de orelha em pé.

Uma coisa que tenho observado é que existem pessoas, e não são poucas, que têm vergonha de dizer que são amigas ou parentes de um ladrão de galinha (não querendo aqui justificar nenhum tipo de crime, mas que nós sabemos que muitos destes roubam para matar a fome da família), mas não se envergonham de votar em um político viciado em subtrair o erário. Pelo contrário ainda são capazes de criar uma militância, cuja bandeira, cujo lema é a defesa daqueles que vivem de desviar e locupletar-se dos recursos produzidos pelos altos impostos que pagamos.

Que um dia assaltante do dinheiro público seja tratado como verdadeiro marginal, não só pela polícia, pela justiça, mas, principalmente, pela própria sociedade que, uma vez consciente do quanto esse tipo de gente é perigosa e nociva ao cidadão, nunca lhe dê a oportunidade de ocupar um cargo que envolva dinheiro do contribuinte.

Sei que sou muito visado, pois já denunciei, baseado numa fiscalização altamente profissional e arriscada feita pelo brilhante advogado Dr. Gomes, para quem tiro o chapéu pelo brilhante trabalho que fez de combate a corrupção, mas sinto-me feliz, pois conseguimos, unindo as forças das pessoas de bem dessa cidade, conscientizar o nosso povo dos malefícios que a desonestidade de homens públicos podem causar.

Continuo no rádio com as minhas alfinetadas. E espero que um dia a corrupção sai da minha pauta, não por medo de denunciá-la, mas pelo fim de sua existência. Mas enquanto isso não acontecer, estarei escolhendo a bola da vez para fazê-la murchar sem a menor chance de voltar a encher.

Meu alvo agora é Lula, mesmo com toda popularidade que tem, não terei nenhuma preocupação ou receio em dizer: ele sabia de tudo, e merece ser punido, portanto sofrerá o meu combate, mesmo que os ataques não lhes causem nem cócegas. Mas pelo menos terei a consciência tranqüila de que estou fazendo o meu papel de cidadão, demonstrando indignação por fatos gravíssimos que foram mal explicados e que, portanto não me convenceram.

Talvez o castigo de Lula não venha nesta eleição, pois ainda vejo muita gente nutrir por ele uma forte paixão. Mas como dizia a minha vó: “ quem aqui faz, aqui paga”. O castigo não tardará. Espero que depois de tudo apurado que o PT, partido que sempre admirei a pesar de nunca ter sido petista, seja salvo para continuar sua tão brilhante carreira de militância contra as injustiças e contra os corruptos.

Os homens passam, mas instituições ficam. Se você não concorda com que foi escrito aqui, tome cuidado! Talvez esteja na hora de rever os seus conceitos, pois quem sabe, você ainda não é um daqueles que tenta buscar uma desculpinha para tentar justificar os atos de político desonesto.

Quer saber qual a desculpinha? É essa aqui: “ todo político rouba”. Ora se esse é o seu pensamento, confesso que não é o meu, então não vote em ninguém, pois o que não justifica é votar em ladrão. Combater a corrupção, diante de tantos prejuízos que ela causa, é mais que um direito, é a minha obrigação. "

*Texto revisado com autorização do autor.

Fonte: Minha Região.

Nenhum comentário: