

Notícias publicadas e não publicadas; bastidores da política de Ribeira do Pombal; artigos; ciência jurídica
"Tente Outra Vez
Raul Seixas
Composição: Raul Seixas/ Paulo Coelho/ Marcelo
Motta
Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida
Tente ou...tra vez
Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada aca...bou, não não não não
Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
Bailando no ar
Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente ou...tra vez
Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez
O prefeito de Ribeira do Pombal, José Lourenço Júnior, afirma que tem fundadas razões para estabelecer uma excelente parceria com o governador eleito Jacques Wagner, em quem, inclusive, já votou.
O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu afastar do cargo, por 83 dias, a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da Justiça, o prefeito de Ribeira do Amparo, Marcelo da Silva Brito, que está sendo acusado pelo Ministério Público de haver praticado abuso de autoridade e peculato de uso de bens e serviços públicos.
Abordando o tema "improbidade administrativa, o advogado Gildson Gomes dos Santos, especialista em direito público, realizou duas palestras na Faculdade Regional de Ribeira do Pombal - FARP, nos dias 18 e 19/12/2006, a convite da instituição, especialmente do professor Fabian Longo, titular da cadeira de direito administrativo e que também compõe a equipe da firma G. Gomes dos Santos e Araújo Advogados, em Ribeira do Pombal.
Em solenidade realizada ontem às 21 horas, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, ladeado por diversas autoridades locais, inaugurou o Anexo João Ferreira de Brito. O edifício fica localizado nos fundos da sede da Câmara Municipal e concentra oito gabinetes destinados aos veradores do Município.
residente. 
O Supremo Tribunal Federal acaba de conceder liminar nos autos do Mandado de Segurança nº 26307/DF para suspender o abusivo aumento de salários que deputados e senadores autoconcederam-se. O reajuste beira a casa de 91%, elevando os subsídios dos parlamentares de R$ 12.847,20 para R$ 24.500,00.
O Partido Popular Socialista protocolizou na manhã desta segunda-feira, no Supremo Tribunal Federal, uma ADin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra o aumento de mais de 90% que os deputados e senadores se autoconcederam. “Precisamos acabar com a farra dos aumentos inconstitucionais”, disse o deputado Roberto Freire, presidente do PPS.
Há sempre uma esperança no ar. Para os obstinados parentes de agentes políticos que desejam exorcizar o fantasma do desemprego em 2007, o Tribunal de Justiça do Maranhão acaba de abrir o precedente tão sonhado pelos nepotistas.DECISÃO: Acordam os Desembargadores, por unanimidade, em desacordo com o parecer da Procuradoria, rejeitar as preliminares, e dar provimento ao recurso cassando a decisão de 1º grau, nos temos do voto da desembargadora relatora.
EMENTA: PRELIMINARES REJEITADAS. CONSTITUCIONAL. RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. RESTRITIVA AO PODER JUDICIÁRIO. NEPOTISMO PERMITIDO NOS DEMAIS PODERES. AGRAVO DE INSTRUMENTO CONHECIDO E PROVIDO À UNANIMIDADE.
I – A Resolução do CNJ que proíbe a prática de nepotismo no Poder Judiciário não tem eficácia nos demais poderes.
II – Agravo conhecido e provido.
(...) Isto posto, em desacordo com o parecer ministerial, conheço do recurso e dou-lhe provimento, cassando a decisão de base (...)
Desa. Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa
Presidenta e Relatora




Em entrevista por telefone, agora a pouco, a este blog o vereador Marcelo Brito (PFL) declarou que está rompendo com o prefeito Zé Grilo (PTC) em virtude de uma quebra de acordo em relação à eleição da presidência da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal.
Os técnicos do Tribunal Superior Eleitoral sugerem a rejeição das contas de Lula. Se o Tribunal acolher o parecer técnico, Lula ficará impedido de assumir o novo mandato. A situação é complicada e o próprio PT admite o problema. A torcida governista é no sentido de que os juízes encontre uma solução salomônica para o impasse.

O apagão do emprego em Ribeira do Pombal já começou a se desenhar. O promotor de justiça Ricardo Menezes notificou o prefeito Zé Grilo para demitir a parentada no prazo de 45 dias e informou que aproxidamente 600 pessoas estão impedidas de permanecer no serviço público municipal a partir de 1º de janeiro.
Depois de livrarem os partidos nanicos da degola, dois ministros do Supremo Tribunal Federal partiram para a Cidade Maravilhosa, onde foram assaltados pouco tempo após o desembarque.

A situação é grave. Em torno de 1.000 pessoas vão ficar desempregadas em Ribeira do Pombal a partir de 1º de janeiro de 2007. No entanto, a mídia de Ribeira do Pombal não comenta o assunto. Não ouve as autoridades competentes. Não procura saber se existe ao menos alguma alternativa para tapar o buraco negro econômico que vai se abrir no município pombalense. Continua apática no seu mundinho do faz-de-conta.
Em curso desde a semana passada “Operação Maçarico”, desencadeada pela Polícia Civil de Ribeira do Pombal, culminou na prisão em flagrante de proprietários de desmanches, supostos receptadores, ladrões de carros e de fios. Por ora não se tem a noção exata da quantidade de peças de automóveis e de cobre apreendidos pela polícia. Mas as várias montanhas de carros destroçados e de caixas de fios desencapados dentro e ao redor da sede da Delegacia indicam pelo menos 5 toneladas.
Em torno de 1.000 pessoas vão ficar desempregadas em Ribeira do Pombal a partir de 1º de janeiro de 2007.
escapará ao tesouraço. No serviço público estadual, somente o QI do Bispo tem chance de salvar o emprego.
Ao ser interrogado perante a 1ª Vara Especializada Criminal de Salvador, nos autos da Carta Precatória nº 1178497-3/2006 oriunda da Vara Criminal de Ribeira do Pombal, o ex-prefeito Edvaldo Cardoso Calasans tenta se defender apontando sua metralhadora verbal para o advogado Gildson Gomes dos Santos e para o Ministério Público da Bahia.
A partir de hoje a TV POMBAL está lincada no Blog do Gomes. Clicando no link permanente da "TV POMBAL"neste blog (abaixo do Kibe Loco) você pode apreciar o belo e importante trabalho que o radialista Cleisson Cardoso vem desenvolvendo com sua tv virtual. No momento, encontra-se em destaque uma magnífica reportagem sobre a indústria do desmanche de veículos na nossa cidade.
Assim que a burguesia pombalense espocar algumas dúzias de gélidas garrafas de champagne; enquanto autoridades estiverem navegando em alto-mar ou contemplando ao vivo as tradicionais queimas de fogos nas orlas do Gigante Varonil, dezenas de famílias estarão tensas, desesperadas com o futuro desalentador, já que, em tal momento, não vislumbrarão qualquer lenitivo capaz de aliviar a angústia do desemprego.
Um monge budista tailandês decepou seu pênis com uma machadinha depois que teve uma ereção durante sua meditação. O homem se recusou a ter o membro implantado, alegando que estava renunciando aos prazeres da carne."Enquanto Joilson Costa estava falando abrobinha aqui na Rádio, eu estava levando 15 litros de óleo do meu dinheiro para ligar a bomba do poço artesiano. O Vereador Baixinho já tinha dado 20". (De George da Marruá ao Primeira Página da Educadora - vide www.joilsoncosta.com.br)
A irritação dos assessores do prefeito Zé Grilo com o radiojornalismo da Educadora é visível. E a manifestação do chefe do Gabinete da Prefeitura, Georges da Marruá, ao Primeira Página, é sintomática desse momento de aperto pelo qual passa o governo "Um Novo Tempo".
Pelo contrário, a afirmação de Marruá de que está pagando óleo com recursos pessoais para abastecer poços, ao invés de se avizinhar de um gesto humanitário, expõe a difícil situação financeira pela qual atravessa a gestão Zé Grilo.
Além disso, revela que em Ribeira do Pombal o público continua sendo confundido com o privado. Nunca deu certo, e não é nesse governo que vai dar, a unificação do caixa particular do governante com o caixa da Prefeitura. Geralmente, quem usa dinheiro particular para bancar despesas públicas vê a possibilidade de tirá-lo mais na frente.
Além de ser proibida legalmente, a prática de misturar o dinheiro público com dinheiro particular é um sinal evidente de corrupção. As despesas do Município devem ser pagas com recursos do orçamento público e não com dinheiro do caixa da Marruá ou do subsídio de vereador.
O Superior Tribunal de Justiça, através de sua Corte Especial (Plenário), ao apreciar o polêmico afastamento da ex-prefeita Arlete Bintecourt, pela Câmara Municipal de Cícero Dantas, decidiu que não configura "lesão à ordem pública", tampouco "comprometimento do exercício do mandato legitimamente conquistado", o afastamento provisório efetivado pela Câmara Municipal para garantir o bom andamento da instrução processual, desde que o prazo fixado seja razoável.
O assunto já era público. O furo da "Operação Cupido" foi dado por este blog, em 06/06/06. No entanto, na edição de sexta-feira (24/11/06), o tradicional jornal A Tarde decidiu requentar a matéria aqui publicada dando conta do indiciamento dos 44 pegadores de Ribeira do Pombal.

RESUMO
A Teoria Global do Direito - TGD (ou globalismo jurídico) tem como pano de fundo a redefinição e estruturação dos componentes do sistema jurídico, a partir do paradigma denominado teoria procedimental do direito, esposado pelo filósofo alemão JÜRGEN HABERMAS, em sua obra Direito e democracia: entre facticidade e validade. Apóia-se também na teoria quântica do direito do notável filósofo brasileiro GOFFREDO TELLES JUNIOR, da Academia do Largo de São Francisco (SP), por sinal, pouco estudado entre nós, bem como na Teoria dos princípios, do jovem jurista HUMBERTO ÁVILA, entre outras sumidades do mundo jurídico brasileiro e internacional.
A nosso ver, as teorias fundadas na tradicional filosofia da consciência são insuficientes para descrever o fenômeno jurídico. Razão pela qual proponho investigá-lo a partir de duas abordagens complementares entre si, que denomino de macrodireito e microdireito, cuja proposta de trabalho além de ser original nos parece produtiva. Ao macrodireito, em virtude de sua natureza holística, reserva-se o estudo da estrutura integral do sistema jurídico, a partir dos dois componentes que formam o seu repertório: as normas e os postulados. Enquanto o microdireito, de índole analítica, voltará sua atenção para a composição elementar dos aludidos componentes, descrevendo suas microestruturas e respectivas implicações lógico-discursivas no interior da ordem jurídica.
Pela primeira vez, no campo do saber jurídico, ousa-se sustentar, metodicamente, que o ordenamento jurídico não se resume a uma questão puramente normativa ou a um mero conjunto de normas. Para demonstrar isso, procuro separar o jurídico do normativo, assinalando que para determinado elemento ter forma jurídica, não tem de ser, necessariamente, uma norma, pois, se nem todas as normas são jurídicas, a condição única de norma não é suficiente para ser jurídica. O jurídico não é, então, atributo exclusivo das normas. O que nos leva a supor que pode ser também de outros elementos que formam o Direito Positivo.
A partir dessa constatação, propõe-se que sejam atribuídos estatutos específicos às espécies normativas (princípios e regras) e aos "postulados normativos", os quais passam a ser denominados de “postulados jurídicos”. Outra contribuição original da nossa proposta é o novo conceito de Direito Positivo, que, para a TGD, define-se: ordenação de normas e postulados jurídicos destinada à realização do bem-comum. Trata-se, de fato, de conceito novo e fascinante, que abre novas perspectivas à investigação do fenômeno jurídico.
Ressalva-se, no entanto, que a TGD não pretende ser definitiva. Sua proposta é eminentemente heurística. Na condição objeto cultural, está o tempo todo aberta ao aperfeiçoamento, à descoberta de novas possibilidades. Não despreza as premissas do conhecimento jurídico tradicional. Ao contrário, as reconhece para contestá-las e propor soluções mais realistas de cunho pós-metafísico. De modo que o resultado final nos parece promissor.
Juridical globalismo: the new face of the right
ABSTRACT
The Global Theory of the Right - TGD (or juridical globalismo) has as backdrop the redefinition and structuring of the components of the juridical system, starting from the paradigm denominated procedural theory of the right, was defense by the German philosopher JÜRGEN HABERMAS, in it work Between facts and norms. It also leans on in the quantum theory of the right of the notable Brazilian philosopher GOFFREDO TELLES JÚNIOR, of the Academy of the Plaza of San Francisco (SP/BR), for sign, little studied among us, as well as in the Theory of the principles, of the youth jurist HUMBERTO ÁVILA, among other authorities of the Brazilian and international juridical world.
To ours see, the theories founded in the traditional philosophy of the conscience are insufficient to describe the juridical phenomenon. Reason for which I consider to investigate it from two complementary boardings between itself, that I call of macroright and microright, whose proposal of work beyond being original in them seems productive. To the macroright, in virtue of its holistic nature, the study of the integral structure of the juridical system is reserved, starting from the two components that form it repertoire: the norms and the postulates. While the microright, of analytical nature, will come back its attention toward the elementary composition of the component alluded ones, describing its microstructures and respective logical-discursive implications inside the juridical order.
For the first time, in the field of the juridical knowledge, it is dared to support, of methodical form, that the juridical order is not summarized to a purely normative question or a mere set of norms. To demonstrate that, I try to separate the juridical of the normative, marking that for certain element to have juridical form, it doesn't have to be, necessarily, a norm, because, if nor all of the norms are juridical, the only condition of norm is not enough to be juridical. The juridical is not, then, exclusive attribute of the norms. The one that in the group to suppose that can also be of other elements that form the Positive Right.
Starting from that verification, it intends that specific statutes are attributed specific statutes to the normative (principles and rules) species and the "normative postulates", which pass to be denominated of "juridical postulates." Another original contribution of our proposal is the new concept of Positive Right, that, for TGD, it is defined: ordination of norms and juridical postulates destined to the accomplishment of the well-common. It is treated, in fact, of new and fascinating concept, that it opens new perspectives to the investigation of the juridical phenomenon.
It is excepted, however, that TGD doesn't intend to be definitive. It proposal is eminently heuristics. In the condition cultural object, it is the whole time open to the improvement, to the discovery of new possibilities. It doesn't despise the premises of the traditional juridical knowledge. To the opposite, it recognizes them to answer them and to propose solutions more stamp powder-metaphysician's realists. In way that the final result in them seems promising.
|
|
| Participe do Grupo Professor Gomes dos Santos |
| Visite o Grupo de Debate |
