23.2.08

Alô Pedro Mel, Alô Eli Jr., cheguei!

Como já declarei o Primeira Página da Educadora é um programa de radiojornalismo que ouço até quando estou no exterior.

Pouco antes de viajar à Argentina falei aos ouvintes da Educadora sobre a reportagem do jornal A Tarde em Ribeira do Pombal anunciada neste espaço virtual, transmitindo algumas justificativas do repórter Edson Borges, que foi destacado pelo diário para realizar a matéria.

O subscritor foi de fato entrevistado por Borges e lhe entregou farto material sobre a corrupção em Ribeira do Pombal. Fiz a minha parte. Ocorre que de lá pra cá, alguns profissionais da impressa marron de Ribeira do Pombal, declaradamente "chapas-brancas", que sorvem sopa de grilo todo santo dia, ao invés de cobrar do jornal a publicação da notícia, o fazem a quem foi objeto dela, inclusive o Águia.

Isso não tem lógica. E revela desonestinadade jornalística. Alguns dos chapas-brancas mal-intecionados inclusive são colegas de Edson Boges, tem o telefone e o e-mail dele, mas dele nada cobram. Preferem fustigar o Águia com a vantagem de estarem falando para milhares de pessoas simultaneamente.

Tão logo retornei de Buenos Aires, voltei a conversar com Borges, inteirando-lhe da situação. Mais uma vez o repórter declarou que o editor de política do jornal tem piorizado outras matérias em detrimento daquela realizada em Ribeira do Pombal, cuja pauta saiu diretamente de Salvador.

Aliás, Pedro Mel tem a gravação de uma declaração de Edson Borges a respeito do assunto que lhe foi entregue a algum tempo, mas até agora não a publicou em seu famoso programa. Diferetemente o fizera Joilson Costa, que, de forma honesta e profissional, levou-a ao ar na Pombal FM.

Sabem Pedro Mel e Eli Jr. o quão os admiramos. Mas essa história de cobrar uma responsabilidade que não é nossa é simplesmente forçação de barra. É óbvio que não dispomos de poder para exigir a publicação da matéria. Somente a direção do jornal pode decidir isso. Por sinal, Pedro Mel e Eli se comprometeram a cobrar do jornal empenho em tal sentido. O que é muito bom.

A prova de que ligamos diversas vezes para Borges está estampada nas nossas faturas telefônicas. Para quem estiver interessado no tema, informamos o e-mail e telefone de Edson Borges, do jornal A Tarde: edborges@grupoatarde.com.br (075) 3625-1044.

Nenhum comentário: