15.2.08

Excelente reflexão

Achamos interessante e inteligente o artigo "Carne verde é proibida, cigarro é alertado" de Vinícius Santana, publicado originalmente no site http://www.ribeiradopombal.com/. Republicamo-lo aqui para reflexão dos nossos 40 visitantes:

"Carne verde é proibida, cigarro é alertado

Fumar é prejudicial à saúde, comer carne abatida e armazenada sem as devidas condições de higiene também é prejudicial à saúde. Pode parecer que essa comparação nada tem a ver, mas o que chama a atenção é a diferença com que os nossos legisladores, trata esses dois casos de extrema semelhança.

Vejam só, no caso do cigarro, que, salvo engano, apresenta malefícios muito maiores que a carne verde, a lei apenas obriga os fabricantes a divulgar que o cigarro faz mal, e o Estado faz grandes campanhas de conscientização, mas é o consumidor que escolhe se vai ou não comprar, se vai ou não se prejudicar com o cigarro. Já no caso da carne, a lei torna proibido o abate e a comercialização fora dos padrões determinados pelos legisladores, e o Estado oferece a estrutura de fiscalização para multar e fechar os abatedouros e mercados de carne em situação, segundo eles, irregular.

Ponderei sobre esse assunto e o único ponto que encontrei de convergência foi as grandes indústrias ou grandes investidores, isso mesmo, observem bem, para os legisladores proibirem o cigarro, eles estariam prejudicando as grandes indústrias e por isso eles não fazem, mas quando proíbem a carne, estão favorecendo os grandes investidores, pois são eles que têm recursos para implantar os grandes abatedouros. Resumindo, permitir a venda do cigarro e proibir o abate e a comercialização da carne, favorece as grandes indústrias ou os grandes investidores, portanto, o que parece, é que nossos legisladores não estão muito preocupados com a saúde, e sim com a geração de oportunidade de negócios para os que já tem muito dinheiro, pois se a preocupação fosse saúde, seriam proibidos a carne verde e o cigarro.

E aí senhores legisladores, juízes, promotores, advogados, por que dois pesos duas medidas? Não cabe algum tipo de ação por parte do consumidor para ter preservado o seu direito de escolha? Se eu quiser fumar eu fumo, embora eu não seja fumante, e se eu quiser assar uma carninha verde, por que não posso?

Não quero aqui defender a falta de higiene nos locais em que a carne é abatida ou armazenada, quero apenas chamar a atenção para a falsa moralidade que existe por trás dessa situação, pois da forma que o Estado atua, proibindo, mas não estruturando as cidades, entrega todos à sorte de ter ou não grandes indústrias interessadas em investir, o que nem sempre ocorre principalmente em cidades de menor porte. Chamar a atenção também de que se em um caso eu posso escolher, deverá ser assim em todos os casos, ou então o contrário, todos os casos que prejudiquem a saúde, deveriam ser proibidos. O que defendo é o direito a um mínimo de coerência nesse país.

Um comentário:

Everardo Torres disse...

Meu amigo não é bem assim como você diz, veja só: O governo repassa todo ano uma verda para as prefeituras aparelharem, melhorarem as condições dos matadouros publicos, mais esse dinheiro é surrupiado pelos prefeitos. É preciso cobra mesmo, não pdemos estar consumindo carne sem as devidas condições de higiene.