A postagem O Sapinho endoidou de vez!!!", reproduzida no megaportal JOILSONCOSTA.COM.BR, está mexendo com os nervos dos internautas. Muitos criticam o Águia. Mas também não falta quem o defenda. Àqueles que nos criticam negativamente a nossa compaixão, àqueles que nos elogiam os nossos sinceros agradecimentos. Abaixo segue a resposta do Águia ao destempero de "Carlos Alberto". Parbéns "Irineu" por sua oportuna reflexão. Aos "Cristãos de Pombal" agradecemos a generosidade.
Todos que frequentam este espaço sabem que nossa prática é enfrentar as críticas de forma democrática, sejam negativas ou positivas. Vamos a elas:
"Carlos Alberto de Ribeira do Pombal
cam@hotmail.com
Que moral tem um advogado que se vende pra apoiar um certo candidato. O mesmo candidato que há alguns meses atrás ele condenava, e por isso mesmo levou broncas de Marck Viana em pleno programa ao vivo. Advogado que guarda tudo sobre seus clientes para depois processá-lo. Faça-me um favor.
Ip:201.62.16.220"
Irineu Reis de Ribeira do Pombal
irineu.reis@hotmail.com
REFLEXÃO Dentre os dons que a natureza concedeu ao homem, o de falar, é uma verdadeira dádiva dos céus! Quando o ser humano perceber o real valor da palavra, há de ter mais cuidado com o que diz. " A mente concebe, assimila e projeta; a palavra exalta, comanda e executa". As palavras amáveis, de amor, carinho, bondade, ternura contentamento, expandem e estimulam as células do nosso corpo, trazendo-nos saúde, vigor, energia! cercando nossa vida de sucesso, alegria e coisas agradáveis. No entanto, as palavras ásperas, de crítica, ódio, calúnia, maldade, contraem as células e prejudicam as funções normais do organismo. Afetam o desenvolvimento espiritual, criando um destino de enfermidades, fracassos, frustações e coisas desagradáveis. Não foi sem razão que os profetas e os mestres deixaram advertências como estas: "Seja, porém, a tua palavra: sim, sim, não, não". Evitemos fazer o papel de combeteiros e de trocistas. Porque tais defeitos nos farão cair insensivelmente nas maneiras baixas e grosseiras; e farão com que as pessoas percam a consideração que sentem por nós. Não seja nunca um pesquisador de defeitos; todos possuem virtudes. Descobrir pontos negativos(defeitos) nos outros, é tarefa muito fácil. O difícil, e não está à altura de todos, é pesquisar as qualidades positivas(virtudes) de cada um. Por onde você passar procure fazer o bem, seja reto no falar e não critique ninguém. Quem caminha em direção da luz, não tem tempo de observar o que se passa nas trevas. Não aponte as faltas alheias; nem mesmo com o dedo limpo. Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada. Não há necessidade de apagar a luz do próximo, para que a nossa possa brilhar. A luz não vem ao mundo para zombar das trevas; mas, iluminá-las. Não penses mal dos que procedem mal; pense que estão equivocados. Não te deixes vencer pelo mal, vence o mal com o bem.
Ip:200.237.78.193
Cirstãos de Pombal de RP
...@hotmail.com
Parabens Dr Gomes, vc é uma prova da honestidade em seu trabalho. Vc é feliz ao reconhecer os erros dos políticos e dar a eles a possibilidade de mudarem suas práticas, mas muitos movidos pelo orgulho não se tornam amigos seus, estes infelizmente não entenderam que unidos a vc é mais fácil acertar e deixar de viver no erro e na mentira. Parabens pelo seu potencial de Advogado, vc merece o nosso respeito!!
Ip:200.217.54.140
Resposta do Águia a Carlos Alberto:
Carlos Alberto,
Ser leviano não é fácil. São raras as pessoas que chegam a tanto. Você é um caso especial de leviandade. No fundo, no fundo, o Águia compreende o seu desespero.
Apenas para argumentar, se o Águia tivesse apoiando o seu líder você certamente estaria agachado sobre a cestinha de ovos dele aquecendo-a no afã de multiplicar as crias e vantagens da parceira. Seu espírito está tão obtuso, que você consegue enchergar só defeitos no Águia. Mas ele lhe compreende, porque não duvidaria que, se estivesse apoiando o seu "capo", alguns idiotas do lado oposto assumiriam esse papel difamatório rídiculo que você está desempenhando como ninguém.
Ora, Carlos Alberto, se o Águia estivesse à venda o seu grupo seria o mais interessado em comprá-lo. Pegunto-lhe: quem quer ter um adversário que bloqueou os bens da quadrilha que você tanto defende (continuam bloqueados); que pôs o chefe da quadrilha, que você tanto admira, em cana; que contribuiu para a rejeição das contas do seu líder por três anos consecutivos (2002, 2003 e 2004); que colaborou para que seu ídolo fosse condenado por inúmeras fraudes em licitação; por se apropriar de dinheiro público; por favorecer apaniguados e parceiros de quadrilha em licitações fraudulentas; por não prestar contas do dinheiro da prefeitura de Ribeira do Pombal; por fracionar licitações para favorecer o bando que tanto você estima.
Carlos Alberto, o Tribunal de Contas da União, a Justiça Federal e o Município de Ribeira do Pombal andam no encalço do seu ídolo tentando recuperar mais de R$ 1,5 milhão de desvio, superfaturamento e multas que nem você tampouco o seu espelho sabe explicar onde diabos entrou essa dinheirama.
Carlos Alberto, tenha calma, você distorce os fatos quando diz que o Águia condena seu chefe ou outro qualquer. Ouça todas as entrevistas que o Águia concedeu às emissoras de rádio da cidade para ter a certeza de que nunca ele prejulguou ninguém. Nem Dadá, nem Zé Grilo, nem Nelsinho, nem qualquer outro. O que sempre criticou e se opôs foram a atos praticados por essas pessoas. ATOS, entendeu? Nem você, e menos ainda o seu ídolo, pode negar a prática de atos lesivos ao patrimônio do muicipío de Ribeira do Pombal, a exemplo dos que já foram descritos. Tão absurdos que não foram sequer contestados na mídia ou na maioria das ações judiciais que o Águia patrocinou contra seu big boss de araque.
Você também não pode negar as inúmeras críticas judiciais e administrativas que o Águia fez contra ATOS praticados na atual gestão. Se você tiver paciência, é possível colher no próprio “Blog do Gomes” (BG) e no “Ninho dos Águias” (NA) evidências potencialmente aptas a suavizar, pelo menos, alguns traços da imagem frankensteiniana que você tenta pintar.
Em 23/12/2007, o Águia publicou no Blog do Gomes o post “Respeito e intolerância”, dando conta da investigação que iniciava visando a combater a propaganda eleitoral antecipada que empestava a cidade de Ribeira do Pombal. Por exemplo, a 50 metros, aproximadamente, do Fórum desta Comarca havia dois painéis gigantes desafiando as autoridades eleitorais do nosso Município, consoante revela a foto inserida na postagem “Novos políticos, velhas práticas”, de 24/12/2007.
A situação era tão escandalosa que outros representantes de partidos políticos locais aderiram à ação do Águia contra a propaganda eleitoral antecipada, como revelam mais duas postagens do BG: “Movimento contra campanha eleitoral antecipada ganha importante adesão”, de 26/12/2007, e “PCB reforça apoio ao movimento contra propaganda eleitoral antecipada em Pombal”.
A ação do BG, na defesa da autoridade da lei eleitoral, foi tão eficaz que dispensou até mesmo a intervenção da Justiça Eleitoral na ocasião, uma vez que os infratores se comprometeram com o Águia e os demais partidos a eliminar a publicidade eleitoral irregular. Foi o que de fato aconteceu, consoante informa o post “Partidos discutem estratégia para denunciar propaganda antecipada”, publicado em 21/01/2008, na página pessoal do Águia.
Contudo, no final de fevereiro, o Águia, ao regressar de Buenos Aires (ARG), onde estuda atualmente, observou que o consórcio político governista, tinha encetado nova campanha eleitoral antecipada, dessa feita para promover o pré-candidato do PMDB, na figura do sr. José Lourenço Morais da Silva Junior, o famoso Zé Grilo. As postagens “A propaganda do Grilo” e “PSB já está pronto para acionar Zé Grilo” publicadas no site do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do qual o Águia é presidente, confirmam a narrativa. São fatos.
Com efeito, as ações fiscalizadoras desencadeadas pelo Águia não se dão apenas no plano judicial. Não. O Judiciário somente é acionado quando estritamente necessário ao restabelecimento da ordem jurídica. Veja, por exemplo, o caso da Privatização da Limpeza Pública em Ribeira do Pombal, cuja licitação, em virtude de censura veiculada no BG, foi cancelada na via administrativa. É o que revelam os avisos publicados no Diário Oficial dos Municípios, em 11/01 e 08/02/2007, bem como os posts “Aviso aos navegantes”, de 11/01/2007; “Opinião do Joilson”, de 18/01/2007; “Privatização da limpeza pública – I”, de 20/01/2007; e “Privatização da limpeza pública – II”, de 22/01/2007, todos publicados no Blog do Gomes.
Quando as ações extrajudiciais não dão resultado na esfera administrativa e há motivo suficiente para acionar o Poder Judiciário, o Águia recorre aos mecanismos jurídicos de defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa, como à ação popular, civil pública, representações aos tribunais de contas da União e dos Municípios. Há algumas dezenas delas tramitando por aí, inclusive perante o Ministério Público e a Vara da Fazenda Pública locais.
Para que não se alegue retaliação a algum incauto gestor municipal, cumpre registrar que até o Excelentíssimo Presidente da República do Brasil, o sr. Luís Inácio Lula da Silva, está sendo processado pelo Águia, com pedido de impeachment na Câmara dos Deputados. [1], [2] Não poderia ser diferente com os malversadores do dinheiro público de nossa cidade. Esse é o espírito do Águia!
É o que informam os posts “Justiça recebe pedido de embargo da Praça Getúlio Vargas, de 16/03/2008; “Autorização Legislativa dos quiosques é inconstitucional”, de 19/03/2008; Zé Grilo revê ações para obra da Praça Getúlio Vargas”, de 07/04/2008; “VENCEMOS!!!”, de 09/04/2008; e QUIOSQUES DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS VÃO À LICITAÇÃO” 10/06/2008, todos publicados n’O Ninho dos Águias”. [3] Vale frisar que se está narrando somente ações do Águia que já tiveram conseqüências práticas positivas em defesa da ordem jurídica, do patrimônio público, bem assim da moralidade administrativa.
Na atual legislatura, por exemplo, o Águia acionou o prefeito Zé Grilo, em litisconsórcio passivo com mais onze auxiliares. Por essa razão tais agentes encontram-se com os bens indisponíveis. É o que versa a postagem “Justiça Federal veta contrato de 5 mi e bloqueia bens do prefeito de Ribeira do Pombal”. [4]
Efetivamente, as ações cidadãs levadas a efeito pelo Águia mantêm coerência com suas militâncias jurídica e política no presente e no passado. Durante sua atuação na fiscalização de gestões anteriores chamavam-no de maluco, de aventureiro do poder, e outras cositas más. (Na atualidade, também, por sinal). Não importa. O fato é que o Águia, então presidente do Partido Popular Socialista – PPS, formulou notícia-crime ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans, o famoso Dadá, e outros, que culminou em ação penal e na conseqüente prisão preventiva do referido ex-prefeito, inclusive. [5], [6]
No âmbito cível, também diversas ações cidadãs eficientes, no campo do combate à corrupção, foram praticadas pelo Águia durante a legislatura anterior. Uma delas, por sinal, culminou com 1) interdição de obra suspeita no centro da cidade de Ribeira do Pombal (ainda interditada); 2) indisponibilidade de bens e bloqueio de contas bancárias do ex-prefeito Dadá e de mais nove auxiliares (ainda bloqueados); 3) suspensão da execução de vários contratos administrativos fraudulentos, mantida até o momento pelo Tribunal de Justiça da Bahia após exame de uma enxurrada de recursos. [7]
No âmbito federal, o ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans já foi responsabilizado pela devolução, entre superfaturamentos e outras fraudes, a devolver aos cofres públicos, até o momento, [8] aproximadamente R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais). Eis um apertado resumo de algumas ações práticas levadas a efeito pelo Águia.
Diferenças
Há diferenças explícitas entre Dadá e Zé Grilo. Dadá não se defendeu na maioria da ações ajuizadas contra si e nunca deu o braço a torcer às evidências apontadas. Ao invés de admitir seus deslizes e tentar corrigi-los, pelo contrário, sempre tentou confundir a opinião pública se dizendo "100% honesto". Até quando foi tachado de "100% ladrão". A sua situação, hoje, é de extrema inanição moral.
Não há como negar que Zé Grilo derrapou em várias situações durante sua gestão. E o primeiro adeversário a dununciar as fragilidades da gestão Zé Grilo foi o Águia. Cumprindo desse modo o seu dever de oposicionista atuante, enquanto que a "banda podre" que você, Carlos Alberto, tanto estima e defende, só resolveu fazer dunúncias três anos de governo depois e com a manifesta estratégia de usá-las na campanha eleitoral que ora se desenrola. Ora, Carlos Alberto, oposição é oposição durante toda a gestão e não somente no finalzinho do governo!
Não obstante, Zé Grilo, sempre que percebeu a procedência das críticas que lhe fizera o Águia, a vários atos de sua administração, sua atitude sempre se pautou no sentido de corrigir as falhas apontadas na via administrativa. Foi assim, por exemplo, no caso da privatização do lixo; no caso da lictação da Praça Getúlio Vargas, entre outros. Exatamente ao contrário de Dadá, que insistia em desafiar as irregulairdades apontadas, tentando desesperadamente minar a credibilidade das denúncias.
Na Justiça, ainda ao contrário de Dadá, Zé Grilo se defende e oferece suas razões. É o que está acontecendo, por exemplo, no caso da CELTA, no qual ele já conseguiu até mesmo uma vitória parcial, ao manter o contrato de transporte dos alunos da rede municipal até o final do ano letivo.
À semelhança de Dadá, Zé Grilo continua com o patrimônio indisponível, é verdade, porém com uma diferença: Dadá e seus asseclas não têm mais recurso para desbloquear seus bens até o final da ação popular que lhe sufoca, enquanto Zé Grilo recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região na esperança de se livrar do garrote judicial. Trata-se do pedido de Suspensão de Liminar nº 2008.01.00.043220-5, em trâmite no TRF1 (http://www.trf1.gov.br/Processos/ProcessosTRF).
Ora, Carlos Alberto, o fato de Zé Grilo estar sendo processado pelo Águia, é revelador de que ele não tentou comprá-lo, nem o Águia "vendeu-se", com você acusa levianamente. Pelo contrário, embora seja certo que ninguém deseja ser processado ou fiscalizado implacavelmente, Zé Grilo sempre respeitou com grandeza de espírito e resignação o nosso papel de oposicionista franco e leal e quando procurou o Partido Socialista Brasileiro, dirigido pelo Águia, para ter como seu aliado, reconheu-lhe a efciência e disse estar disposto a acertar, a melhorar, a corrigir rumos, a praticar uma administração com base na efciência, na legalidade e moralidade administrativas. Estas são as premissas que, hoje, unem-nos para uma futura gestão, e, não, Carlos Alberto, a sua medíocre leviandade.
Carlos Alberto, os clientes do sr. Gildson Gomes dos Santos sabem e ele tem a consciência de que deve guardar sigilo quando atua na função de advogado. Você não precisa alertá-lo disso. Nessa matéria dispensa-se humildemente sua consulta. Por outro lado, o advogado Gomes não seria bobo de responder a caríssimas ações por danos morais pelo fato de revelar segredo de clientes, correndo, inclusive, o sério risco de ter cassada sua inscrição na OAB. Você mais uma vez se revela leviano e covarde ao lhe imputar um absurdo desses.
Não se esqueça de que, além de advogado, dr. Gomes orgulha-se de ser um militante político atuante. Quando denuncia adversários, fá-lo na condição de militante político e cidadão e com documentos que estão à disposição de qualquer pessoa. Leia a Constituição Federal e você, Carlos Alberto, vai descobrir isso. Na lei da Ação Popular talvez fique até mais fácil encontrar a resposta. Quando ingressa na justiça impugnando irregularidades administrativas o Águia o faz em causa própria porque não precisa contratar advogado. Deus lhe deu essa profissão que guarda e zela com muito esmero e amor.
Como advogado, dr. Gomes atua defendendo direitos dos seus clientes. Os fatos que lhe chegam em função da causa são protegidos e guardados por força de lei. Agora, tanto o Águia, enquanto militante político, como você, enquando cidadão, ao tomar conhecimento de falcatruas danosas ao patrimônio público, tem o dever moral de denunciar às autoridades competentes. São coisas diferentes. O papel do advogado é um, o do político é outro, o do cidadão também. Se você se omite ou é por fraqueza moral ou por conveniência. Nesse campo não há meio termo.
Carlos Alberto, o advogado Gildson Gomes dos Santos nunca foi processado por quebra de sigilo profissional, nem sequer censurado, a não ser agora por você, a quem não conheçe e nunca o teve como cliente. Respeite-o, por favor! Não vamos ter o trabalho de lhe identificar através do seu IP. Porém, se quiser ter a certeza de que dr. Gomes moverá uma ação judicial pela difamação que você tentar lhe imputar basta fornecer sua identificação e seu endereço. Sabendo agora que você é convarde e se esconde como um zumbi detrás de uma moita virtual, motivo pelo qual não se tem esperança quanto a isso.
[1] Supremo Tribunal Federal, MS/25588 - MANDADO DE SEGURANÇA, Relator Min. Menezes Direito, em andamento. Disponível em: <http://www.stf.gov.br/portal/ processo/verProcessoAnda-mento.asp?numero=25588&classe=MS&origem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M >. Acesso em 21/06/2008.
[2] Disponível em: <http://www.jb.com.br/jb/papel/brasil/2005/08/04/jorbra20050804010.html>. Acesso em: 22/06/2008; < http://www.signonsandiego.com/news/world/20050804-1722-brazil-politics.html>. Acesso em: 22/06/2008.
[3] URL: <http://psbribeiradopombal.blogspot.com>.
[4] Disponível em: < http://pombalnoticias.blogspot.com/2008/06/justia-federal-veta-contrato-de-r-5-mi.html>. Acesso em: 22/06/2008;
[5] Cópias da Representação criminal, da denúncia e do mandado de prisão disponíveis na Vara Crime de Ribeira do Pombal.
[6] Ação Penal nº nº 864507-8/2006, em andamento na Vara Crime da Comarca de Ribeira do Pombal, entre outras. Disponível em: < http://pombalnoticias.blogspot.com/2006/06/dadaduto-vi-reao.html>. Acesso em 21/06/2008.
[7] Ação Cautelar nº 129/2003 (nº antigo), em andamento na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ribeira do Pombal, entre outras.
[8] Existem ações populares em andamento na Justiça Federal, cujos autos estão conclusos para sentença em breve, e outros com instrução finda. Disponível em: <http://processual-ba2.trf1.gov.br/Processos/ProcessosSecaoOra/ConsProcSecaoPes.php?SECAO=PAF>. Acesso em 22/06/2008. Vide espelhos dos andamento anexos.