18.8.06

De olho na praça

Secretário de Zé Grilo guagueja no Primeira Página

Nada como uma pergunta certa na hora certa. Ontem, no senadinho, o Secretário de Obras Sarbélio foi honesto ao dizer que a Prefeitura não tem dinheiro para reformar a Praça Getúlio Vargas num curto espaço de tempo.

"A experiência mostra que toda obra tem de ser iniciada se não ela nunca acaba. A Prefeitura não tem recursos para acelarar a reforma, porém é necessário que ela seja inciada. Aos poucos vamos concluí-la", declarou o secretário.

Hoje, ao ser questionado pelo repórter Joilson Costa, no programa Primeira Página, da Educadora, a respeito dos recursos, Sua Excelência tergiversou e não indicou uma dotação orçamentária específica para a "revitalização" da praça. Não soube responder se havia ao menos um projeto.

Sarbélio é um especialista no assunto e sabe que não é comum se fazer uma obra da dimensão da praça Getúlio Vargas sem que haja pelo menos uma maquete rudimentar. Ainda que a reforma esteja sendo feita pela via da execução direta.

O projeto deve existir sim porque o contribuinte tem o direito público subjetivo de saber quanto dinheiro está sendo enterrado lá. Por sinal, é de se estranhar a forma como o digno Secretário vem se especializando em fazer "recuperações".

A manutenção dos equipamentos públicos é sempre necessária. Mas deve ser feita com transparência. Os cidadãos têm o direito de saber quanto e como a Prefeitura vai gastar na obra. Têm também o direito de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos orçamentários.

O primeiro meio de comunicação a denunciar o deplorável estado da praça Getúlio Vargas foi o Blog do Gomes, em 17/12/2005, por meio do despacho Velhos Tempos. Ainda assim somos forçados a reconhecer o mérito da Rádio Educadora ao retomar o tema, abrindo espaço para que os pombalenses o debatam democraticamente.

Nenhum comentário: