5.12.08

Prefeitura promove campanha de prevenção à AIDS

A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, o constrangimento dos pais em tratar do assunto aumenta a falta de informações das crianças e dos jovens, fazendo da escola o principal espaço para desenvolver um trabalho com atividades educativas de prevenção das DST’s/Aids. Como educadores, temos muito a trabalhar, contribuindo assim para que nossas crianças e jovens aprendam a se proteger. Pois, diariamente são expostas a mensagens implícitas e explicitas sobre sexo e sexualidade e interpretam à sua maneira, essas informações.

Diante da importância dessa temática, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Ribeira do Pombal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu nas escolas da Rede Municipal de Ensino, no período da IV unidade, uma proposta de conscientização sobre a “SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS”, com o objetivo maior de alertar alunos, professores pais e comunidade sobre a problemática da DST’s/AIDS com vista a um modo de vida saudável para nossa comunidade.

O projeto buscou alcançar objetivos tais como: Promover informações, sistematizar conhecimentos e construir novas formas de abordagens que possibilitem instrumentalizar Grupos de Multiplicadores para que, no seu cotidiano de ação e reflexão, contribuam na prevenção às DSTs/AIDS e na solidariedade aos portadores do HIV; Aprofundar conhecimentos teóricos sobre Aids a fim de esclarecer e problematizar questões que favoreçam a reflexão e a propagação das informações desmistificando tabus e preconceitos; Realizar atividades de extensão que favoreçam o esclarecimento sobre a epidemia da AIDS e infecção pelo HIV e estratégias de controle e solidariedade; Demonstrar que a saúde é um processo em permanente construção, nas dimensões pessoal e coletiva.

O 1º de dezembro se transformou em dia de luta contra a Aids por isso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Saúde e Administração realizou a culminância deste tão importante trabalho. Foram desenvolvidas atividades durante todo o dia na Zona Rural e na Sede realizou-se uma grande Caminhada com a participação de toda a comunidade escolar, equipe da SMEC e agentes comunitários de saúde, contando também com a presença do Vice-Prefeito Dr. Jairo.

Informações da Assessoria de Comunicação da SMEC

Nenhum comentário: