4.7.06

Eleições 2006 - VI

Político de Ribeira do Pombal é candidato a deputado federal

Na convenção estadual realizada no última sexta-feira (30/06/06), o PPS decidiu lançar na disputa por mais uma vaga na Câmara dos Deputados o advogado Gildson Gomes dos Santos, 40, presidente do partido em Ribeira do Pombal. Doutor Gomes, como é mais conhecido o causídico, aceitou o desafio e promete surpreender seus adversários na Região Nordeste da Bahia, onde milita na política desde a adolescência.

Nascido em Cícero Dantas (BA), dr. Gomes passou a residir em Ribeira do Pombal no início dos anos 80, onde estudou na Escola Estadual Ruy Barbosa e no Colégio Evência Brito, ao tempo em que trabalhava. Aos 14 anos trabalhou no Mercadinho de Zito (no fundo INSS), depois no Supermercado de Chico Teixeira (atrás da Igreja Nova) e na Casa Lotérica (atualmente Lotérica São João).

Tão logo concluiu o 1º grau, antes de ir para São Paulo, dr. Gomes foi tentar a vida em Salvador, onde passou 15 dias trabalhando como servente de pedreiro num projeto de casas populares. Na capital paulista dr. Gomes começou sua carreira como ajudante geral, passando a auxiliar de almoxarifado, vigilante e gerente de loja, para depois, através de concurso público, ingressar nos quadros da Polícia Militar e finalmente na Polícia Civil de São Paulo. Na condição de servidor público dr. Gomes logrou concluir seus estudos nos níveis médio e superior, bacharelando-se em direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, na capital de São Paulo.

Em 1995, dr. Gomes tornou-se advogado depois de ter sido aprovado em dois exames consecutivos da Ordem dos Advogados do Brasil. Militou na advocacia paulistana até julho de 1998, quando decidiu regressar a Ribeira do Pombal, onde, no princípio de 1999, começou a se destacar no meio jurídico como assessor jurídico da Câmara Municipal. Atualmente, dr. Gomes, que também conquistou uma pós-graduação na área de direito público, tornando-se especialista na UNIFACS (Universidade Salvador - BA), é titular de um dos mais conceituados escritórios de advocacia da Bahia.

Na política, o trabalho de dr. Gomes merece ênfase no combate à corrupção. O advogado é conhecido no meio político como "caçador de prefeitos corruptos". Em Cícero Dantas, o seu escritório de advocacia assessorou a cassação da então prefeita Arlete Bitencourt e, em Ribeira do Pombal, conseguiu a proeza de provocar a prisão, indisponibilizar bens, bloquear contas bancárias, interditar obras do ex-prefeito Edvaldo Calasans, vulgo Dadá. Dr. Gomes também se tornou nacionalmente conhecido como o primeiro brasileiro a pedir o impeachment do presidente Lula com base no mensalão, cujo processo encontra-se pendente no Supremo Tribunal Federal (MS 25588/DF).

Nenhum comentário: