7.12.06

O inevitável tesouraço


Quem bom! A imprensa e as autoridades já começaram a se manifestar sobre o fechamento de 1.000 postos de trabalho a partir de 1º dia de 2007, em Ribeira do Pombal.

Quando este blog abriu a discussão sem mencionar números, o blog do Joilson Costa supôs que em torno de 100 pessoas ficariam desempregadas até janeiro de 2007, entre os servidores do Estado e do Município. Agora, já admite em torno de 600, somente na Prefeitura de Ribeira do Pombal, entre os servidores temporários que não podem ser recontratados por mais de 3 vezes.

Ora, meu caro Joy, quem nos pode assegurar, a não ser o prefeito, que aqueles servidores temporários, cujos contratos se encerram em 31 de dezembro, serão recontratados pela Prefeitura?

Não está escrito neste espaço virtual que o desemprego vai afetar apenas aqueles recontratados por 3 vezes. Esses 600 já são favas contadas. Não podem ser recontratados mesmo! A lei proíbe.

Mas os que foram contratados apenas 1 ou 2 vezes serão recontratados? É por aí que se chega aos 952 desempregos. Acrescente-se a esse quantitativo os exonerados e exoneráveis ad nutum que tu chegarás a mais de 1.000, notável Joy.

O Promotor disse bem: em torno de 600 pessaos ficarão desempregadas porque já assinaram 3 contratos, o que as coloca em situação de impedimento para recontratação. De qualquer modo, fica em aberto a recontratação daqueles que assinaram somente até 2 contratos temporários com a Prefeitura.

A informação do Blog do Gomes não é, portanto, contrariada pela do Promotor de Justiça Ricardo Menezes. Pelo contratário, chega a ser robustecida, na medida em que já temos a certeza de que 600 pessoas não retornarão a seus postos de trabalho no serviço público municipal, em 2007.

Nenhum comentário: