5.12.08

Gestão Pública - II

FARRP promove seminário regional de Gestão Pública

A Faculdade Regional de Ribeira do Pombal estará realizando seminário para demonstrar a comunidade regional a preocupação da Instituição com os destinos dos Municípios da região, principalmente após o resultado das eleições e a aproximação da nova gestão municipal com a instituição de ensino superior presencial da região e a participação efetiva na realidade local, como disseminado idéias, valores e forjando talentos para o desenvolvimento desta região e do estado. As atividades serão voltadas para atender aos membros das administrações municipais, propiciando um fórum para se debater as principais dúvidas e despertar para importância de uma gestão transparente e participativa junto a cada comunidade local. A FARRP – Faculdade Regional de Ribeira do Pombal, instituição voltada para a formação de cidadãos com nível superior, pessoas com discernimento e condições de serem formadores de opinião, como o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida à comunidade em geral, através do saber, vem organizar a partir do seu quadro de mestres a realização deste evento sócio-cultural cientifico para a região. Teremos temas importantes a serem debatidos, o envolvimento da instituição e a participação do seu corpo docente e dos que participam da gestão pública municipal regional, será decisiva para abrilhantar a atividade. Os participantes terão direito a Certificado. Local de Inscrição: FARRP E SERTEC. Valor do Investimento: R$ 20,00 (Estudante) e R$ 30,00 (Profissionais Liberais); Dias; 09 ( noite) e 10 ( manhã e tarde) de Dezembro de 2008.


PROGRAMAÇÃO: DIA 09 DE DEZEMBRO. 18:00 hs – Credenciamento. 19:00 hs. – Formação da Mesa e Saudação da Direção da Instituição. 20:00 hs - Palestra Magna – O TCM, em busca da transparência, em nome do cidadão. Palestrante: Dr. Luiz Eduardo Dourado Lopes – Advogado, Auditor do TCM – Lotado na CAM – Coordenação de Apoio aos Municípios. Coquetel. DIA 10 DE DEZEMBRO. 08:00 hs – Gestão de Patrimônio – Tombamento, empréstimos, cessão, transferência, responsabilidade da guarda. - Gestão de Pessoal – Estruturação, Concursos, Contratações, Terceirizações e Oscips. 10:00 hs – Coffe-Break. 10:30 hs – Licitação & Contratos – Exigência Legal, Importância, Erros Freqüentes, modalidades, pregão e inexigibilidade. Facilitador: Profa. Neyde Mattos Lopes – Contadora Pública, Auditora – Consultora Técnica da CPM Consultoria, Ex- Diretora de Modernização Administrativa e Gerente de Patrimônio da Pref. Municipal de Jequié. 12:00 – ALMOÇO LIVRE. 14:00 hs – Aplicação de Recursos Vinculados – Limites Constitucionais e Legais – Restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal – Forma de arquivo e apresentação de documentos a órgãos de fiscalização. Controle Social, sua organização e operacionalização – Descentralização dos Fundos, uma nova exigência ? 16:00 hs – Coffe-Break . 16:30 hs – Controle Interno – Exigência Legal – Sua importância e pra que serve - Estruturação e Operacionalização. Facilitador: Prof. Geraldo Vianna – Contador Público , Auditor – Professor da FARRP, FTC FSA e da Unijorge – Conselheiro do CRC/Ba, Membro da Câmara de Controle Interno. 17:30 hs – Encerramento.



Com informações do site joilsoncosta.com.br

Um comentário:

eduardo disse...

Parabenizo a iniciativa por entender o assunto da seguinte forma. Quero, desta forma, expressas minha opinião e, ao mesmo tempo, submeter à análise dessa renomada faculdade
Os governos devem buscar qualidade de vida à sociedade e a resposta a essa questão depende do seu projeto político-administrativo. Por isso, modelos de organização governamental e governança pública são meios para concretizar as diretrizes desse projeto e ampliar sua legitimidade política.
A equação legitimidade política e governança pública requerem um processo de organização de governo coordenado e coerente. Sem essa mediação política e metodológica pode ocorrer uma perda de visão estratégica dos programas governamentais. Os governos assumem muitas tarefas e perdem a capacidade de direção da sociedade. Essa situação se reflete em ações de governo convertidas em fim em si mesmas e alheias aos interesses da cidadania. Nesse ambiente organizacional são tênues os mecanismos e cultura institucional para que os governos assumam responsabilidades em rendir cuentas sobre suas iniciativas, contribuam para novos processos de governança e ampliem sua legitimidade política junto à sociedade Garnier.
Há, pois, a necessidade dos governos recobrarem a confiança da sociedade. O desafio posto requer instituir no cotidiano da população padrões mínimos do que seja uma “boa governança”. De forma sintética, compreendemos que a resposta a esse questionamento se baseia em três aspectos:
a) a instituição de um processo de governança envolvendo atores sociais;
b) o modelo de gestão governamental com capacidade gerencial e organizativa;
c) a legitimidade política junto à sociedade e seus impactos sobre a governabilidade

Eduardo Grin